Buscar

47949859_AVALIANDO_FISIOTERAPIA_ESPORTIVA_2018

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201407279713)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O consenso de crioterapia elaborado pelos membros da SONAFE que se encontravam presentes na reunião destinada a elaboração deste documento, durante o III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da SONAFE, teve como objetivo nortear e homogeneizar a pratica da fisioterapia esportiva, tendo como foco a utilização da crioterapia.
O consenso cita alguns recursos crioterápicos tidos como eficazes e seguros na prática clínica. Assinale as alternativas que correspondam aos recursos citados pelo consenso:
		
	
	Gelo diretamente no corpo.
	 
	Compressa de gelo com uso de toalha úmida limpa ou de saco plástico descartável.
	
	Ice spray.
	
	Compressa de gelo seco com saco plástico reutilizável.
	
	Compressa de gel com uso de toalha úmida limpa ou de saco plástico descartável.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407709216)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao ser contratado para atuar em famoso clube de futebol, você foi apresentado oficialmente à EQUIPE INTERDISCIPLINAR. Sabendo-se que para atuar em meio aos seus integrantes, você deve ser conhecedor das atribuições de cada profissional, pergunta-se: Quem deve ser o responsável por ELABORAR e CONDUZIR o programa de tratamento de reabilitação do atleta relativo a lesões traumato-ortopédicas?
		
	 
	Fisioterapeuta
	
	Médico
	
	Preparador físico
	
	Treinador
	
	Supervisor de futebol
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407279702)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No atendimento imediato no esporte utilizamos a crioterapia como tratamento padrão ouro. A crioterapia imediata visa reduzir a hipóxia secundária, conseguindo assim um menor efeito deletério da lesão. Marque a alternativa que seria responsável direto pela redução da hipóxia secundária:
		
	 
	Redução do metabolismo ("hibernação temporária").
	
	Vasoconstricção.
	
	Antiinflamatório.
	
	Drenagem linfática.
	
	Vasodilatação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407280392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com nossos estudos sobre crioterapia detalhamos a importância dos protocolos chamados de PRICE (gelo, elevação, compressão, repouso e proteção).
Conforme  esse protocolo assinale abaixo qual seria a utilidade da elevação e da compressão:
		
	
	Redução do metabolismo
	
	Vasoconstricção
	 
	Redução do edema (derrame articular)
	
	Redução da hipoxia secundária
	
	Quebra do processo inflamatório
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407876160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	J.G.A, 25 anos, sexo masculino, sedentário, começou a frequentar a academia de musculação; apresenta dor muscular intensa ao toque e ao movimento, em ambos os quadríceps, com evidente aumento da tensão muscular. Qual a melhor modalidade terapêutica a ser aplicada neste caso?
		
	
	Micro-ondas
	
	Ondas curtas
	 
	Termoterapia
	
	Crioterapia
	
	PRICE
	
	1a Questão (Ref.:201407900616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estiramento muscular é uma lesão que apresenta alta incidência na prática esportiva em diversos esportes. Com relação a esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta
		
	
	O estiramento muscular é comum em músculos biarticulares, como por exemplo no quadríceps.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau III caracterizado por lesão acima de 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau I caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional total do músculo lesionado.
	 
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407729785)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o treinamento de força assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	Volume de treinamento refere-se ao número de repetições, séries e tempo de treinamento.
	 
	Para trabalhar Resistência Muscular Localizada prioriza-se o trabalho com volume maior de treinamento, intervalos mais curtos e intensidade moderada.
	 
	Intensidade de treinamento refere-se ao número de repetições, séries e tempo de treinamento.
	 
	Para trabalhar força Máxima prioriza-se o trabalho com volume maior de repetições, intervalos mais longos e intensidade alta.
	 
	Um dos exames mais utilizados para prescrição de treinamento com pesos é o 1RM.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407280380)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Já foi amplamente divulgado que músculos com uma maior área transversal produzem maior força do que músculos semelhantes com uma área transversal menor. Com um treinamento de altas cargas em que a secção transversal do músculo aumenta, ocorre um incremento da força máxima (Zatsiorsky, 2006).
O texto acima demonstra a importância dos fatores musculares para o ganho de força. Assinale quais os fatores musculares que contribuem para o aumento da força:
		
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras nervosas.
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras ligamentares.
	
	Hipotrofia, displasia, tipologia das fibras musculares.
	
	Hipertrofia, hipoplasia, tipologia das fibras musculares.
	 
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras musculares.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407876177)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Contraturas musculares são lesões frequentes em atletas das mais variadas modalidades esportivas. Um dos métodos terapêuticos é o alongamento muscular. Quando alongamos um músculo a principal resposta neuromuscular de relaxamento é fornecida:
		
	
	Através dos elementos contráteis
	
	Através dos tendões e fáscias
	
	Através dos elementos não contráteis
	
	Através das fibras musculares
	 
	Através dos fusos musculares e órgãos tendinosos de Golgi
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407264961)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Resolução de n.º ______ de 08 de novembro de 2007) a especialidade de Fisioterapia Esportiva foi reconhecida: § 1º. A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva: O âmbito preventivo no tratamento das lesões decorrentes de esportes mostra muita importância no que se discute a atividade física de alto rendimento. Visando o aumento da longevidade dos atletas, a indicação terapêutica de atividade física e o aumento da quantidade de pessoas que querem usufruir de seus benefícios fazem com que a prevenção a lesões deva ser encarada com prioridade cada vez maior pelos profissionais da área de saúde. A ocorrência de lesões no esporte varia conforme a condição do atleta e o esporte praticado. ¿ O trecho acima se refere à resolução que reconhece a Fisioterapia Esportiva. A esta resolução recebe o número de:
		
	
	310
	 
	337
	
	422
	
	270
	
	320
	
	1a Questão (Ref.:201407264974)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As lesões musculares ocorrem por variados mecanismos, trauma direto, laceração ou isquemia. As principais causas de lesãosão os treinamentos físicos feitos de forma inadequada, retração muscular acentuada, desidratação, nutrição inadequada e temperatura do ambiente desfavorável. Sua classificação pode ser realizada em 3 graus. Roberto, atleta de futebol de salão teve uma lesão de 2 centímetros no músculo reto femoral levando a lesão de um moderado número de fibras, também com a fáscia muscular intacta, apresentando hematoma e um importante edema. Levando este quadro clinico e a agilidade na classificação da lesão marque a opção que apresenta o mais provável grau de lesão e diga qual o exame mais rápido e barato que pode ser realizado com este atleta neste momento tão desfavorável.
		
	 
	Grau III e Ultra sonografia
	
	Grau I e Ressonância
	
	Grau III e Ressonância
	
	Grau I e Ultra sonografia
	 
	Grau II e Ultra sonografia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407389705)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"O controle sensório-motor é indispensável para um bom desempenho esportivo" (Cohen, Abdalla, 2005). "Não adianta ter uma boa força muscular se o controle neural não estiver preparado para o movimento articular" (Meneguini, T; 2009). Com base nessas informações marque a proposição correta.
		
	
	O ganho de força excêntrica aumenta a capacidade proprioceptiva do atleta
	 
	A brincadeira de pular corda é um trabalho sensório motor.
	
	Lesão articular aumenta capacidade sensório-motora
	
	Procedimentos cirúrgicos estimulam e aumentam a capacidade sensório-motora do atleta.
	
	O ganho de força concêntrica aumenta a capacidade proprioceptiva do atleta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407279726)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões das estruturas miotendíneas representam, sem sombra de dúvidas, o dia-a-dia de todo profissional da área médica que trabalha com esportistas. Particularmente no contexto das lesões musculares, a alta incidência e prevalência fazem com que os conhecimentos devam sempre estar atualizados no tocante ao diagnóstico e ao tratamento, para que possamos fazer com que os atletas se afastem o menor tempo possível das suas atividades, quer sejam elas recreativas ou profissionais. As lesões musculares podem surgir de forma direta, como contusões dentro da atividade esportiva, ou indireta. Sobre lesões musculares no esporte podemos afirmar que as radiografias podem ser utilizadas como:
		
	
	Exame complementar "Gold Standard" para lesão muscular.
	
	Não e utilizado no diagnóstico de lesão muscular de maneira alguma.
	
	E um exame melhor que a ultra sonografia para lesão muscular.
	 
	São utilizadas para descartar avulsões ósseas.
	
	Pode substituir a ressonância nuclear magnética
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407876190)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O alongamento muscular deve fazer parte do processo de reabilitação do atleta, independente de sua modalidade esportiva. Dos tipos de alongamento muscular o único que não promove relaxamento devido a ativação dos fusos musculares e dos OTGs, é:
		
	
	Alongamento estático
	 
	Alongamento balístico
	
	Alongamento ativo
	
	FNP
	
	Alongamento passivo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407272586)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O objetivo da equipe multiprofissional na área esportiva ao tratar um atleta lesionado é:
		
	
	Permitir que o time atlético permaneça competindo,
	 
	Proteger a saúde e o bem-estar do atleta,
	
	Afastar o atleta do convívio da equipe até a recuperação.
	 
	Permitir que o atleta retorne à participação o mais rápido possível
	
	Transportar atleta imediatamente para o hospital,
	
	1a Questão (Ref.:201407709217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atleta J.K.L. foi encaminhado para tratamento Fisioterapêutico após sofrer ENTORSE DE TORNOZELO GRAU 2. Tendo em vista a CLASSIFICAÇÃO desse tipo de lesão, aponte o achado que NÃO ESTARIA PRESENTE NESSE CASO:
		
	
	Estiramento ligamentar
	
	Equimose
	
	Diminuição de arco de movimento
	
	Edema difuso
	 
	Fratura maleolar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407264967)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia no esporte é uma área que se encontra em crescimento seja no âmbito amador, seja no de alta performance. Atuar juntamente a uma equipe multidisciplinar faz com que o desempenho do atleta seja de qualidade. Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor). Para que este trabalho seja ainda mais estreito entre a equipe mostra-se necessário uma aproximação da modalidade praticada. Por este motivo, marque a opção que mostra a necessidade do conhecimento do Fisioterapeuta na prática e na avaliação do atleta em questão.
		
	
	Conhecimento da equipe adversária, condições e dinâmicas de jogo, gestual desportivo.
	
	Gestual desportivo, vestimenta da atividade e aspectos ambientais.
	
	Aspectos ambientais, condições e dinâmicas de jogo e vestimenta da atividade.
	
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo e Conhecimento da equipe adversária.
	 
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo, individualidade do atleta e condições e dinâmicas de jogo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407708211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Onde está localizado o Orgão Tendinoso de Golgi (OTG)?
		
	
	A região equatorial (central) das fibras musculares
	
	Nos ligamentos articulares
	 
	Na junção miotendínea
	
	Nas porções profundas da cápsula articular
	
	Nas porções superficiais da cápsula articular
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407279726)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões das estruturas miotendíneas representam, sem sombra de dúvidas, o dia-a-dia de todo profissional da área médica que trabalha com esportistas. Particularmente no contexto das lesões musculares, a alta incidência e prevalência fazem com que os conhecimentos devam sempre estar atualizados no tocante ao diagnóstico e ao tratamento, para que possamos fazer com que os atletas se afastem o menor tempo possível das suas atividades, quer sejam elas recreativas ou profissionais. As lesões musculares podem surgir de forma direta, como contusões dentro da atividade esportiva, ou indireta. Sobre lesões musculares no esporte podemos afirmar que as radiografias podem ser utilizadas como:
		
	
	E um exame melhor que a ultra sonografia para lesão muscular.
	
	Exame complementar "Gold Standard" para lesão muscular.
	
	Pode substituir a ressonância nuclear magnética
	 
	São utilizadas para descartar avulsões ósseas.
	
	Não e utilizado no diagnóstico de lesão muscular de maneira alguma.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407889692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lesão muscular constitui até 50% das lesões no esporte e tem causa multifatorial. Diante do exposto, analise. I. A genética, os equipamentos, o ambiente e a alimentação são causas extrínsecas das lesões musculares. II. Estará pronto para a fase III, o paciente cujo membro afetado apresente 70 à 80% da capacidade demonstrada pelo não-afetado. III. Exercícios nórdicos para os isquiotibiais combinados com alongamentos são eficazes para reduzir o risco de lesões de isquiotibiais. IV. Exercícios pliométricos são indicados para o atendimento precoce junto ao uso de gelo, compressão e elevação. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	I, II, III e IV.

Continue navegando