Buscar

Cantigas de Roda

Prévia do material em texto

Cantigas de Roda
As cantigas de rodas brasileiras ou estrangeiras são em especial manifestações folclóricas, onde possuem ritmos, melodias, letras e envolve também o lúdico, onde são passadas de geração em geração, muitas vezes repassadas pela transmissão oral, é comum também existirem diferenças regionais nas letras de algumas delas. Contudo alguns acreditam que são originárias de modificações feitas em músicas de autores populares ou criadas anonimamente pelo povo, é também uma das brincadeiras mais antigas e faz parte da infância de muitas pessoas.
Além de serem manifestações folclóricas são também brincadeiras cujo possuem letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo danças e trava-línguas. Traz consigo traços de sabedoria, paixões e cultura cultivada por nossos antepassados. 
Mais do que uma simples atividade de entretenimento, a cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano, também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças. 
As brincadeiras de roda ajudam a trabalhar a imaginação, criatividade, memória, concentração, integrar, e desinibir uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. É também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil. Nas cantigas normalmente as crianças dão as mãos, formam uma roda e cantam a melodia e que pode ou não acompanhar coreografia. 
As cantigas de roda pode ser porta de entrada para outros mundos, pode ajudar em atividades que envolvem o cotidiano, trabalhar origens, festas típicas, comida e as características de várias regiões do País e quem sabe do mundo. Um dos benefícios cujo não é muito notado quando se trata de cantigas de rodas é que com elas podem ser trabalhadas mensagens, pois em algumas delas passam uma moral ou uma reflexão sobre devida situação, temos como exemplo a cantiga da “A Barata diz que tem”, mas vale ressaltar que deve ser estudada antes a forma que a mensagem vai ser passada para que não haja má interpretação.
 Nos dias atuais é um pouco difícil ver a cantiga de roda sendo trabalhada em sala de aula, mas apesar de não ter uma presença unânime nas instituições, alguns profissionais inserem as cantigas de roda como exercícios de classe, ou como um segmento da musicoterapia, pois auxiliam nas habilidades cognitivas como o aprendizado da leitura de versos, desenvoltura dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade da voz.
Referências
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid
https://fortissima.com.br/2014/07/08/ciranda-cirandinha-conheca-5-brincadeiras-de-roda-e-ensine-seu-filho-548849/
https://demonstre.com/10-brincadeiras-de-roda-tradicionais/
https://leiturinha.com.br/blog/importancia-das-cantigas-de-roda-para-uma-crianca/
http://oincrivelze.com.br/2015/07/a-importancia-das-cantigas-de-rodas-na-escola/

Continue navegando