Buscar

Digestão de vitaminas

Prévia do material em texto

DIGESTÃO E ABSORÇÃO INTESTINAL DE VITAMINAS
	Nós temos as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, as lipossolúveis são A, E, D e K (k.e.d.a.) e as hidrossolúveis são as outras, como a C, complexo B, as vitaminas participam de diversos processos metabólicos, também podem entrar como cofatores em alguns processos específicos, como coagulação, função relacionada ao metabolismo do cálcio, entre outros, precisamos de uma ingestão diária em quantidades pequenas das vitaminas, pois o nosso corpo tem dificuldade de armazenar essas vitaminas, por exemplo, as lipossolúveis são mais facilmente armazenadas no fígado, já as hidrossolúveis não são armazenadas, exceto a B12, que podemos armazenar, além disso, essas vitaminas não podem ser sintetizadas pelo nosso corpo, mas existem algumas que conseguimos fazer essa síntese, como a vitamina D, K e o complexo B, mas em quantidades muito menores do que o que precisamos diariamente (é uma quantidade insignificante).
	As lipossolúveis chegam junto com os lipídios, são emulsificadas pelos ácidos biliares e absorvidas pelos enterócitos, as vitaminas lipossolúveis fazem parte das micelas onde eu tenho diversos lipídios, e no íleo-terminal é onde vamos ter principalmente a absorção dessas vitaminas (não exclusivamente, elas podem ser absorvidas ao longo do intestino delgado também), elas vão usar esses ácidos biliares, que vão trazer p a borda em escova, onde elas vão entrar no enterócito por difusão simples, lá elas vão ser re-esterificadas, ou seja, vão voltar a ser ésteres de vitaminas lipossolúveis e vão sair do enterócito pelos quilomícrons, que caem no sist. linfático, entra no ducto torácico e alcança o fígado pela artéria hepática. 
*Vitamina A: componente da rodopsina, faz manutenção dos epitélios e ajuda na resistência à infecções, sua falta pode causar cegueira noturna, xeroftalmia e cegueira, sua absorção independe dos sais biliares.
*Vitamina D: facilita a absorção de cálcio e fosfato nos ossos, sua falta pode causar raquitismo e osteomalácia, sua absorção intestinal depende dos sais biliares.
*Vitamina E: participa do sistema redox antioxidante, sua falta pode causar degeneração espinocerebelar, sua absorção intestinal depende de sais biliares.
*Vitamina K: é cofator de fatores da coagulação sanguínea, sua falta pode causar hemorragias, e sua absorção intestinal depende de sais biliares.
	O fato da vitamina A ser absorvida independentemente dos sais biliares, significa que uma pessoa que tiver problema com a bile não vai sofrer deficiência de vitamina A.
	A hidrossolúvel que vamos falar agora é a vitamina B12, que pode sofrer bastante influências de distúrbios no TGI. A vitamina B12/Cobalamina é ingerida na carne por exemplo, que tem proteína, e quando chega no estômago, pela ação do pH ácido e da pepsina, essa cobalamina se desliga desse alimento, e ainda no estômago existe o fator intrínseco, que veio das células parietais que produzem ácido clorídrico e fator intrínseco, só que esse fator intrínseco não vai conseguir se ligar à cobalamina no estômago, pois o meio é muito ácido, e então a cobalamina se liga à proteína R, aí eles vão para o duodeno, onde o pH é de neutro a levemente alcalino, então a cobalamina já pode se ligar ao fator intrínseco, e vai ter digestão de proteína, então eu faço a digestão da proteína R, a cobalamina fica livre, e aí os dois conseguem se ligar, e esses dois são resistentes à ação de enzimas, então não vão sofrer digestão. Eles vão seguindo o caminho até chegar no íleo-terminal, onde tem um receptor que reconhece esse complexo cobalamina-fator intrínseco e faz endocitose, isso significa que a cobalamina depende do fator intrínseco pra ser absorvido, dentro do endossomo vamos separar os dois, a cobalamina fica livre, se liga na transcobalamina II e é absorvida. Resumindo: a cobalamina entra no enterócito com o fator intrínseco, uma vez dentro do enterócito, eu separo o fator intrínseco da cobalamina, o fator intrínseco vai ser digerido e a cobalamina fica livre, então ela se liga na transcobalamina II, que sai do enterócito, cai na circulação entero-hepática e vai pro fígado fazer suas funções e pode ser armazenada de maneira a suprir a deficiência de 3 a 4 anos. Sua carência pode causar anemia perniciosa. As outras vitaminas hidrossolúveis são absorvidas acopladas ao sódio, na membrana basolateral tem uma bomba de Na e K que cria um gradiente pro sódio, que vem e traz glicose, galactose, alguns aminoácidos e diversas vitaminas. A biotina, B2 e B3 são absorvidas no jejuno, a vitamina C é no íleo, mas também e acoplada ao sódio.
*Vitamina B1/Tiamina: participa do metabolismo dos carboidratos como pirofosfato, é a coenzima de reações de descarboxilação, sua falta pode causar beribéri e síndrome de Wernicke-Korsakoff, sua absorção é por transporte ativo secundário dependente de sódio no jejuno.
*Vitamina B2/Riboflavina: participa do metabolismo geral como FAD e FMN, sua falta pode causar queilose, estomatite, glossite, dermatite e vascularização da córnea, sua absorção é no jejuno, em baixa concentração é por transporte secundário dependente de Na, e por difusão passiva em altas concentrações.
*Niacina: envolvida em reações redox, como NAD e NADP, sua falta pode causar pelagra, dermatite, demência e diarreia, sua absorção é no jejuno por transporte ativo secundário dependente de Na.
*Vitamina B6/Piridoxina: participa de reações de transaminação e descarboxilação, sua falta pode causar queilose, glossite, dermatite e neuropatia periférica, sua absorção é por difusão simples no intestino delgado proximal.
*Ácido pantotênico: é incorporado à enzima A e sua absorção é por transporte ativo secundário dependente de Na.
*Biotina: participa de reações de descarboxilação e sua absorção é por transporte ativo secundário dependente de Na.
*Ácido fólico: participa da síntese de DNA, sua falta pode causar anemia megaloblástica, e sua absorção é por difusão mediada.
*Vitamina B12/Cobalamina: participa da síntese de DNA, sua falta pode causar anemia megaloblástica, degeneração posterolateral da medula, e sua absorção é no íleo por difusão mediada.
*Vitamina C: participa de reações redox, é antioxidante, sua falta pode causar escorbuto, sua absorção e por transporte ativo secundário dependente de Na.

Continue navegando