Buscar

EXERCICIO 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segundo a NR 15, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerado(a):
	
	
	
	O critério de escolha é do funcionário.
	
	
	O grau de risco menor.
	
	
	A média de grau de risco.
	
	
	Ambos os graus de risco.
	
	
	O grau de risco mais elevado.
	
Explicação:
Quando o profissional é submetido a vários tipos de riscos insalubres em seu ambiente de trabalho, a norma regulamentadora prevê que o profissional terá direito apenas a um adicional de insalubridade, e no caso aquele que oferece o maior grau de risco, não sendo considerado o profissionar receber cumulativamente vários adicionais de insalubridade.
A norma prevê que se a empresa não consegue eliminar ou neutralizar os riscos presentes em seu ambiente de trabalho - riscos que afetam a saúde do empregado - devera acrescentar ao salário do empregado um adicional de insalubridade, que é um percentual aplicado sobre o valor do salário mínimo da região, e esse percentual vai variar em função do tipo de risco que o empregado está sendo exposto, que varia de um grau mínimo (10% de adicional), grau médio (20% de adicional) e grau máximo (40% de adicional).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo a NR15, Atividades e operações insalubres, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade será considerado:
	
	
	
	Ambos os graus de riscos;
	
	
	O grau de risco mais elevado;
	
	
	o grau de risco menor ;
	
	
	o grau de risco definido pelo colaborador;
	
	
	A média de grau de risco;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação à NR-15, analise as proposições abaixo. I. Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição a determinado agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. II. O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário base de cada categoria, equivalente a: 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo. III. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, estes poderão ser somados para efeito de acréscimo salarial, levando-se em consideração o grau de insalubridade. Só não haverá somatório nos casos de repetição do mesmo grau de insalubridade. IV. A eliminação ou neutralização da insalubridade, através da adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância, junto à utilização de equipamento de proteção individual, determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. V. É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. Estão CORRETAS as proposições
	
	
	
	I, IV e V, apenas.
	
	
	I e V, apenas.
	
	
	IV e V, apenas.
	
	
	III, IV e V, apenas.
	
	
	I, III, IV e V.
	
Explicação:
A insalubridade está sempre relacionada com a conjugação de três elementos presentes à forma de exposição, quais sejam: agente, tempo de exposição e concentração oi intensidade desse agente. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Entende-se por _____________, para os fins desta Norma (NR____), a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
	
	
	
	Limite de tolerância / 15.
	
	
	Percentual máximo de tolerância / 15.
	
	
	Teto máximo de tolerância / 16.
	
	
	Teto limite de tolerância / 16.
	
	
	Teto máximo de tolerância / 15.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com o artigo 194 da CLT, a cessação do pagamento do adicional de periculosidade dar-se-á com a _________________ do risco à saúde e a integridade física do trabalhador.
	
	
	
	Moderação.
	
	
	Construção.
	
	
	Eliminação.
	
	
	Conclusão.
	
	
	Redução.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		RESULTADOS DE LAUDO TÉCNICO-PERICIAL PARA UMA INDÚSTRIA QUÍMICA: EMPREGADO ENQUADRAMENTO PARA INSALUBRIDADE Manoel da Silva Radiações ionizantes (grau máximo) e ruído (grau médio) Bruno Toledo Calor (grau médio) e ruído (grau médio). Maria Miranda Ruído (grau médio) e agentes biológicos (grau máximo) Com base no resultado do laudo anterior, realizado para o enquadramento para pagamento de adicionais de insalubridade em uma indústria de grande porte, é correto afirmar que:
	
	
	
	Será pago aos empregados somente o adicional de maior grau, pois é vedada a percepção cumulativa.
	
	
	A legislação brasileira não dispõe sobre casos como este, que deverão ser definidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	Todos os empregados mencionados terão direito à percepção cumulativa de ambos os adicionais.
	
	
	Apenas o empregado Bruno Toledo terá direito à percepção cumulativa de ambos os adicionais, pois ambos possuem o mesmo grau médio de insalubridade
	
	
	Cabe ao empregado decidir qual o adicional desejará receber, sendo absolutamente vedada a percepção cumulativa de ambos os adicionais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A INSALUBRIDADE CARACTERIZA-SE PELA INTENSIDADE DOS RISCOS FÍSICOS OU CONCENTRAÇÃO DOS QUÍMICOS, DE ACORDO COM OS CONCEITOS DE LIMITES DE TOLERÂNCIA. EM RELAÇÃO AOS BIOLÓGICOS, PELA SUA CARACTERÍSTICA QUALITATIVA (NÃO MENSURÁVEL, LOGO SEM LIMITES DE TOLERÂNCIA) SUA ABORDAGEM FICA LIMITADA AOS ENQUADRAMENTOS DO ANEXO 14 DE QUE NORMA REGULAMENTADORA?
	
	
	
	NR 18
	
	
	NR 17
	
	
	NR 15
	
	
	NR 16
	
	
	NR 32
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"Durante muitos anos, a assistência à saúde do trabalhador esteve associada apenas às questões da previdência social. O decreto 3.724/19 que trata da indenização a ser paga pelo empregador em casos de acidente do trabalho, na sua definição, inclui os agravos ocorridos pelo exercício do trabalho ou a serviço da empresa. A enfermagem do trabalho utiliza os mesmos métodos e técnicas empregados na Saúde Pública visando a promoção da saúde do trabalhador e sua proteção contra riscos ocupacionais (químico, físico, biológico, ergonômico e de acidente)." (CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do Trabalho. São Paulo: EPU, 2011). A higiene ocupacional ou higiene industrial tem como principais objetivos: proporcionar ambientes de trabalho salubres, proteger e promover a saúde dos trabalhadores, proteger o meio ambiente e contribuir para um desenvolvimento socioeconômico e sustentável. Baseado nos dados descritos, assinale a resposta CORRETA.
	
	
	
	LT (limite de tolerância) ou LEO (limite de exposição ocupacional) são concentrações de agentes de risco presentes no ambiente de trabalho em que o trabalhador poderá ficar exposto durante toda sua vida laboral sem afetar sua saúde.
	
	
	A presença de substâncias químicas nos ambientes de trabalho possibilita a exposição dos trabalhadores a estes produtos. A única via de entrada destes agentes no organismo é a via respiratória, por este motivo a máscara facial é importante.
	
	
	As fases da higiene ocupacional são três: antecipação de riscos, reconhecimento de riscos e controle de riscos.
	
	
	O uso de EPIs e o rodízio de função limitando o tempo de exposição do trabalhador ao risco potencial substituem medidas relativas ao ambiente de trabalho.
	
	
	A antecipação de riscos está relacionada à eliminação ou à redução dos potenciais de exposição no ambiente de trabalho.

Outros materiais