Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Cansado de trabalhar como gerente em uma grande empresa, você está avaliando a possibilidade de empreender no ramo alimentício. Decidiu, como uma maneira de reduzir os riscos do novo negócio avaliar a possibilidade de investir em uma franquia. Pesquisou algumas informações da 10 Pastéis, que foram resumidas no quadro abaixo:
Tendo como base as discussões sobre o processo de análise de investimentos e suas respectivas ferramentas, quais os procedimentos e informações que precisam ser avaliadas para que a decisão seja tomada?
RESPOSTA
Analisar os riscos de abrir uma franquia é de suma importância para o sucesso do negócio, além de ajudar na escolha da melhor opção oferecida no mercado. Porém algumas franquias apresentam maiores riscos do que outras, o risco sistêmico do negócio, que são aquelas franquias de dependem de variáveis econômicos como oscilação do dólar, ou franquias extremamente sazonais, as franquias “da moda”, essas tendem a oferecer um risco maior. 
O fator de risco na abertura de uma franquia é não fazer uma análise de viabilidade financeira adequada, pois muitos empreendedores acreditam que o capital exigido é apenas aquele descrito pelo franqueado, mas acabam descobrindo que será necessário muito mais, comprometendo assim seus recursos. 
Além disso, outro fator dos riscos de abrir uma franquia é o de retorno de investimento, ao basear-se em um fluxo de caixa com expectativas otimistas, acaba gerando riscos ao negócio, portanto o melhor é sempre trabalhar com o prazo máximo de retorno informado pela franquia. 
O que muitas vezes passa despercebido é o de fator de saturação do mercado, pois algumas marcas acabam por permitir a instalação de muitas franquias de uma área demográfica pequena, gerando o problema em questão. 
Falta de suporte do franqueador também é um fator de risco muito importante a ser analisado, tornando o negócio inviável. E por fim, a escolha do ponto comercial, como em qualquer outro comércio, uma franquia precisa de um ponto comercial de alta exposição e de preferência um bom trânsito de pessoas.

Continue navegando