Buscar

Análise do Mercado

Prévia do material em texto

Análise do Mercado
Mercado/Setor de Atuação:
Conforme as pautas voltadas aos direitos dos animais ganham força no país e no mundo, o mercado vegano também segue o mesmo destino. Cada vez mais o número de adeptos dessa prática cresce em todo o mundo, seja por seu viés protetor em relação à vida animal e ao meio ambiente ou pela perspectiva de levar uma vida mais saudável.
Mais do que isso, o recente surto da pandemia do novo coronavírus reacendeu a desconfiança de muitos cidadãos a respeito da fragilidade das dietas baseadas em proteína animal. De acordo com David Yeung, fundador da Green Monday (fabricante chinesa de substitutos veganos para carnes brancas e vermelhas), a ameaça do novo coronavírus e de outros desafios para a saúde pública como a última gripe suína africana, expõem a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos da proteína animal.
Situação do Brasil
Voltando as atenções ao mercado brasileiro, tais padrões tendem a se repetir. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Mintel, em apenas quatro anos, a oferta de produtos veganos cresceu 677% no Brasil. Porém, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alerta que mesmo com tal crescimento substancial, a oferta de produtos veganos no Brasil ainda não atende às demandas dos consumidores, uma vez que a população esbarra nos altos preços cobrados por esses produtos.
Para apoiar essa afirmação, uma pesquisa foi realizada pelo Ibope e revelou que 60% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se os preços fossem similares aos produtos de origem animal.
De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os adeptos da alimentação vegetariana somam 30 milhões no Brasil (14% da população brasileira). A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população).
O brasil tem 30 milhões de vegetarianos, ou seja, pessoas que não consomem proteína animal. Desses, 5 milhões são veganos, não consomem nenhum derivado de animais, incluindo leite e ovos. Com um mercado desse tamanho, o potencial é enorme. Ainda assim, só há pouco tempo começaram a surgir opções acessíveis e variadas para esse público. É uma excelente oportunidade de empreender não apenas no segmento de alimentação, mas em uma extensa gama de produtos especializados.
Público-alvo:
Nunca falamos tanto em alimentação saudável quanto agora. E as pessoas vêm se preocupando não só em consumir mais nutrientes e menos calorias, mas também com todo o processo produtivo dos alimentos. Com isso, a redução do consumo de carnes e outros produtos de origem animal se tornou uma tendência comportamental que só cresce ao redor do planeta, dando origem a diversos movimentos criados por vegetarianos e veganos — como o #SegundaSemCarne, por exemplo.
Aqui no Brasil, o vegetarianismo e o veganismo já são realidade para muita gente. E os consumidores adeptos a esses estilos de vida buscam no mercado cada vez mais alternativas alinhadas com o que eles acreditam ser ético e coerente. Para os negócios e a indústria, isso significa uma importante transformação, que exige novas perspectivas e soluções.
Concorrentes:
Lets Poke: São especializados em poke que, em sua forma mais clássica, leva peixe cru em cubos sobre base de arroz e servido num bowl junto com vegetais, frutas, alga marinha e molho típico, coberto com delícias. Com uma decoração aconchegante e moderna, o ambiente da casa mistura o estilo praiano com um toque de modernidade. A madeira e metal das mesas compõe com as almofadas coloridas e o enorme grafite na parede representando a Aok Tree, típica do Havaí.
Mr.Veggy: Será um de nossos concorrentes, pois é uma empresa que existe desde 2004 e por conta disto terão uma grande vantagem competitiva em relação a nós, além disso os produtos deles são de alta qualidade, com ingredientes 100% naturais e por serem congelados, são super práticos para o dia a dia.
Liv Up: É uma start up de alimentação saudável que acredita que é possível dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. A Liv Up surgiu com o objetivo de estimular as pessoas a buscarem mais da vida através de uma alimentação melhor
Fornecedores:
Vegui Delícias: O intuito é difundir o veganismo a partir da mesa, na hora sagrada das refeições. Nossa contribuição para o futuro do planeta, com amor por todas as espécies sem distinção, é uma comida vegana e caseira, feita com  muito carinho e dedicação. Oferecendo os melhores produtos da culinária vegana: açúcar demerara , sal marinho, óleo de coco virgem para cozinhar, azeite extra virgem, temperos e condimentos naturais.
NoMoo: é uma empresa Plant-Based, que produz “laticínios” e outros alimentos feitos com ingredientes 100% de origem vegetal utilizando como sua principal matéria prima a castanha de caju. Criaram a fórmula secreta de como fazer queijos a partir de leite de castanhas para trazer todo o incrível sabor dos produtos NoMoo para aqueles que buscam uma vida feliz e saudável.

Continue navegando