Buscar

Exercícios Capítulo 25 Mankiw

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Capítulo 25
Mariah Shayla Vilanova de Oliveira – 11245571
1. 
a) Se a sociedade decidir diminuir o consumo presente e investir mais em capital, poderá haver um aumento na produtividade futura e, consequentemente, crescimento econômico no longo prazo.
b) Os grupos que se beneficiariam de tal postura seriam aqueles que têm condições de reduzir o consumo e investir seu dinheiro, como por exemplo empresários e famílias com renda mais elevada. Já pessoas em situação mais vulnerável, como famílias com orçamento apertado e idosos dependentes de seguridade social, podem acabar por se prejudicar da menor disponibilidade de bens no presente ocasionada pela queda no consumo da sociedade.
3. O custo de oportunidade do investimento em capital é a menor disponibilidade de recursos para a produção corrente de bens e serviços, exigindo que a sociedade poupe mais no presente para desfrutar de maior consumo no futuro. Ao meu ver, não se deve investir “excessivamente” em capital, pois, apesar dessa ação proporcionar um crescimento econômico no longo prazo, deve haver um equilíbrio entre as aspirações futuras e o que a sociedade necessita no momento. Além disso, em função dos rendimentos decrescentes, a partir de um certo ponto o investimento em capital passa a gerar um crescimento da produtividade cada vez menor, o que elimina a necessidade de se realizar essa política de maneira exaustiva.
	Já o custo de oportunidade do investimento em capital humano seriam as horas de trabalho “perdidas” em função dos estudos e da realização de treinamentos. Embora um investimento excessivo neste tipo de capital por si só não seja suficiente para gerar crescimento econômico, a universalização da educação deve ser algo almejado por todos os governos, em vista de criar cidadãos instruídos e capazes de contribuir de maneira eficiente para a força de trabalho, gerando um aumento da produtividade no longo prazo.
5. 
a) Para os Estados Unidos, teria sido melhor receber esses investimentos estrangeiros se parte dos lucros permanecesse no país, aumentando seu estoque de capital.
b) Seria melhor ainda para os Estados Unidos se os investimentos fossem realizados por norte-americanos se todos os lucros obtidos permanecessem no país, gerando aumento de capital e ganho de produtividade.
8. 
a) A estabilidade política recorrente incentiva os residentes de um país a poupar, investir seus recursos em capitais e abrir negócios, assim como também atrai investimentos estrangeiros, fatores que podem elevar a produtividade do país e gerar crescimento econômico estável.
b) Países com crescimento econômico sólido desfrutam, em geral, de um padrão de vida mais elevado, fator que minimiza a existência de conflitos sociais, muitas vezes fomentados pela existência de desigualdades e de grupos marginalizados. Assim, se a economia prospera, é provável que a sociedade e, consequentemente, a política acompanhem essa solidez.

Continue navegando