Buscar

Patologia: Estudo Dirigido

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Patologia
1) Qual dos assuntos dentro da disciplina de patologia vocês acharam mais interessante?!
Bom, particularmente eu achei mais interessante o assunto de morte celular, porém compreendo que todos assuntos aplicados neste semestre pela professora ... são de grande importância para meu conhecimento e desenvolvimento tanto de estudante quanto para a profissional que irei me tornar. Pois é magnifico poder compreender a maneira que nosso organismo reage a diferentes tipos de estímulos (estresses), e como se desenvolve uma doença através do mesmo. Escolhi a morte celular pois, ela pode se iniciar através de reações imunológicas, devido o individuo apresentar alguma doença autoimune por exemplo, o próprio organismo faz o reconhecimento e a destruição das próprias proteínas do corpo, podendo reagir de forma agressiva, se for de longa duração e de grande intensidade pode provocar lesões, e de acordo com a intensidade e a resistência desses estímulos pode provocar necrose nessa célula, tecido ou órgão acometido.
2) Tivemos muitos conteúdos abordados neste semestre. Defina, para que vocês revisem, o que são:
a) Patologia-
· Patologia - É o estudo das doenças, estuda-se as alterações estruturais, bioquímicas e funcionais que acontece no organismo que são fundamentais para o aparecimento das doenças, ou seja, estuda as causas da doença , quais os mecanismos e os locais onde acontece, de que forma ocorre suas alterações moleculares, morfológicas, funcionais e de que modo essas doenças vão agir no organismo. 
b) Alterações do crescimento e diferenciação celular – 
· Alteração celular- Responsável pela formação do conjunto de células que compõe os indivíduos, ou seja, um tecido pode sofrer uma substituição de um outro tipo celular mais resistente, o qual se torna capaz de sobreviver no novo microambiente. 
· Diferenciação celular - Especialização morfológica e funcional que permite o desenvolvimento do organismo como um todo. Este processo sofrem bastante influência, tanto de agentes externos, quanto de agentes internos das células. E esta relacionado com o aumento na quantidade de células de um tecido e, ou com o aumento de volume desse tecido, ou seja, com o aumento do tamanho de um órgão. 
c) Morte celular e seus dois tipos – A morte celular é o resultado final as lesão celular progressiva, é um processo inevitável na evolução da doença, ou seja, essa célula sofreu muitos estímulos nocivos, a ponto de chegar no seu limite e não conseguir mais se adaptar. E é gerada através de vários fatores, como isquemia, sistema imunológico, drogas e agente físicos, químicos e, biológicos e distúrbios genéticos e nutricionais.
· Necrose - É uma morte acidental e desregulada da célula, causa danos ao DNA, membrana plasmática e organelas, causa uma futura reação inflamatória, ela é patológica. 
· Apoptose - É uma morte celular programada (suicídio celular), primeiro houve uma adaptação celular, a célula fragmenta-se de maneira ordenada, os resíduos são digeridos por fagocitoses, não gera uma inflamação e ela pode ser fisiológica ou patológica.
d) Acúmulos intracelulares e calcificação 
· Acumulo intracelular – É o acumulo de determinada substancia dentro da célula em quantidade anormal, que pode ser devido uma alteração no metabolismo celular, não fazendo a metabolização destas substancias adequadamente e acaba havendo um acumulo das mesmas no organismo.
· Calcificação patológica é uma deposição anormal de sais de cálcio nos tecidos, e pode ser dividida em calcificação distrófica e calcificação metastática. 
e) Inflamação aguda- 
· Inflamação aguda- é uma resposta inicial a uma infecção, uma lesão celular e aos danos teciduais, inicia-se rapidamente em questão de minutos e tem -se uma duração curta podendo durar (horas ou dias). Envolve o processo de exsudação de líquido (EDEMA) e migração de neutrófilo e leucócito para o local.
f) Inflamação crônica e reparo tecidual
· A inflamação crônica tem -se início a partir de uma inflamação aguda, e é considerada como uma inflamação de duração prolongada (semanas ou meses) na qual se processam, simultaneamente, inflamação ativa, destruição tecidual que é provocada pelo agente agressor e pela inflamação e reparo tecidual que é tentativas de cura.
 É caracterizada por processos proliferativos (angiogênese e fibrose)
· Reparo tecidual é o processo de cura após uma lesão tecidual, ou seja, é o processo de restauração da arquitetura e da função dos tecidos após uma lesão e pode ocorrer por regeneração ou cicatrização.
g) Distúrbios Hemodinâmicos (definição geral)
· Distúrbios hemodinâmicos são distúrbios que afetam de alguma forma a circulação sanguínea e linfática  do equilíbrio hídrico de um individuo, levando-o a um quadro patogênico, o qual prejudica a troca entre os vasos e o tecido adjacente e provoca lesão celular.
h) Neoplasias benignas e malignas
· Neoplasia benigna - tem-se comportamento biológico benigno, possuem crescimento lento e ajustado, não invadem tecidos adjacentes e não são capazes de provocar metástases (proliferação dessas células), são bem delimitados e não provoca alteração celular.
· Neoplasia maligna - também chamada de tumor maligno ou câncer, apresenta-se comportamento biológico maligno, são mal delimitados, crescem rapidamente de forma incoerente e descontrolada, as alterações celulares são evidentes, capazes de invadir tecidos, destruir estruturas adjacentes e provocar metástase de 3 vias distintas, a via hematogênica, via linfática e implantes em cavidades e superfícies corporais.
i) Doenças genéticas e doenças congênitas
· Doenças genéticas - é um problema genético causado por uma ou mais anormalidades formadas no genoma, ou seja, são aquelas que envolvem alterações no material genético, no seu DNA. Ela é transmitida na linhagem germinativa através das gerações, ou seja, possui caráter hereditário, sendo repassadas de pais para filhos.
· Doenças congênitas - são alterações que surgem durante a formação do feto, na gestação, que podem acabar afetando qualquer tecido do corpo humano, como ossos, músculos ou órgãos. Esse tipo de alterações normalmente resultam em um desenvolvimento incompleto, que acaba afetando a estética e até mesmo o funcionamento correto de vários órgão. 
j) Doenças nutricionais - são aquelas que se originam, mantêm-se em sua evolução ou curam-se pela ação preponderante da alimentação balanceada, harmônica e adequada. 
Os alimentos contêm diferentes tipos de nutrientes necessários para as atividades metabólicas vitais e o estado nutricional pode alterar-se, dependendo das relações entre oferta, uso e situação das reservas orgânicas desses nutrientes.
As dietas devem contê-los em quantidades absolutas e relativamente adequadas, de maneira a fornecer substratos para vias metabólicas e produzir energia, e assim manter as funções orgânicas. Qualquer alteração do estado nutricional normal é denominada de desnutrição.
k) Doenças ambientais- São doenças causadas pela exposição aos agentes químicos ou físicos no meio ambiente, no local de trabalho como poluição em ambiente fechado, exposições industriais, e no ambiente pessoal como tabagismo, alcoolismo, abusos de drogas, entre outros.

Continue navegando