Buscar

Avaliação de pesquisa 02 - Avaliação Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Institucional
Aluno (a): Eder Bento Rodrigues
Data: 16 / 09 /2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 02 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 - Procure no dicionário o significado da palavra dialética e explique por que ela pode ser aplicada ao processo de Avaliação Institucional.
Dialética é uma palavra grega que significa um diálogo com foco na contraposição de ideias, no qual um indivíduo busca raciocinar, debater e persuadir. A dialética é vista como uma “forma de arte” do diálogo, da conversa, na qual a argumentação poderosa e bem utilizada pode ser a chave para esclarecer conceitos e ideias presentes em uma discussão. Avaliação Institucional necessita ser constantemente reavaliada, alinhando, com a realidade e as mudanças que ocorrem no contexto.
2 - Por que a Avaliação Institucional deve ser uma atividade rotineira?
Porque a Avaliação Institucional proporciona diagnostico constantes da realidade, em que é aplicada e dessa forma pode melhorar o desempenho da mesma aproximando o seu produto das expectativas dos estudantes e da comunidade. Assim favorecer o processo da de avaliação Institucional incentivará a articulação entre as metas institucionais e os resultados alcançados dessa articulação resultarão novos planos de metas e ações.
3 - Quais os principais objetivos do Censo da Educação Superior?
O principal objetivo é integrar e tornar disponíveis as informações da educação superior, mas decorrente desses outros objetivos são igualmente importantes:
 - Melhorar a qualidade das informações, ampliando a transparência e a confiabilidade aos dados coletados;
- Obter informações estatísticas e gerenciais, contribuindo com a construção de indicadores;
- Padronizar as informações sobre codificação para favorecer a comunicação entre as IES e os demais órgãos, sobre o mesmo formato;
- Subsidiar a construção de bases de dados, necessários à gestão da Educação Superior.
4 - O que é PDI? Qual a sua importância para o processo de Avaliação Institucional?
PDI é a sigla utilizada para o Plano de Desenvolvimento Institucional que é o principal documento de uma instituição de Ensino Superior. É um documento político institucional que deve identificar a Instituição no que se refere filosofia, missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas desenvolvem e/ou que pretende desenvolver, durante um período determinado de tempo, geralmente por um período de cinco anos.
5 - Por que os Projetos Pedagógicos são documentos importantes para as instituições de educação?
Porque não atendem apenas as exigências administrativas ou burocráticas, mas os documentos que deixam claro as reflexões realizadas pela instituição seus atores, como forma de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, as necessidades da instituição e de suas comunidades académicas respeitando e concretizando, assim a identidade da escola. Os Projetos Pedagógicos são, portanto, importantes referencias teóricos-metodológicos que visam auxiliar a superação dos desafios da instituição. São norteadores de trabalho que indicam rumos e garantem a unidade dos profissionais envolvidos com os mesmos. São balizadores das práticas pedagógicas, as ações docente e dos gestores de cursos.
 
6 - Qual a principal diferença entre Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico de Cursos?
- O projeto pedagógico institucional é o documento que reflete a opção política e pedagógica da instituição na condução das suas ações, constituindo-se assim em referenciais teóricos e metodológicos que embasam a pratica pedagógica da Instituição. Contempla articulação entre a missão, vocação e a visão do mundo da Instituição.
- O Projeto Pedagógico de Curso é o documento, construído coletivamente pelos atores e no qual estão definidos os princípios que orientam o processo de formação dos profissionais do curso que se referem, observando a realidade em que estão inseridos, os referenciais filosóficos da Instituição, sua concepção política econômica, cientifica, cultural e sua orientação didática pedagógica.
7 - Como os processos de Avaliação Institucional podem contribuir com os Projetos Pedagógicos?
Os processos de Avaliação Institucional proporcionam práticas de investigação, reflexão e reconstrução permanentes, o que ali menta os Projetos Pedagógicos para o aprimora mento da qualidade do ensino, da pesquisa, da gestão e das relações institucionais. È o papel reflexivo da Avaliação Institucional que oferece subsídios para a tomada de decisão, isto é, para a formulação de ações pedagógicas e administrativas, constituindo-se na base para a condução dos Projetos Pedagógicos. Esse processo dialético que alimenta tanto os processos de Avaliação Institucional como os Projetos Pedagógicos devem resultar numa articulação de autoconhecimento e reconstrução institucional, mediados pela realidade social.
Atividade de Pesquisa 02: Avaliação Institucional

Continue navegando