Buscar

CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL POR JOVENS COM PERDA PARENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL POR JOVENS COM PERDA PARENTAL
Em Orientação Vocacional o luto dos jovens é levado em consideração, pois esse influencia na hora da escolha profissional. Alguns fatores são levados em conta, pois ocorre uma dispersão de energia psíquica, segundo o texto, no grupo apresentado, há essa dispersão, que poderia estar investida na escolha profissional, no entanto essa energia fica retida na resolução do luto. Observou-se falas ao redor da temática da perda do ente querido, assim como emoção, ansiedade, lágrimas, lembranças, incluindo também transtornos alimentares e envolvimento com drogas, esses aspectos sobressaem-se sobre os outros tópicos de interesse. 
Outra característica marcante é o conformismo, no grupo falou-se sobre o quando e como ocorreu a morte. O modo como um adolescente reage à morte depende de alguns fatores, como o relacionamento com a pessoa que morreu a experiência anterior a morte, o tipo de morte e a reação das pessoas à sua volta. As expressões de inconformismo e fortes emoções estão manifestas no grupo, assim como anseio pelo falecido, ondas de saudade e dor intensa.
E o último tópico apresentado no texto, como característica é a Negação, essa está presente até nas verbalizações, como por exemplo: “não sei se ele está vivo ou morto.” Apresenta a sensação de ter a presença da pessoa morta, da raiva sentida, sentimentos ambivalentes e a necessidade de encontrar a pessoa morta.
Nesse sentido, apresenta-se o Pessimismo como resultado das influencias de luto, existindo a necessidade de ter um pistolão para a entrada no mercado de trabalho. Ocorre a desesperança e a perda de propósito na vida. Os jovens têm pensamentos como: “O mercado não é bom, ou que é bom em apenas em algumas áreas.”

Continue navegando