Buscar

aula_7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
Professor Nelson Tavares
AULA 7
*
*
*
ORGANIZAÇÃO DOS FATOS NA NARRATIVA JURÍDICA
O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender a necessidade de organização cronológica dos fatos na narrativa jurídica;
- Identificar corretamente o fato gerador da demanda;
- Desenvolver interesse pela pesquisa, com acesso a fontes principiológicas, legais, doutrinárias e jurisprudências.
AULA 7
*
*
*
 Abandonada pelo noivo depois de 17 anos de namoro, a costureira Nair Francisca de Oliveira propôs ação judicial no Tribunal de Minas Gerais a fim de condenar o motorista aposentado Otacílio Garcia dos Reis, de 54 anos, a pagar-lhe indenização por danos morais. Ela pediu, ainda, 50% do valor da casa que os dois estavam construindo juntos, em Passos, sudoeste de Minas. “Mais do que o término do noivado, entrei com o processo principalmente pelo tempo que fui enganada”, diz ela.
 Nair não revela a idade, diz apenas que tem mais de 40 anos. Ela diz que também foi vítima de difamação por parte de Otacílio. Ao romper com a noiva, ele disse que, além de não gostar dela, sabia que não tinha sido o primeiro homem de sua vida. “Me difamou e humilhou minha família”, lamenta Nair, que não consegue explicar como pôde ficar tantos anos ao lado de uma pessoa que ela diz, agora, não conhecer.
AULA 7
*
*
*
 Otacílio foi longe ao explicar o motivo do fim do relacionamento. Disse à ex-noiva que tinha por ela apenas um “vício carnal” e que nenhum homem seria capaz de resistir aos encantos de seu corpo bem feito. “Ele daria um bom ator”, analisa Nair, lembrando que, a cada ano, a desculpa para não oficializar a união mudava. A costureira confessa que nunca teve vontade de terminar o namoro, mesmo tendo-o iniciado sem gostar muito de Otacílio. Ele teria insistido no relacionamento. “Eu dei tempo ao tempo e acabei gostando dele”, afirma, frustrada com o tempo perdido, especialmente pelo fato de não ter tido filhos. “Engraçado, eu nunca evitei. Não sei por que não aconteceu”.
 A história de Nair e Otacílio começou em 1975. Após quatro anos de namoro, ficaram noivos e deram entrada nos papéis para o casamento religioso. Na ocasião, já haviam comprado um terreno, onde construíram a casa, que, segundo Nair, foi erguida com o dinheiro de seu trabalho de costureira, com a ajuda dos pais e também com dinheiro de Otacílio. Hoje, o que seria o lar dos dois é uma casa alugada. O advogado de Nair, José Cirilo de Oliveira, pretende requerer divisão dos valores recebidos pelo aluguel do imóvel.
AULA 7
*
*
*
 Segundo sustenta o advogado da autora, “o casamento é o sonho dourado de toda mulher, objetivando com ele, a par da felicidade pessoal de constituir um lar, também atingir o seu bem-estar social, a subsistência e o seu futuro econômico. Tudo isso foi frustrado pela conduta dolosa de Otacílio, que nunca pretendeu oficializar essa união e manteve ‘presa’ Nair a esse relacionamento impróspero”.
(Adaptado de Roselena Nicolau)
AULA 7
*
*
*
Questão 1 - Indique a opção que mostra, em ordem cronológica, alguns acontecimentos da vida do casal retratado no texto, Nair e Otacílio:
a) compram um terreno; ficam noivos; cancelam o casamento; brigam na justiça.
b) começam a namorar; ficam noivos; compram um terreno; constroem uma casa.
c) começam a namorar; ficam noivos; trocam acusações em público; terminam a relação.
d) ficam noivos; compram um terreno; constroem uma casa; cancelam o casamento.
e) ficam noivos; dão entrada nos papéis; brigam na justiça; alugam a casa.
AULA 7
*
*
*
 Questão 2: a partir da questão 1, você teve uma idéia ampla da cronologia dos fatos do caso concreto. Precisamos considerar, porém, que o magistrado, para julgar o pedido da autora, precisaria ter conhecimento de diversas outras informações juridicamente importantes.
 Considere que informações juridicamente importantes são aquelas que precisam constar na narrativa da peça porque a lei, a doutrina e/ou a jurisprudência consideram essas informações como importantes.
 Tenha como certo, também, que a autora pretende indenização por danos morais, em virtude do término do relacionamento – pelas razões sustentadas pelo advogado – e pela difamação de que foi vítima. Pretende, ainda, 50% do valor do imóvel e 50% dos valores recebidos a título de aluguel.
 Assim, realize uma pesquisa e indique as fontes principiológicas, legais, doutrinárias e jurisprudenciais que contribuam para a percepção de quais informações são juridicamente importantes para a solução da lide.
AULA 7
*
*
*
Questão 3
Produza uma narrativa simples – em texto corrido, adequadamente dividido em parágrafos – para o caso concreto com a exposição cronológica dos fatos.
AULA 7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais