Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 2021 GESTÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A CONQUISTA DE TER UM GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLA PÚBLICA
Amanda Maria da Mota Santos
01113266
Pedagogia
A partir dos anos 1980 a gestão democrática se fortificou no meio educacional, por conta da redemocratização em nosso pais. A criação dessa gestão foi fundamentada tanto pela Constituição Federal de 1988 como pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, ambas estabeleceram princípios que fortalece a democracia nas escolas públicas. O artigo 206 inciso VI da Constituição Federal de1988 garante a gestão democrática do ensino público na forma da lei, a LDB 9394/1996 em seus artigos 14 e 15 e o plano nacional de educação em seu artigo 22 também menciona que quem ficará responsável para pela criação das normas de gestão democrática são os sistemas de ensino. Sabemos que implantar a gestão democrática em uma escola não é apenas eleger um gestor ou vice, mais sim propor a participação e o envolvimento da comunidade escolar ou seja aquelas pessoas que tem interesse pelos processos pedagógicos da instituição, na verdade é muito importante motivar os pais, os docentes, os funcionários da escola, os alunos e toda sociedade nesse processo democrático. Segundo Libâneo a participação é o principal meio de assegurar gestão democrática na escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuário no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola coma comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos e pais. (LIBÂNEO, 2004, p. 102). A implementação da lei nas instituições de ensino, muitas vezes pode gerar dificuldades, pois estamos acostumados como a figura tradicional, hierarquia e sólida, onde o centro das atenções, sugestões, decisões e críticas giram entorno do direto e coordenado. Quando se segue as diretrizes de forma correta, a escola juntamente com a comunidade desfrutará de benéficos importante para o crescimento pedagógico e social da instituição, podemos citar como exemplo o melhoramento no rendimento escolar, planejamento e metas concluídas, a criação de vinculo comunidade x escolar, a oportunidades de lançamento de ideias, sugestões e até mesmo crítica construtiva. Diante do que foi exposto, podemos concluir que a gestão democrática deve fazer parte de todo meio educacional, sem ela nada fluir com eficiência. Na verdade, quando se tem uma gestão preparada para exercer a democracia, alicerces são construídos e firmados, não só por conta das diretrizes vigentes em lei, mas sim por priorizar a liberdade participação escolar, principalmente na construção do projeto político pedagógico e no planejamento estrutural da escola como todo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Disponível em 
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-gestao-democratica-nas-escolas.htm Acesso em 22 de Abril de 2021.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5 ed. ver. ampl. – Goiânia: Editora Alternativa, 2004. Disponivel em <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/gestao-democratica-reflexos-perspectivas-no-contexto-escolar.htm> Acesso em 23 de abril de 2021.
 Disponível em <http://www.faculdade.flucianofeijao.com.br/site_novo/cadernos_graduacao/servico/Cad_Grad2014/GESTAO_DEMOCRATICA_DA_EDUCACAO_NA_LEGISLACAO_BRASILEIRA.pdf > Acesso em 24 de Abril de 2021.

Continue navegando