Buscar

Hemácias: Função e Anemia Falciforme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hemácias
células sanguíneas que têm formato de disco bicôncavo e são anucleadas quando maduras. As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado. A produção de eritropoetina é afetada principalmente pelos baixos índices de oxigênio nos tecidos. As hemácias estão relacionadas principalmente com o transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Entretanto, elas também atuam no transporte de dióxido de carbono e no tamponamento dos íons de hidrogênio.  dez milhões de hemácias são destruídas por segundo. Todos os componentes das hemácias são utilizados para fabricação de novas células. Algumas vezes o valor de hemácias no sangue decai, levando a um quadro conhecido comumente como anemia. Esse problema de saúde pode ocorrer, além da baixa síntese, em virtude da grande destruição dessas células sanguíneas, produção de células deficientes, redução na produção de hemoglobina ou ainda em casos de perda de sangue. Vale destacar ainda que algumas anemias possuem causa genética, como é o caso da anemia falciforme.
Hemoglobina
A hemoglobina (Hb) é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos ou hemácias do sangue.
Sua função principal é transportar o oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.
É a hemoglobina que dá a cor vermelha às hemácias.
A hemoglobina anormal mais conhecida é a HbS – sickle (foice, em português, devido ao seu formato), responsável pela anemia falciforme. 
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.
cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.

Outros materiais