Buscar

AP1_AV1_PESQUISA DE MERCADO 2021 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO – AP1_AV1
DISCIPLINA: PESQUISA DE MERCADO
PROFESSOR TUTOR: Gercton Bernardo Coitinho 
ALUNO: Julyana Késsia Santos Albuquerque
CURSO: Administração 
TRABALHO – AP1_AV1
· INDICADORES DE CORREÇÃO:
	INDICADORES
	PONTUAÇÃO
	Coerência de resposta ao enunciado proposto
	0 a 2,0 pontos
	Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos
	0 a 1,0 ponto
	Correção Gramatical
	0 a 0,5 décimos
	Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências
	0 a 0,5 décimos
	TOTAL
	4,0 pontos
· PROPOSTA:
O cartão de plástico está com os dias contados?
A moeda tem se transformado ao longo do tempo: desde as cabeças de gado, grãos, conchas, metais, contas e ouro do passado, até o papel-moeda e os cheques bancários dos nossos dias, chegando ao cartão de crédito, que, segundo alguns, também já está a ponto de ser abandonado.
Nos dias atuais, usar cartões de crédito é algo tão na- tural que ninguém se lembra de sua interessante história. Acredita-se que o crédito foi inicialmente usado na Assíria, Babilônia e Egito há cerca de 3 mil anos. Conta-se que o primeiro anúncio de crédito foi feito em 1730 por um vende- dor, Christopher Thornton, que queria oferecer aos consu- midores uma chance de mobiliar suas casas imediatamente, enquanto os pagamentos tomariam mais tempo (os compra- dores podiam pagar semanalmente). Ele introduziu o con- ceito de ‘tenha agora e pague depois’. Sedutora para ambas as partes, a ideia logo foi aceita e adaptada por outros. De fato, o cartão de crédito foi o sucessor de uma variedade de formas de crédito utilizadas por empresas e bancos. Os créditos eram usados nos anos 1920, nos Estados Unidos, por exemplo, para vender combustível ao crescente número de
proprietários de carros. Em 1938, diversas empresas co- meçaram a aceitar cartões umas das outras.
Em 1950, o norte-americano Frank McNamara saiu para jantar com seus amigos e, na hora de pagar, perce- beu que tinha esquecido a carteira. Esse esquecimento foi a centelha que estimulou a criação do cartão de crédito. Com o amigo Ralph Schneider, McNamara introduziu o cartão Diners Club, um cartão de cobrança que possibilitava pagar as contas de uma só vez. Foi o primeiro cartão da história que permitiu aos seus 200 membros comprar alimentos e bebidas em 27 restaurantes da cidade de Nova York. Em 1958, surgiu o American Express. No mesmo ano o Bank of America criou o BankAmericard, um produto que depois evoluiu para o sistema Visa, nome introduzido em 1976. O sistema MasterCard apareceu em 1966, quando um grupo de bancos emissores de crédito fundaram o MasterCharge. Foi apenas em meados de 1970, com o estabelecimento da faixa magnética, que o cartão de crédito se tornou parte da Era da Informação.
Atualmente há inúmeras variações do conceito básico de crédito rotativo para indivíduos (emitido por bancos e honrado por uma rede de instituições financeiras), incluindo cartões de crédito com marcas de organizações, cartões de crédito corporativos, cartões de lojas etc. Os cartões de crédito são uma boa opção de moeda para viajantes, que podem usá-los em qualquer lugar onde sejam aceitos, isto é, em quase toda parte do mundo. No Brasil, os principais emissores são Bradesco, Credicard, Itaucard, Ourocard e Unicard, e as principais bandeiras são Visa, MasterCard, Diners e American Express. Há grandes diferenças entre o mercado de cartões de crédito no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui há taxas de anuidade, seguros opcionais contra perda ou roubo, alto
índice de inadimplência e taxas de juros bastante elevadas; além disso, tanto o estabelecimento que vende o produto como o próprio cartão podem propiciar o parcelamento. Nos Estados Unidos, a escala de vendas e receitas é bem maior; porém a concorrência também é muito mais acirrada — siatuação que permite e estimula a suspensão da anuidade. Estima-se que a quantidade de cartões de crédito em posse da população economicamente ativa seja de 4,7 por pessoa nos Estados Unidos, enquanto no Brasil esse número é de apenas 0,7, o que leva a crer que ainda existe um grande potencial de mercado a ser explorado.
Contudo, o dinheiro de plástico, ou cartão de crédito, apesar de bem-sucedido, não substituiu totalmente o dinheiro nem eliminou algumas situações em que ele é
necessário.
Hoje se discute a nova moeda de troca. Nesses estu- dos, o sistema de cartões de crédito convencionais volta a passar por uma revolução. Eles tendem a evoluir para os smartcards — nova geração de cartões inteligentes carre- gados diretamente da conta bancária e que são capazes de armazenar grande quantidade de informações, protegendo-
-as do acesso de pessoas não autorizadas.
Esses cartões compõem parte do conceito do dinheiro eletrônico (ou digital), que passará a ser a nova moeda de troca, isto é, a moeda digital na forma de bits e bytes. De acordo com os estudos, o dinheiro digital será como o dinheiro em papel — o saldo da conta bancária será convertido em um código digital, armazenado em um microchip, que poderá estar em um cartão de bolso (o smartcard) ou no disco rígido do computador, podendo ser usado em transações, desde que os envolvidos (banco, comprador e vendedor) reconheçam o seu valor. A Internet deverá ser o ambiente natural no qual o dinheiro digital se desenvolverá.
Com essa evolução, o novo cartão irá assumir uma variedade de funções, incluindo a de cartão de débito, moedeiro eletrônico, cartão de fidelidade, de identificação pessoal e outras. Ele poderá ser recarregado e reconfigurado de acordo com as necessidades do usuário, oferecendo assim mais facilidades e segurança. Seria o fim dos cartões de plástico?
Fontes: Brad Puffer, Digital cash, http://www.pbs.org/wgbh/nova/moolah/ digitalcash.html; Stanley Slaughter, “Card evolution”,
Business Travel World, out. 2004, p. 4; http://www.rlrouse.com/credit-cards-history.html.
Questões para discussão (Elabore um texto argumentativo com no mínimo 8 linhas respeitando o embasamento teórico da disciplina).
1 - Que informações são necessárias para prospectar o mercado de cartão de crédito e os potenciais usuários do dinheiro eletrônico? Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis da adoção do dinheiro eletrônico.
É necessário um estudo visando saber as principais consequências da utilização do dinheiro eletrônico, avaliando seus benefícios e prejuízos para a “sociedade” bem como procura dos possíveis clientes, para alcançar um “mercado consumidor”. A principal vantagem dessse dinheiro é a comodidade fornecida aos seus usuários, tendo como um exemplo disso, não precisar enfrentar filas para sacar, pagar e investir, também por não haver necessidade de locomoção aos bancos, já que as transações podem ser feitas de qualquer lugar e em qualquer horário, entre outros. Em contrapartida, temos a insegurança na internet, as fraudes, taxas muito altas, alto nível de inadimplência, e nem todos possuem aparatos para utilização dessa moeda.
2 - Que tipo de pesquisa você faria para prever o futuro do cartão de crédito no Brasil? Justifique.
Seria importante e necessária uma pesquisa de mercado bem detalhada, observando o momento atual em que o país esteja enfrentando, o perfil dos usuários de cartões e sua participação no mercado, seu consumo e seu comportamento mediante aos avanços tecnólogicos que estão cada vez mais, atualizando os meios de armazernarmos e uso de dinheiro. Assim como verificar como os bancos comerciais e bandeiras de crédito se desenvolvem para que seus consumidores consigam acompanhar e também estarem adeptos na nova era.

Outros materiais