Buscar

Big Five

Prévia do material em texto

Compreendendo a personalidade como funções que podem se manter estáveis, ou ainda, apresentarem variações ao longo do ciclo vital. Poderíamos afirmar que, também a personalidade obedece a movimentos adaptativos, assim a diferenciando de um determinado indivíduo a outro.
Embora exista uma variedade de teorias que pretendem dar conta desse constructo da psicologia, a personalidade. Compreendemos que um dos modelos mais difundidos e propagados na atualidade, é o modelo teórico “Big Five” – Cinco Grandes Fatores da Personalidade – outros fatores nos levam a predileção do modelo teórico dos cinco grandes fatores, ao analisarmos as dificuldades de observação e contextualização de outros modelos teóricos, que apresentam significativo grau de complexidade e imprecisão.
O estudo da personalidade passa a servir ao objetivo de buscar as origens da conduta humana, em fatores puramente individuais e não nas situações e contingências, presume-se assim, a existência de “mecanismos” internos produtores do comportamento.
Embora exista discordâncias na literatura, acerca da nomenclatura dos fatores básicos da personalidade, poderíamos aqui adotar a seguinte apresentação: Extroversão; Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência.
Poderíamos então caracterizar cada um dos fatores apresentados, como sendo: Extroversão como sendo a quantidade das relações interpessoais, ou ainda, a busca por relações externas. A socialização por sua vez, também caracteriza uma dimensão interpessoal, está substancialmente ligada a qualidade dessas relações, se afáveis, ou prestativas. Por sua vez, Abertura à experiência está relacionado a fatores de inventividade e a experiências sensíveis, de alto valor artístico. 
O Neuroticismo diz respeito a certa instabilidade, ou a qualquer tendência niilista, ao interpretar situações ordinárias com certo constrangimento. Por fim, a Realização é um importante fator que possibilita análise da capacidade de engajamento e conservação do indivíduo em atividades projetivas. 
FARINA, Marianne. LOPES, Regina Maria Fernandes. ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Perfil de idodos através do modelo dos cincos fatores da personalidade (Big Five): Revisão sistemática. Divers.: Perspect. Psicol. Bogotá, v. 12, n. 1, jan. 2016. Disponível em < 
FARINA, Marianne. LOPES, Regina Maria Fernandes. ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Perfil de idosos através do modelo dos cincos fatores da personalidade (Big Five): Revisão sistemática. Divers.: Perspect. Psicol. Bogotá, v. 12, n. 1, jan. 2016. Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-99982016000100008>. acessos em  09  set.  2021.
Avaliação formativa – construção de registros, de acordo com o real
- prática da avaliação formativa

Continue navegando