Buscar

Transtorno da Memória

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Universidade Estácio de Sá
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Professora: Cheila Szuchmacher
Alunos: Diones Cesar Porto 
Gabrielly Matos
Leonardo Guarany Vieira
Pryscilla Lima Torres
Viviane Guimarães Oliveira
 
*
*
TRANSTORNO
DA 
MEMÓRIA
*
*
O QUE É MEMÓRIA?
*
*
No nosso dia-a-dia, somos bombardeados com milhões de informações que se traduz em estímulos. Segundo pesquisas, cerca de 99% da informação que entra no cérebro é posta de parte. Imagine o que seria se você se lembrasse de todas as sensações que recebeu durante o dia… (sensações como as provocadas pelas peças de roupa, comida, etc) Cabe ao nosso cérebro selecionar a informação importante, para garantir a própria sobrevivência do indivíduo e da espécie, chama-se a este processo processamento de informação.
*
*
O processamento da informação dá-se em três fases:
 
.
codificação, armazenamento e recuperação
A codificação é a primeira fase da memória que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro. 
O armazenamento de informação consiste no registro de informação sobre algo.
Na recuperação, recupera-se uma informação, ou seja, lembramo-nos, evocamos, recordamos uma informação.
*
*
Existe três tipos de memória: sensorial, a curto prazo e a longo prazo.
Tipos de Memória
Memória sensorial: a memória sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos sensitivos. 
Memória a curto prazo: este tipo de memória retêm informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória de longo prazo.
A Memória a longo prazo: se divide em duas a Memória declarativa e a Memória não-declarativa.
*
*
Esquecimento bom ou mal?
*
*
Atividades Importantes:
Jogo da Memória
Dominó da associação
*
*
Atividades Importantes:
Atividade das Cores
Atividade para Memorização
*
*
*
*
Relação entre Memória e Aprendizagem
* Desde os tempos de Pavlov, já está bem clara a relação entre memória e aprendizagem. A aprendizagem corresponde à primeira das três etapas dos fenômenos mnemônicos. Quando chega uma informação ao SNC e ela é “antiga” e conhecida, ela gera uma lembrança. Mas quando chega uma informação “nova” e desconhecida, ela gera uma mudança: isso é aprendizagem.
* Por intermédio do olhar neurobiológico, o que se verifica é que existe uma espécie de “filtro”, com função de classificar as informações conhecidas ou desconhecidas. É justamente aqui que reside a relação entre memória e aprendizado.
*
*
* Do ponto de vista do funcionamento do SNC, tal “detector de novidades” nada mais é do que a própria memória operacional. Esta é uma das atribuições da chamada memória de trabalho ou memória operacional. 
* Está bem claro que diferentes tipos de memória usam diferentes mecanismos de aquisição, consolidação e evocação.
* A consolidação das memórias declarativas, ocorre em uma pequena porção do lobo temporal, chamada de hipocampo. É para ele que todos os componentes da informação têm de convergir para que ocorra o fenômeno da consolidação, que pode durar algumas horas.
*
*
Relação entre Memória e Atenção
* Ter atenção não é somente o fato de estar desperto e vigil. Certamente o estado de vigilância também deve ser acompanhado da plena capacidade em saber selecionar quais informações que estão chegando ao SNC são relevantes para aquele instante.
A quantidade de informações ás quais estamos expostos é enorme, e não há dúvidas de que a maioria é redundante ou desnecessária.
* Dentro do esquema proposto por Luria (1966), a primeira unidade funcional a amadurecer na criança é justamente aquela que está relacionada com o ciclo sono-vigília e também com a atenção.
Portanto, eventos que possam causar disfunção no SNC, tendo ocorrido durante a janela maturacional na qual consolida a primeira unidade funcional de Luria, podem resultar em desatenção.
*
*
* A análise das bases neurobiológicas de um transtorno bastante prevalente nas crianças em idade escolar, atualmente conhecido como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), pode fornecer algumas pistas sobre a relação entre memória e atenção. Não é surpreendente a associação entre esse transtorno específico e dificuldades no aprendizado.
*
SNC - Sistema Nervoso Central
Demência - é conceituada como síndrome, geralmente crônica e progressiva, devida a uma patologia encefálica, de caráter adquirido, na qual se verificam diversas deficiências das funções corticais superiores, incluindo: memória, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprender, linguagem e julgamento.
Lobo temporal - é a estrutura central responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. 
Ontogenético - Aprendemos durante nossa vida. Nossa espécie não está programada para atravessar a rua depois de olhar para os lados. Precisamos ser ensinados a fazer isso. Alguém tem que nos ensinar a ler e a escrever, e a sermos respeitosos. Pode parecer mentira, mas não nascemos falando. O nível ontogenético (ou de formação do ser) é o mais importante para grande parte da Psicologia. O desenvolvimento ontogenético inicia-se com a fecundação e prolongar-se-á por toda a vida do indivíduo. 
*
*
Relação entre Memória e Motivação
* A motivação atua com maior intensidade na aquisição e na consolidação da memória.
* A motivação certamente está ligada ao humor de base. Os transtornos do humor trazem consigo um considerável componente genérico, mas só se externarão se houver algum fator desencadeador durante a biografia da criança. 
* O diagnóstico de depressão na infância nem sempre é obvio e fácil de ser feito.
* É preciso se atentar àqueles casos de crianças com problemas de aprendizagem e múltiplas reprovações e ter uma boa noção sobre qual é o potencial cognitivo deste grupo.
* Sem necessidade fica difícil estabelecer-se motivação. 
*
*
Relação entre Memória e Ansiedade
* O grau máximo de ansiedade é chamado de transtorno da ansiedade generalizada (TAG).
* O conceito de ansiedade está bem próximo do conceito de estresse. Neste último, o organismo reage de forma exagerada aos estímulos externos, como se eles fossem realmente ameaçadores. 
* No primeiro encontro com a escola pode ocorrer uma angústia de separação, que até pode se perpetuar, na dependência de uma série de eventos psicodinâmicos. 
* Na maioria das vezes, a pressão é gerada pelos pais e até pela própria escola. 
*
*
Transtorno da Memória e Aprendizagem
*
*
Transtornos da Aquisição da Memória
* Esse é o evento mnemônico cuja conceituação está mais próxima do que a neuropediatria considera como aprendizado. 
* Existem várias causas que podem redundar em transtornos da aquisição da memória, problemas na atenção, na motivação. 
* A aquisição das memórias segue as vias sensitivas podem ser memórias visuais, auditivas, olfativas, gustativas, táteis... 
*
*
* Os transtornos da aquisição da memória podem decorrer de várias causas. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos. Os transtornos da aquisição das memórias declarativas ou procedurais.
* Nas declarativas que se relacionam basicamente nos cinco sentidos. Já nas procedurais são transtornos que podemos somente cita-los, mas não irmos tão aprofundados, pois são transtornos de solução para a medicina. São transtornos do tipo lesões “paralisia cerebral”.
*
*
Transtornos da Consolidação da Memória
* Memórias de curta duração. 
* Memórias de longa duração. 
* Memórias declarativas
*
*
Transtornos da Evocação da Memória
* Importância do resgate da memória no âmbito escolar. 
* Este evento mnemônico prescinde dos dois anteriores que são: transtorno da aquisição e transtorno da consolidação. 
* Lesões e disfunções
*
*
Referências
* Transtornos da Aprendizagem – 1ª edição/2006
Lygia Ohlweiler 
Newra Tellechea Rotta 
Rudimar dos Santos Riesgo
* http://carminatimaricato.blogspot.com.br
* http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes