Buscar

Documentário: As paralelas se cruzam

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOCUMENTÁRIO: AS PARALELAS SE CRUZAM
Entre 1809 e 1821, ocorreram a maior parte das “revoluções” que deram origem ao processo de independência na América Latina. E, mesmo tendo formado diferentes formas de governo, esses novos países sofreram processos semelhantes de libertação.
A mais de duzentos anos, os Estados europeus passaram por uma corrente ideológica, o Iluminismo, que acreditava na razão do homem e criticava o sistema monárquico, principalmente por este usar o “nome de Deus” para merecer ou justificar um governo, muitas vezes tirano. Esse ideal chegou a América, e influenciou em processos de independência como a dos Estados Unidos e, posteriormente a dos países latino-americano.
Também foi muito importante no processo de emancipação dos países latinos, a identificação dos povos e a sua grande vontade de se ver livre da Espanha. Porém, a língua e vários traços culturais espanhóis já estavam enraizados nos povos.
Após essas revoluções, a independência foi conquistada e começaram a surgir os países e junto com eles, uma identidade nacional.
Devemos salientar que para muitos historiadores, a maior parte dos países latino-americanos não teve uma independência e sim, uma emancipação.
Em países como, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador, El Salvador, México, entre outros, houve uma ruptura sim com a metrópole espanhola. Esses países deixaram de ser colônias, porém não houve grandes mudanças internas no quesito social, escravidão, formas de cultivo, etc.
Porém, mesmo com essa emancipação da Espanha, os países não conquistaram uma soberania econômica e, junto com a “independência” nasce também a dívida externa. Pois, para conseguir dinheiro para investir, os países tiveram que pegar dinheiro inglês com altos juros, o deixa um legado econômico até hoje nesses Estados.

Outros materiais