Buscar

ativi 4 met cie

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Conforme nos explicam Capra, Stone e Barlow (2006), a Ecologia junto à Educação Infantil é contemplada a partir de conhecimentos prévios dos alunos, com a inserção de temáticas das quais dependerá, no futuro, a sobrevivência da humanidade; estes são os conhecimentos dos princípios básicos da Ecologia, através da compreensão sistêmica da vida na Terra.
 
CAPRA, F.; STONE, M. K.; BARLOW, Z. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
 
Neste contexto, e de acordo com os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente os conteúdos pertencentes à alfabetização ecológica na Educação Infantil.
	
	
	As interações entre seres vivos e o meio ambiente; relações de interdependência; os ecossistemas.
	
	
	Ciclagem de matéria e energia; ecologia humana; os níveis de organização dos seres vivos.
	
	
	Ecologia de comunidades; estudos populacionais; biomas e ecologia humana; hotspots.
	
	
	Bioestatística; distribuição de vida no planeta; estudo de populações e comunidades.
	
	
	Crescimento populacional; distribuição demográfica no planeta; perda de biodiversidade.
1 pontos  
PERGUNTA 2
1. Conforme Oliveira e Toniosso (2014), na Educação Infantil, as práticas da educação ambiental são fundamentadas em processos de transformações e não em ações pontuais sem a concepção de adoção de hábitos sustentáveis permanentes, frente às questões relacionadas ao meio ambiente. Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, a educação ambiental pode ser desenvolvida junto à área de Ciências Sociais e Naturais, no eixo temático Natureza e Sociedade.
 
OLIVEIRA, G. C. S.; TONIOSSO, J. P. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro – SP, v.1, n. 1, p. 30-43, 2014.   Disponível em: <http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014073822.pdf>. Acesso em: 08/08/2018.
 
De acordo com a leitura do trecho e os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente as práticas pedagógicas mais apropriadas para o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil.
	
	
	Observação e exploração do meio ao qual a criança pertence; abordagem de valores socioambientais a partir de contação de histórias, brincadeiras e canções.
	
	
	Apresentação de documentários que ilustrem diferentes ecossistemas existentes no Brasil, abordando fatores bióticos e abióticos de cada ecossistema.
	
	
	Solicitação de debate entre as crianças sobre a gestão correta dos resíduos sólidos urbanos e industriais, diferenciando lixões e aterros através de explanação teórica.
	
	
	Utilizar livros didáticos voltados ao ensino de Ciências Sociais e Naturais em aula teórica, aplicando questionário avaliativo sobre o assunto abordado.
	
	
	Indicação de uma pesquisa em livros e revistas sobre os ecossistemas apresentados em aula; elaboração de um painel com as pesquisas realizadas pelos alunos.
1 pontos  
PERGUNTA 3
1. De acordo com Lira e Cândido (2013), considera-se como princípio da sustentabilidade garantir às gerações atuais as possibilidades de utilização dos recursos naturais necessários à manutenção dos hábitos de vida da espécie humana, desenvolvendo formas e tecnologias que auxiliem na preservação do direito das futuras gerações de, também, usufruírem esses recursos.
 
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. (Orgs.). Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Campina Grande: EDUEPB, 2013. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824.pdf>.
 
A partir da leitura do trecho e do estudo no texto-base sobre a definição do termo sustentabilidade, analise as seguintes afirmativas:
 
I. As interações são a base do desenvolvimento da sustentabilidade; o que acontece com um elemento da natureza, repercute em todos os outros.
II. A sustentabilidade no âmbito escolar deve ir além de conscientizar as crianças sobre resíduos; deve-se trabalhar situações de intervenções sobre problemáticas reais.
III. A conscientização sobre a sustentabilidade na escola deve focar na degradação do meio ambiente escolar.
IV. A sustentabilidade é um conceito específico, que deve ser direcionado nas maneiras com que as escolas formais de educação básica procuram diminuir o consumo de materiais recicláveis.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
1 pontos  
PERGUNTA 4
1. Leia o excerto a seguir. 
 
 “Na linguagem cartográfica, o que é considerado, para muitos, ação prática, fácil, para outros é tarefa árdua, de difícil compreensão, pela falta de instrumentos teóricos e práticos. Nesse contexto, a importância de uma alfabetização da linguagem cartográfica se consolida para possibilitar ao aluno a elaboração de relações entre seu ambiente e as demais localidades”. 
 
PEREIRA, D. S. Cartografia: linguagem da representação espacial e seu ensino-aprendizagem. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Goiás. Jataí, 10 jun. 2016, p. 16. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6301>. Acesso em: 23/08/2018. 
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base a respeito da linguagem espacial, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (   ) As noções espaciais para as crianças da Educação Infantil se desenvolvem a partir de relações e vivências junto ao meio com o qual interagem. 
II. (   ) Ao inserir o desenvolvimento da linguagem espacial para crianças da Educação Infantil, o professor deve evitar a exploração do espaço através da cartografia. 
III. (   ) A alfabetização cartográfica acontece na infância a partir da percepção da criança quanto a sua localização no meio em que está inserida. 
IV. (   ) Ao representar sua localização por meio de desenhos, as crianças desenvolvem a capacidade de analisar o espaço através de uma cartografia própria. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta. 
	
	A.
	F, F, F, V. 
	
	B.
	V, F, V, V. 
	
	C.
	V, F, F, V. 
	
	D.
	F, V, F, V. 
	
	E.
	V, F, F, F. 
1 pontos  
PERGUNTA 5
1. De acordo com Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986, p. 26-27), o ensino de Ciências, além dos “[...] conhecimentos, experiências e habilidades inerentes aos conteúdos, deve desenvolver o pensamento lógico e a vivência de momentos de investigação, convergindo para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão e ação, encarados como objetivo do processo educativo”. 
 
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. 
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base, proporcionar experiências e experimentações no ensino de Ciências contempla: 
	
	A.
	Questionamento da veracidade das aprendizagens desenvolvidas pelos professores em sala de aula. 
	
	B.
	Oportunidades restritas em espaços específicos como laboratórios equipados, com estratégias didáticas de alfabetização científica.
	
	C.
	Momentos sobre experiências alheias à realidade de vida das crianças na idade da Educação Infantil. 
	
	D.
	Atividades de memorização de aprendizagens sobre conceitos explorados pelos professores anteriormente. 
	
	E.
	Possibilidades de investigação e formulação de hipóteses de maneira intuitiva, para explicar os fenômenos observáveis.
1 pontos  
PERGUNTA 6
1. A criança começar a conhecer o mundo pelas experiências vivenciadas em sala de aula. Por isso, é importante falar sobre o meio ambiente e a possibilidade de diferentes objetos e espaços adequados, com o intuito de possibilitar a ela uma reflexão e um olhar diferenciados. É importante mencionar a importância do consumo consciente, que requer diferentes conhecimentos do planeta Terra, sendo necessário conhecer os fenômenos da natureza ecolocar em prática ações a seu favor.
Marque a alternativa que apresenta uma atitude que pode ser colocada em prática para um consumo consciente e sustentável:
	
	
	Consumir produtos com certificação ambiental.
	
	
	Ser consumista e não controlar as compras.
	
	
	Produzir maiores escalas de alimento, com o uso de fertilizantes e agrotóxicos.
	
	
	Jogar lixo em qualquer lugar.
	
	
	Descartar embalagens de produtos químicos em terreno vazio.
1 pontos  
PERGUNTA 7
1. Resíduos sólidos podem trazer problemas de natureza ambiental, social e de saúde pública. Os resíduos demoram a se decompor, trazendo consequências e provocando impactos ambientais. É preciso urgentemente adotar medidas corretas em relação aos resíduos sólidos, sendo necessário acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e a disposição final, isto é, o aterro sanitário.
Marque a alternativa que apresenta os 5 Rs para reduzir a geração de resíduos:
	
	
	Reduzir, repensar, reutilizar, recusar e reciclar.
	
	
	Reduzir, repensar, reutilizar, recusar e remir.
	
	
	Reduzir, repensar, reutilizar, regular e reciclar.
	
	
	Reduzir, repensar, racionar, recusar e reciclar.
	
	
	Renunciar, repensar, reutilizar, recusar e reciclar.
1 pontos  
PERGUNTA 8
1. A sociedade coloca em primeiro lugar o desenvolvimento da evolução humana, e muitos esquecem que ela está diretamente relacionada ao meio ambiente, em meio a poluentes químicos e danos ambientais causados por sua própria falta de atitude, precaução e preservação.
 Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, demonstrando a relação de causa e efeito:
1. Derramamento de produto químico
2. Vazamento de água no processo
3. Lançamento de efluentes industriais
4. Emissão de gases na atmosfera
5. Descarte inadequado de pilhas e baterias
(  ) Contaminação da água e do solo+.
(  ) Poluição do ar.
(  ) Contribuição para o esgotamento do recurso natural.
(  ) Contaminação da água.
(  ) Poluição do solo/da água.
	
	
	4, 2, 3, 1, 5.
	
	
	3, 4, 2, 5, 1.
	
	
	3, 2, 4, 1, 5.
	
	
	1, 2, 5, 3, 4.
	
	
	5, 4, 2, 1, 3.
1 pontos  
PERGUNTA 9
1. Conforme nos explica Silva et al. (2015), o potencial do lúdico no ensino de Ciências está pautado nas relações estabelecidas pelos seres humanos com o meio ambiente, registradas pela história e pela representação cultural, apresentada pela valorização das raízes e do processo de brincar como ação coletiva, no simples ato de brincar, proporcionando prazer, aprendizagens, contato físico e confortante com o objeto da aprendizagem. 
 
SILVA, A. C. R. et al. Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças. R. Bras. de Ensino de C&T, v. 8, n. 3, p. 84-103, 2015. Disponível em: <https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1889/2183>. Acesso em: 24/08/2018. 
 
Considerando os estudos no texto-base sobre a inserção de práticas lúdicas no ensino das Ciências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I. Ao refletir sobre a necessidade de inserção de prática lúdicas como estratégia didática para o ensino de Ciências na Educação Infantil, observa-se um melhor desenvolvimento das aprendizagens em nível cognitivo. 
 
PORQUE 
 
II. É por meio das brincadeiras que se constroem processos de ensino e aprendizagem reais, estimulados pelos atos de brincar e aprender, simultaneamente. 
 
A respeito destas proposições, assinale a alternativa correta: 
	
	A.
	As asserções I e II são proposições falsas. 
	
	B.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. 
	
	C.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
	
	D.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
	
	E.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
1 pontos  
PERGUNTA 10
1. O crescimento da população está associado ao consumo insustentável, que impõem pressões cada vez mais intensas sobre os recursos naturais. É necessário investir em tecnologias verdes e em educação ambiental, a fim de mudar os padrões de consumo e os valores do homem moderno.
Estes são os eixos norteadores do tripé do desenvolvimento sustentável:
	
	
	Ambiental, econômico, social.
	
	
	Solidariedade, lei, ambiental.
	
	
	Patrimônio, riqueza, natureza.
	
	
	Dinheiro, social, saúde pública.
	
	
	Capital, educação ambiental, meio ambiente.

Continue navegando