Buscar

Orçamento Empresarial - Regime Especial V2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE GESTÃO E 
NEGÓCIOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LAÍS RIBEIRO LUCIO
R.A. 00168633
Estudo referente ao Orçamento Empresarial no Contexto Organizacional
Estudo apresentado como regime especial da disciplina “Orçamento Empresarial”, do Curso de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba ofertada em regime especial no 1º Sem/2021.
Prof.: Dr. Jose Luiz Rampazo Filho
PIRACICABA-SP
JUNHO/2021
1. Referências para o estudo
Para compor o estudo do tema, foi utilizado três principais bases de consulta:
SALTO, Luciene Aparecida et al. A importância do orçamento empresarial para a tomada de decisão. Congresso Internacional de Administração. 2009.
CASTANHEIRA, Dariane Reis Fraga. SAUAIA, Antonio Carlos Aida. A Prática do Orçamento Empresarial: uma Ferramenta de Apoio à Decisão. 1º Encontro da Administração da Informação SC. 2007.
FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial – Planejamento e Controle Gerencial. 4ª Edição revista e atualizada. São Paulo. Editora Atlas S. A. 2007.
2. Resumo do conteúdo absorvido após estudo
Através do estudo realizado em regime especial pude absorver informações extremamente importantes relacionadas ao Orçamento Empresarial como uma ferramenta capaz de munir as gerências com objetivo de agilizar as tomadas de decisões, agregando ao processo maior clareza e objetividade, ficou claro como o orçamento empresarial antecede ações a serem executadas diante de determinados cenários, permitindo a geração de estimativas de recursos a serem utilizados e atribuindo responsabilidades aos diversos envolvidos para atingir os objetivos fixados.
Devido cenário extremamente competitivo que demanda ações diferenciadas, as empresas nota cada vez a necessidade de ter um constante controle organizacional. Controle e conhecimento são variáveis cada vez mais indispensáveis para se manter em destaque no ambiente economico, então prever e controlar são instrumentos cruciais utilizados pelos administradores como medida para eficaz para tomada de decisão. Por essa razão, o orçamento empresarial atua como uma ferramenta que auxilia e possibilita as empresas a acompanhar seu desempenho e assegurar que não há desvios em suas metas. Uma estruturação com desenvolvimento adequado e as devidas fundamentações, quando se baseia em dados previamente analisados, proporciona aos administradores a capacidade de prever problemas que possam aparecer no futuro e servem de padrão de avaliação da eficiência da empresa. 
Em resumo, o orçamento é a expressão monetária dos planos operacionais e de investimentos. Possui uma forte contribuição a sua organização e planejamento financeiro. Tem como objetivo fornecer a direção e a informação, já pré-estimadas, onde se possa trabalhar com uma suposta previsão de recursos, no qual a empresa poderá utilizar para qualquer setor ou investimento.
No ensinamento dos autores Sanvicente e Santos (1994) “os orçamentos elaborados fornecem direção e instruções para a execução dos planos, enquanto o acompanhamento, levando ao controle, permite comparação das realizações da empresa ao que tinha sido planejado”.
A aplicação do programa orçamentário empresarial se inicia no exato momento em que de posse dos dados da projeção possibilita a tomada de decisão e verificação de desvios no plano de ação, oferecendo assim oportunidade de corrigilos. O controle ocorre através do acompanhamento da execução das atividades da maneira mais rápida possível, e comparar o desempenho efetivo e planejado, isto é, o que tenha sido consideradamente desejável, satisfatório ou viável para a empresa. 
Dessa forma, o orçamento apresenta os registros e as estimativas necessárias com auxilio da contabilidade, pois será ela que registrará as realizações que verificará o real cumprimento ou não das atividades programadas, outro ponto de estrema importância a ser adotado são os relatórios de custos devidamente ajustados para receberem valores orçamentários, com o objetivo de determinar possíveis desvios e permitir, caso necessário, uma imediata decisão.
É indispensável que a organização no que diz respeito à implementação do orçamento, faça parte desse processo como um todo, já que estará envolvendo vários setores e funções distintas, hierarquias, subordinação e autoridades, para evitar conflitos entre responsabilidades atribuídas pelo planejamento e conferência ao executante da tarefa. É necessária a participação de todos que irão executá-la, acompanhando e dando seu percentual de contribuição, também é estrito que cada responsável atue no campo relativo à sua competência e responsabilidade, porém sem perder de vista os objetivos globais da empresa.
Vantagens: com base nos estudos, é possível afirmar que as vantagens ultrapassam, em muito, o simples aspecto financeiro. O orçamento induz a minimização dos custos e a contenção das despesas - A busca do menor custo (da mão-de-obra, dos materiais, dos serviços de terceiros, dos encargos, das utilidades) passa a ser rotineira, sem que tragam efeitos negativos ao faturamento e/ou à lucratividade, é claro. O sistema orçamentário elimina "doenças" da empresa - Através da comparação entre estimativas e realizações localizam-se os pontos fracos da empresa. 
Limitações: Os dados contidos nos orçamentos não passam de estimativas, estando assim sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação e a própria incerteza inerente ao ramo de operações da empresa. Ele não é a resposta para todos os males, pois, para ser bem aplicado numa empresa, requer as atitudes apropriadas e o conhecimento da técnica envolvida na utilização.

Continue navegando