Buscar

AV2 metodos adequados de solucao de conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2
1. Um dos papeis importantes da Psicologia, quando inserida na área do Direito, é apresentar métodos para a solução de conflitos. De acordo com PINHEIRO (2016) há a possibilidade de utilizarmos cinco métodos, a saber: o julgamento; a arbitragem; a negociação; a conciliação e; a mediação. Com relação ao papel do conciliador e do mediador, analise as afirmativas abaixo:
I. O conciliador envolve-se na busca de soluções, além de interferir e questionar os litigantes.
II. Tanto o conciliador quanto o mediador, não têm o poder de decisão.
III. Na conciliação busca-se identificar razões ocultas que geraram o conflito.
IV. O mediador propõe sugestões.
Estão corretas as afirmativas:
A. I e II apenas
B. IV apenas
C. I, II e III apenas
D. III apenas
E. Todas estão corretas
2. A mediação é um método consensual de solução de conflitos, que visa a facilitação do diálogo entre as partes, para que melhor administrem seus problemas e consigam, por si só, alcançar uma solução. Assinale a alternativa correta a respeito da mediação.
A. A mediação como um método de resolução de conflitos, não visa pura e simplesmente ao acordo, mas atingir a satisfação das partes em uma única reunião de conciliação com as partes.
B. Através da figura do mediador, as partes envolvidas em uma disputa, têm condições de atingir uma posição de equilíbrio e buscar, através do diálogo, possibilidades particularizadas para a solução da disputa em que estão envolvidas.
C. A mediação visa à resolução dos conflitos das partes que se comprometem a levar os conflitos decorrentes do contrato à arbitragem.
D. Atuando como mediado, o Psicólogo deve usar de recursos técnicos para promover mudanças emocionais entre os familiares em conflitos.
E. Para atender melhor os interesses dos filhos, em casos de disputas de família de intenso conflito, o mediador deve avaliar tomando as decisões que ele julgar como a mais correta para comunicar ao Juiz.
3. O Novo Código de Processo Civil (CPC) inovou ao dedicar todo um capítulo aos conciliadores e mediadores, enaltecendo os mecanismos de soluções alternativas de conflitos. Em relação ao tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A criação dos centros judiciários de solução consensual de conflitos é uma imposição do CPC aos tribunais.
B. O tribunal poderá optar pela criação de quadro próprio de conciliadores e mediadores, a ser preenchido por concurso público de provas e títulos, observadas as disposições deste Capítulo.
C. O CPC possui dispositivo que prevê o respeito ao sistema multiportas de solução de conflitos, de modo que devem coexistir, ao lado da mediação e da conciliação, outros mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos.
D. Os conciliadores e mediadores judiciais cadastrados na forma prevista em lei, se advogados, estarão impedidos de exercer a advocacia nas comarcas em que desempenhem suas funções.
4- Até a edição da Resolução nº. 125 de 29 de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não havia norma de observância obrigatória por todo o Poder Judiciário Nacional para estabelecer de forma organizada e padronizada a chamada "Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses". A partir do surgimento da Resolução 125, em seu artigo 1º está estabelecido como seu objetivo principal
A. assegurar apenas aos mais carentes o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade cabendo aos órgãos judiciários oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias. 
B. assegurar ao empresariado a solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade cabendo aos órgãos judiciários não oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias.
C. assegurar a todas as famílias a solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade cabendo aos órgãos judiciários não oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias. 
D. assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade cabendo aos órgãos judiciários oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias. 
E. assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade cabendo aos órgãos judiciários não oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias.
5. O princípio constitucional da inafastabilidade do controle jurisdicional
A. não se aplica ao processo civil, por ser de direito substancial constitucional.
B. não se aplica ao processo civil, por ser próprio do Direito Administrativo e do Direito Tributário.
C. aplica-se ao processo civil e significa a obrigatoriedade de o Juiz decidir as demandas propostas, quaisquer que sejam.
D. aplica-se ao processo civil e significa que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão ou ameaça a direito.
E. aplica-se ao processo civil e significa que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei para impedir a prestação jurisdicional.
6. Analise as assertivas abaixo e, de acordo com o que dispõe a legislação vigente sobre arbitragem (lei 9.307/96), assinale a alternativa correta:
I. As pessoas capazes poderão contratar a arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais, disponíveis ou indisponíveis. 
II. A administração pública direta poderá contratar a arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis. 
III. A cláusula compromissória arbitral escrita pode estar inserta no próprio contrato ou em documento apartado que a ele se refira. 
IV. O árbitro deverá ser capaz e ter concluído curso superior.
A. Todas as assertivas estão incorretas.
B. Todas as assertivas estão corretas.
C. As assertivas II e III estão corretas.
D. Apenas a assertiva I está incorreta.
7. Qual e o papel fundamental do juiz arbitral? A sentença nesta solução de conflitos será com ou sem resolução do mérito? Como funcionará a execução neste caso? Será um título executivo judicial ou extrajudicial? Por que? Fundamente. 
 
8. Qual é o papel do mediador? Cite algumas características sobre o mediador. Qual é a importância das técnicas de negociação para a mediação?
 
3

Outros materiais