Buscar

SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade de Aprendizagem: Unisul - Braço do Norte
Curso: Direito
Professor: Agostinho Schneiders 
Nome do estudante: Bruna Schuelter Viana
Data: 22/10/2017
RESPOSTAS:
1 - A soberania é requisito mínimo para a constituição e manutenção do Estado. Contudo, diante da globalização, sobretudo em relação aos direitos individuais e da ordem econômica, os Estados tendem a relativizar tal requisito, a fim de obter o bem-estar social de forma mais ampla.
 Assim, em relação aos tratados internacionais, os quais são tidos como fontes primárias do Direito Internacional e, consequentemente, produto volitivo dos interesses de Estados igualmente soberanos em um concurso de vontades, é perfeitamente plausível que estes celebrem, em mútua concordância, determinadas regulações jurídicas sobre determinado fato mais ou menos complexo e comum entre esses entes.
 Isto posto, podemos afirmar que o processo de integração só tende a afetar positivamente os Estados e, consequentemente, a população envolvida, ainda que, de certa forma, tal processo resulta também em certa relativização da soberania.
2- Tendo em vista que a população e os mercados têm se preocupado cada vez mais em adotar práticas ambientalmente sustentáveis, porém sem prejudicar o desenvolvimento econômico, tem sido comum que as empresas adotem os denominados “selos verdes”, os quais contribuem para que, em termos globais, a concorrência mantenha-se acirrada e economicamente viável, o que não prejudica a produção de bens ou serviços, mas tem contribuído para a diminuição da poluição.
3- A necessidade da produção em massa e a alteração na cadeia de processos industriais fez com que a classe operária, caracterizada pelo trabalho braçal de pessoas do sexo masculino, cedesse espaço para a modernização na forma do labor, criando-se uma concorrência intelectual. Isso se dá principalmente pelo fato de que em virtude da globalização, é necessário que haja certa dinamização nos processos econômicos e financeiros, buscando-se cada vez mais a utilização de recursos modernos e informatizados, como robôs, máquinas, sistemas de inteligência e programas artificiais.

Continue navegando