Buscar

Atividade 3- Avaliação de impactos ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3- Avaliação de impactos ambientais.
Pergunta: A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é formada por um procedimento de controle ambiental, quer sejam legais, institucionais e técnico-científicos, que buscam caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação/operação de um empreendimento futuro, ou seja, prever a magnitude e a importância desses impactos. É constituído por diferentes etapas, sobretudo Diagnóstico Ambiental, Análise dos Impactos Ambientais, Identificação das Medidas Mitigadoras e elaboração e aplicação dos Programas Ambientais. 
O termo Avaliação de Impacto Ambiental é amplo e incorpora a elaboração de estudos de impactos ambientais, como EIA/Rima, cujo conteúdo é constituído por papers com resultados de aplicação de métodos de avaliação de impactos ambientais. Dentre os muitos métodos de avaliação, estão Ad hoc, checklist, matrizes de interação, redes de interação, superposição de cartas e simulação. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha dois métodos de avaliação de impactos ambientais, identificando seus aspectos positivos e negativos.  
 
Sugestões de pesquisa: 
 
CREMOZEN, Filipe Eliazar; CREMOZEN, Paulo André; FEROLDI, Michael; CAMARGO, Mariele Pasuch de; KLAJN, Felipe Fernandes; FEIDEN, Armin. Avaliação de impacto ambiental: metodologias aplicadas no Brasil. In: REMOA, Santa maria (UFMS), v.13, n.5, dez. 2014, p.3821-3830. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/download/14689/pdf>. Acesso: 14/07/2019. 
 
PIMENTEL, Gabriel; PIRES, Silvia. Metodologias de avaliação de impacto ambiental: aplicações e seus limites. Revista de Administração Pública, v. 26, n. 1, p. 56-68, 1992. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8812/7568>. Acesso: 14/07/2019. 
Resposta: Métodos de avaliação de impactos ambientais servem como referencia nos estudos ambientais para determinar formas mais precisas de uma alteração ambiental.
*Método de Matrizes de Interação: Listagem de controle bidimensional que relaciona os fatores e as ações, método eficiente na identificação de impactos diretos, visto que tem por objetivo relacionar as interações entre os fatores ambientais e os componentes do projeto. (FINUNCCI,2010)
VANTAGEM: Compreensivo pra comunicação de resultados; acomoda dado quantitativos e qualitativos; prove boa orientação para prosseguimento dos estudos; baixo custo.
DESVANTAGEM: Incapaz de identificar inter relações, resultando em dupla contagem dos impactos; compartimenta o meio ambiente; se baseia no meio físico e biótico; não tem critério explicito para estabelecimento dos pesos; não considera valores e conflitos.
*Metodologia Quantitativa: trabalham com associação de números e valores para as considerações avaliadas qualitativamente. Partiu da necessidade de avaliar os impactos causados por empreendimentos que envolvem a utilização de recursos hídricos em suas atividades. (CARVALHO e LIMA,2010; OLIVEIRA e MOURA 2009).
VANTAGEM: Resultados fornecem boa informações; permite envolvimento de diferentes especialistas, diminuindo a subjetividade; explicita bases de calculo dos índices de julgamento do valor; compara alternativas do mesmo projeto.
DESVANTAGEM: Requer excessivo trabalho para estabelecer curvas das funções para cada indicador ambiental; falho na identificação de impactos secundários e terciários; desconsidera a base socioeconômica.

Continue navegando