Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
simulado composição dos alimentos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS   
	
	202108202126
	Acertos: 10,0 de 10,0
	11/09/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As Dietary Reference Intakes (DRI) constituem-se na mais recente revisão dos valores de recomendação de nutrientes e energia. Ela apresenta quatro categorias (EAR, RDA, ____, UL) de valores de referência para avaliação e planejamento de consumo, rotulagem e fortificação de alimentos. O ____ é definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
		
	
	EDA / EAR / desenvolvimento.
	
	IC / ER / faixa etária.
	
	ADA / RDA / doença.
	
	ER / UL / atividade física.
	 
	AI / UL / sexo.
	Respondido em 11/09/2021 13:41:38
	
	Explicação:
A resposta correta é: AI / UL / sexo.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação à biodisponibilidade de micronutrientes, assinale a alternativa correta:
		
	
	Em alimentos fontes de lipídeos, a absorção e, consequentemente, a biodisponibilidade da vitamina E são menores.
	
	O consumo de álcool não afeta a biodisponibilidade de nutrientes.
	
	O cálcio é facilmente absorvido quando presente em alimentos ricos em ácido oxálico, como espinafre e couve.
	 
	A absorção do ferro é uma etapa importante da biodisponibilidade e, no caso do ferro heme, é pouco afetada por fatores intrínsecos e extrínsecos.
	
	A biodispobibilidade de zinco não é afetada pela presença de fitato na alimentação.
	Respondido em 11/09/2021 13:42:18
	
	Explicação:
A resposta correta é: A absorção do ferro é uma etapa importante da biodisponibilidade e, no caso do ferro heme, é pouco afetada por fatores intrínsecos e extrínsecos.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Prefeitura de Avelinópolis - GO - 2019- adaptada) O açúcar é o termo empregado para designar os carboidratos mais simples, incluindo os monossacarídeos e os dissacarídeos. São altamente empregados na técnica dietética garantindo o sucesso de diversas preparações. De acordo com as propriedades dos açúcares, é possível afirmar que:
		
	
	O único açúcar encontrado para consumo no comércio é a sacarose.
	
	Não possui capacidade de cristalizar, por isso pode ser adicionado a qualquer alimento.
	
	O poder de cristalização não varia com o tipo de açúcar.
	 
	Podem ser utilizados para conservar alimentos devido à capacidade de alterar a pressão osmótica do meio.
	
	A solubilidade dos açúcares é inversamente proporcional ao aumento da temperatura.
	Respondido em 11/09/2021 13:43:01
	
	Explicação:
A resposta certa é: Podem ser utilizados para conservar alimentos devido à capacidade de alterar a pressão osmótica do meio.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(AOCP - 2018 - UEFS - Técnico Universitário -Técnica Nutricional- adaptada) O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose, e sua principal característica é o sabor adocicado. No singular, "açúcar" costuma se referir à sacarose, identificando outros açúcares por seus nomes específicos (glicose, frutose etc). Atualmente, pode-se encontrar diversos tipos de açúcar no supermercado, sendo a sacarose a mais consumida e que apresenta mais subtipos. Em relação ao tema, considere as seguintes definições e assinale a alternativa que apresenta suas respectivas classificações.
1. É também conhecido como açúcar branco, sendo o mais encontrado nos supermercados. É obtido pelo processo de extração e clarificação do caldo.
2. É feito da cana de açúcar, não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. É menos solúvel que os demais. Rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio. E normalmente feito de forma artesanal.
3.  É menos processado que o refinado, obtido por um processo mais simples de purificação do açúcar, por isso é considerado o açúcar bruto.
		
	
	1. Açúcar cristal; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar demerara
	
	1. Açúcar refinado; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar de coco
	
	1. Açúcar cristal; 2. Açúcar orgânico; 3. Açúcar demerara
	 
	1. Açúcar refinado; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar demerara
	
	1. Açúcar de confeiteiro; 2. Açúcar demerara; 3. Açúcar cristal
	Respondido em 11/09/2021 13:44:13
	
	Explicação:
A resposta certa é: 1. Açúcar refinado; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar demerara
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O novo Guia Alimentar para a População Brasileira tem como um de seus pressupostos o direito à alimentação saudável, saborosa e balanceada. Além de ser um instrumento de educação alimentar e nutricional, insere-se na estratégia global de promoção da saúde e do enfrentamento ao excesso de peso e comorbidades associadas. Considerando o proposto no novo Guia, avalie as afirmações a seguir.
I - Apresenta uma lista de alimentos ultraprocessados proibidos, cujo consumo, mesmo que esporádico, contribui para o aumento da incidência de obesidade nas populações.
II - Estrutura suas orientações em grupos de alimentos e na quantidade de porções a serem consumidas, recomendando que a alimentação se baseie em alimentos frescos, como frutas, carnes e legumes, e minimamente processados, como arroz, feijão e frutas secas.
III - É voltado tanto aos profissionais envolvidos na promoção da saúde da população, quanto às famílias brasileiras, apresentando uma linguagem de fácil compreensão para leigos.
IV - Orienta as pessoas a optarem por refeições caseiras e a evitarem produtos prontos que dispensam preparação culinária e em redes de fast food, uma vez que busca valorizar a culinária, principalmente a regional.
V - Enfatiza as formas pelas quais os alimentos são produzidos e distribuídos, privilegiando aqueles cujas produção e distribuição sejam social e ambientalmente sustentáveis, como os alimentos orgânicos e os de base agroecológica.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	 
	III, IV e V.
	
	II, IV e V.
	Respondido em 11/09/2021 13:44:48
	
	Explicação:
A correta é: III, IV e V.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, contribui para o desenvolvimento de estratégias de promoção e do Direito Humano à Alimentação Adequada. O documento foi produzido para ser utilizado pelos brasileiros tanto em suas casas quanto em espaços em que são realizadas ações de promoção de saúde: Unidades Básicas de Saúde, instituições de ensino, entre outros. O guia alimentar é um importante instrumento para a educação alimentar e nutricional e para a atenção dietética, estimulando mudanças de hábitos e novos critérios para as escolhas alimentares.
 
Acerca do referido guia, é correto afirmar que:
		
	
	adota o Índice de Massa Corporal (IMC) como medida de avaliação de adequação de peso, destacando a importância de se manter um peso saudável e apresentando orientações sobre atividades físicas regulares e recomendações previstas na Pirâmide de Alimentos no sentido de se alcançá-lo.
	
	recomenda a substituição do sal de cozinha por ervas aromáticas e especiarias na preparação de alimentos, além de exemplificar o tamanho das colheres, copos e xícaras, facilitando a compreensão das porções recomendadas.
	
	confere maior ênfase a nutrientes do que a grupos de alimentos. Como se apresenta na forma de guia de bolso, facilita a divulgação de orientações específicas sobre a alimentação vegetariana e sobre dietas com restrições alimentares.
	 
	traz uma forte valorização da culinária do país, incentivando o consumo de alimentos regionais nas preparações culinárias e respeitando a diversidade cultural, além de evidenciar preocupação com a sustentabilidade por constituir-se
Página12