Buscar

Gilberto Cardoso TGA DISSERTATIVA ESAB


Continue navegando


Prévia do material em texto

gilberto Cardoso fundou a InfoGilTech há cinco anos, uma empresa de informática que comercializa computadores e periféricos, além de prestar serviços técnicos de informática para clientes caseiros e corporativos. No início, começou com três funcionários, e sempre adotou uma autoridade tipicamente carismática para com eles.
Hoje, a InfoGilTech já está com trinta funcionários e sua carteira de clientes corporativos não para de crescer. Dessa forma, Gilberto acredita que deve organizar e burocratizar sua empresa para imprimir racionalidade no sentido de evitar perdas e desperdícios decorrentes da improvisação e da falta de planejamento, uma vez que os funcionários estão fazendo o que bem entendem.
 
Você acha que Gilberto terá êxito continuando a adotar uma autoridade carismática? Como Gilberto poderia organizar melhor a sua empresa?
 Antes de tentar ajudar Gilberto, faça um breve relato de 20 a 30 linhas sobre as tipologias de autoridade de Weber e suas principais características. Depois, ainda de maneira dissertativa, tente buscar nos nossos estudos da Teoria da Burocracia como Gilberto pode organizar melhor sua empresa.
 
Apresentaremos abaixo resumidamente as tipologias de autoridade de Weber e suas principais características, de acordo com Chiavenato (2011). 
· Autoridade tradicional: 
• características: não é racional e o poder é herdado ou delegado; 
• legitimação: tradição, hábitos, usos e costumes; 
• aparato administrativo: patriarcal e feudal. 
· Autoridade carismática: 
• características: não é racional e está baseada no carisma; 
• legitimação: características pessoais carismáticas do líder; 
• aparato administrativo: inconstante e instável, não escolhido por qualificações técnicas. 
· Autoridade legal, racional ou burocrática:
 • características: legal, racional, impessoal e meritrocrática; 
• legitimação: justiça da lei, normas previamente definidas;
 • aparato administrativo: burocracia.
Percebe-se que a empresa de Gilberto obteve êxito com o modo que ele gerencia, devendo continuar essa linha de autoridade, mas, aplicando a liderança carismática em excesso sem exercer a Racional-Legal poderá se perder e fazer com que a gestão fracasse. Assim é necessário que Gilberto fique atento o bastante para notar quando deve aplicar cada tipo de liderança. Ou se perceber que é preciso deve contratar um gerente para que aplique a liderança mais rígida quando necessário, garantindo, desse modo, que cada funcionário opere com sua função com o máximo de rendimento possível, sem que o dono da empresa perca a credibilidade e confiança que seus funcionários têm por ele.
Assim, sendo a burocracia uma estrutura social racionalmente organizada, a qual é caracterizada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito, Gilberto pode organizar melhor sua empresa, pois a organização será baseada em uma espécie de legislação própria definindo antecipadamente como a organização deverá funcionar, cobrindo todas as áreas de funcionamento, prevendo ocorrências e se enquadrando em um esquema previamente definido, pois a burocracia é capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização.