Buscar

Direito do Trabalho e Previdenciário - 20212 AB Avaliação On-Line 1 (AOL 1) Questionário 3

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho e Previdenciário - 20212.AB
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) – Questionário
Nota final
10/10
1. Pergunta 
1. /1
Sobre o tema jornada de trabalho, assinale a alternativa correta.
Correta
(E)a jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de prorrogação mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o máximo de duas horas diárias, as quais deverão ser pagas com adicional mínimo de 50%.
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
Considere o tema à duração do contrato individual de trabalho, para responder a questão a seguir: 
A teoria contratualista considera a relação entre empregado e empregador um contrato porque decorre de um acordo de vontade entre as partes, devendo este ser escrito. Por outro lado, a teoria anticontratualista entende que o empregador é uma instituição na qual há uma situação estatutária e não contratual, em que as condições de trabalho demonstram uma subordinação do empregado pelo empregador, podendo ser este um acordo verbal. 
É correto afirmar que o contrato por prazo determinado:
Correta
(A) quando for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
Assinale a alternativa que representa o entendimento pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho quanto ao Adicional de Periculosidade:
Correta
(D) o espaço adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de indenização e de horas extras. 
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
Sobre o tema interrupção e suspensão do contrato de trabalho, classifique os três itens abaixo:
I. Férias.
 II. Ausência do empregado por até dois dias consecutivos em caso de falecimento de ascendente.
 III. Intervalo para refeição e descanso. 
Podemos classificar os itens I, II e III respectivamente como hipóteses de:
Correta
 (C) Interrupção, interrupção e suspensão do contrato de trabalho, respectivamente. 
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
O contrato individual de trabalho possui conceituação, classificação e características previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. É INCORRETO afirmar que:
Correta
(C) o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de um ano, podendo ser prorrogado no máximo duas vezes, dentro do limite de um ano, sob pena de vigorar por prazo indeterminado.
1. Pergunta 
1. /1
considere:
I. A justificação da ausência do empregado motivada por doença, para a percepção do salário-enfermidade e da remuneração do repouso semanal, deve observar a ordem preferencial dos atestados médicos estabelecida em lei.
 II. As faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho não são consideradas para os efeitos de duração de férias, mas serão para fins de cálculo da gratificação natalina. 
III. As faltas justificadas pela lei são consideradas como ausências legais e, por isso, não serão descontadas para o cálculo do período de férias.
IV. Empregado intimado a comparecer como testemunha à Justiça do Trabalho não terá as horas em que faltar ao serviço descontadas de seus salários.
 V. Os primeiros 15 dias de ausência ao trabalho devem ser abonados por médico a serviço de repartição federal, estadual ou municipal de saúde.
Está correto o que consta APENAS em
Correta
(A) I, III e IV.
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
No tocante às férias, o artigo 130 da CLT concede descontos se o emprego faltar injustificadamente. 
No entanto, o empregador não deverá abater dias de férias, mesmo que as faltas sejam injustificadas, pois não há compensação, ou seja, o empregador não pode descontar nas férias, os dias que o empregado faltou injustificadamente. Considere as afirmativas a seguir:
I. É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo legal para pagamento. 
II. O empregado que tiver onze faltas injustificadas no curso do período aquisitivo terá direito a vinte e quatro dias corridos de férias. 
III. O empregado que tiver quinze faltas injustificadas no curso do período aquisitivo terá direito a dezoito dias corridos de férias. 
IV. Não terá direito às férias o empregado que, no curso do período aquisitivo deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de quinze dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
Está correto o que consta APENAS em
Correta
(B) I, II e III
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
Em relação às atividades insalubres ou perigosas é correto afirmar que:
Correta
(E) o direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física. 
1. Pergunta 
1. /1
O contrato de trabalho é um ato jurídico, tácito ou expresso que cria a relação de emprego, gerando, desde o momento de sua celebração, direitos e obrigações para ambas as partes. Nele, o empregado presta serviços subordinados mediante salário. Em relação ao trabalho temporário, que é modalidade de contrato que exigem forma escrita na lei, podemos afirmar que:
Correta
 (C) É defeso às empresas de prestação de serviço temporário a contratação de estrangeiros com visto provisório de permanência no país. 
Mostrar outras opções 
1. Pergunta 
1. /1
Assinale a alternativa que retrata a situação de intervalos não remunerados conforme trata a Consolidação das Leis Trabalhistas: 
Correta
(A) o de quinze minutos para alimentação e descanso nas jornadas de trabalho de quatro a seis horas, e o período mínimo de onze horas entre uma jornada e outra para os trabalhadores que se incluem na regra geral, prestando serviços em oito horas diárias ou quarenta e quatro horas semanais de trabalho.
Mostrar outras opções

Mais conteúdos dessa disciplina