A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AOL5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - AUDITORIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINABUCO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA AUDITORIA PÚBLICA 
ALUNO ................................
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
Considerando o problema apresentado, para estabelecer prioridades e um cronograma faz-se necessário analisar as denúncias perigosas ao bom funcionamento de qualquer ambiente empresarial. Então, a princípio analisar para estabelecer prioridades a partir da quantidade de denúncias e o tipo de fraude envolvida nos processos internos, o conteúdo de cada item da denuncia, a matriz de riscos, para ter conhecimento dos controles de cada processo interno: logística, vendas, compras, contábil e financeiro.
De acordo com Singleton e Singleton (2010) fraude é um termo genérico, envolve todos os meios que o ser humano pode inventar, que são usados por um indivíduo, para obter uma vantagem por meios ou representações falsas. 
Sobre a deteção de fraudes, Vasarhelyi e Issa (2011, p.5) relata que“é a deteção de quaisquer ações ilegítimas, que ocorrem num ambiente comercial, que acabará com um uso não autorizado de recursos da organização”.
Sendo assim, após análise, eleito seria o de maior gravidade, que é criação de contas a receber fictício para manipular os resultados da empresa o que prejudica sua continuação. Em seguimento, a supervalorização no custo de fretes pois, implica em preços mais altos e a queda nas vendas, o que diminui a receita, a expansão do negócio e refleti nos resultados finais da empresa. 
Após, a fraude na contratação de produtos e serviços sem necessidade e supervalorização dos preços o que acarreta o aumento de custos e prejudicar o crescimento da empresa. Finalizando pelo prazo de pagamento muito extenso concedido pelos vendedores. Desse modo se há descompasso entre o prazo para pagar fornecedores e receber de clientes, se torna prejuízo para empresa, assim, estabelecer estratégias de vendas e compras a prazo é primordial para a saúde financeira da empresa e para a conservação do seu fluxo de caixa. Então, estabelecer e manter um programa de auditoria com frequência e métodos definidos para monitorar possíveis fraudes na empresa é primordial. 
REFERÊNCIAS 
FRANCO, H., Marra. E. Auditoria contábil. 4. ed., São Paulo: Atlas, 2001.
SÁ, A. LOPES. Curso de auditoria. 9. ed., São Paulo: Atlas, 2000.
SINGLETON, T. W., e SINGLENTON, A. J. (2010). Fraud Auditing and Forensic Accounting (Fourth Edi). John Wiley & Sons, Inc.
TÉCNICAS, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS. 2018. Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Rio de Janeiro : s.n., 2018.