Buscar

Relatório de citologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CURSO: Biomedicina  			DISCIPLINA: Citologia   
 
 
NOME DO ALUNO: Vanessa Carolina Augusto   
 
 
R.A: 0425596 POLO: Ites Taubaté   
 
 
DATA:03/09/2021 
TÍTULO DO ROTEIRO: Aulas Práticas de Citologia 
 1-INTRODUÇÃO: Nas aulas práticas de citologia foram abordados temas como os conceitos básicos da matéria, propriedades dos organismos vivos e diferenciação e ilustração de células eucariontes e procariontes.
Após isso fomos ao laboratório conhecer o microscópio e seus componentes ,como encontrar o ponto que fica mais confortável para enxergar com nitidez e como manusear as lentes do revólver, utilizar óleo de imersão quando a lente de 100x for utilizada e higienização do mesmo 
Foi realizado em laboratório o esfregaço bucal com Swab e colocado em lâmina, realizamos após isso a colaração imergindo a lâmina por 10 vezes no álcool , eosina e no cristal violeta , deixamos a lâmina secar.
 Enquanto isso preparamos a lâmina com a bactéria que reside em nosso intestino chamada Escherichia coli que pode ser a causa comum de infecção urinária principalmente em pacientes do sexo feminino. Para o procedimento usamos uma alça e a flambamos no bico de bunsen a deixamos esfriar por cerca de 30 segundos , pingamos uma gota de solução salina na lâmina ,após isso pegamos a alça e colhemos a amostra da cultura da bactéria , esfregamos a alça em movimentos circulares na gota de solução que já havia na lâmina , e flambamos a lamina rapidamento no bico de bunsen para secagem. Apos isso realizamos a coloração de Gram :
Foram utilizado a pipeta descartavel para pingar primeiramente o Cristal violeta e aguardamos 1 minuto e lavamos a parte posterior da lâmina . 
Após isso usamos o lugol e tambem esperamos 1 minuto e lavamos .
Na terceira vez utilizamos alcool e aguardamos 15 segundos 
Por ultimo utilizamos Fucsina e deixamos por 30 segundos ,após isso tambem lavamos em agua corrente a parte posterior da lâmina e a deixamos secar .Como mostra o livro texto de citologia do Prof. Francisco Benedito Kuchinski o site https://bvsm.saude.gov.br .
Na segunda aula aprendemos um pouco mais sobre os componentes das células e suas diversas funções. Após isso fomos ao laboratorio e aprendemos um pouco sobre coleta de material biológico , formamos assim duplas e coletamos sangue com o auxilio do professor .
RESULTADOS E DISCUSSÃO: 
Roteiro 1- Conhecendo o microscópio
Conseguimos aprender os componentes do microscópio e como manuseá-lo de forma correta a fim de vizualizar com clareza o que for proposto em lâmina 
Roteiro 2 - Esfregaço bucal 
Após realização da coloração da lâmina com álcool, eosina e cristal violeta , aguardamos a secagem da lâmina para visualizarmos no microscópio células eucariontes .
Roteiro 3- Bactéria Escherichia coli 
Com a lâmina pronta colocamos na mesa do microscópio , pingamos uma gota de oleo de imersão , colocamos a lente 100x e pudermos observar a bactéria Gram-negativa . 
Roteiro 4- Coleta de material biológico 
Nesta aula pudemos coletar sangue de nossa dupla e conhecer melhor os tubos para coleta , 
Referências 
1. Roteiros Citologia 
1. Livro texto Prof.Francisco Benedito Kuchinski 
1. https://bvms.saude.gov.br
1. https://www.infoescola.com

Continue navegando