Buscar

Destinos do Piruvato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Destinos do Piruvato
Os possíveis destinos do piruvato são: 
1) Via aeróbica completa após descarboxilação oxidativa e formação de acetil-CoA através da piruvato desidrogenase para entrada no Ciclo de Krebs.
2) Fermentação lática: Em condições anaeróbicas (fermentação), o piruvato é reduzido pelo NADH a lactato, regenerando NAD+ para prosseguimento da glicólise. A formação de lactato a partir da redução de piruvato pelo NADH é catalisada pela lactato desidrogenase.
Ciclo de Cori Alguns tecidos, como o encéfalo, os eritrócitos, a medula renal, o cristalino e a córnea, os testículos e o músculo esquelético em exercício, requerem suprimento contínuo de glicose. Quando o jejum é prolongado, a glicose passa a ser sintetizada a partir do de outros precursores como lactato, piruvato e glicerol (derivado do triacilglicerol) e aminoácidos glicogênicos. No ciclo de Cori, a glicose oriunda do sangue é convertida, pelo músculo em exercício em lactato, que será difundido para o sangue. Esse lactato é captado pelo fígado e reconvertido em glicose, pela via da gliconeogênese, que é liberada de volta para a circulação.
3) Fermentação alcoólica (leveduras ou bactérias): Na fermentação alcoólica, o piruvato é descarboxilado, formando acetaldeído e este recebe os elétrons provenientes do NADH. O acetaldeído é reduzido a etanol recebendo o hidrogênio do NADH, que se reoxida.

Outros materiais