Buscar

PRÉ PROJETO - CLÍVIA

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CLÍVIA LOBATO COSTA
ANA CRISTINA GUERREIRO DOS REIS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA O MUNDO DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE BAGRE-PA
BAGRE – PA
2021
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CLÍVIA LOBATO COSTA
ANA CRISTINA GUERREIRO DOS REIS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA O MUNDO DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE BAGRE-PA
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica.
Orientador: Prof. Ms. Benjamim da Costa Araújo
BAGRE – PA
2021
1. INTRODUÇÃO
A alfabetização consiste na decifração e domínio de códigos da escrita, o letramento, por sua vez, define-se como a possibilidade da criança utilizar esses códigos em sua prática de ler e escrever. 
A alfabetização nos anos iniciais da vida escolar é de suma importância para a formação do estudante, pois essa prática é uma base para toda vida, essa prática não se inicia quando a criança inicia sua vida escolar nas instituições de ensino, mas desde seu convívio com seus familiares, comunidade e espaço em que vivem, portanto, quando essa criança começa estudar de fato, o professor apenas dará continuidade nesse processo, considerando os limites cognitivos e psicológicos de cada criança e acatando todas as experiências adquiridas anteriormente.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) em seu art.29, a Educação Infantil é o início da vida escolar e a única etapa em que se defini idade para ser frequentada, compreende as creches que atendem crianças de zero a três anos e a pré-escola que atende crianças de quatro a cinco anos.
Segundo Hermida (2009), a educação de crianças nessa faixa etária é um dever conjunto do Estado e da família, o Estado deve garantir a permanência do aluno na Educação Infantil, enquanto a família tema responsabilidade sobre este. 
Na educação infantil, a alfabetização se dá através da ludicidade, seja na forma como a criança associa palavras a som ou imagens, esse processo é fundamental para o ingresso da criança no Ensino Fundamental.
O presente trabalho surgiu em alguns debates em sala de aula no curso de Pedagogia, me chamou a atenção como a Educação Infantil é vista como apenas um período de brincadeiras para crianças. Tais discussões levaram-me a pensar sobre as dificuldades enfrentadas pela escola para concluir a alfabetização dessas crianças na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, portanto pretende-se com esta pesquisa investigar o obstáculos e desafios da escola.
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Este trabalho visa responder a seguinte questão: “Quais as dificuldades enfrentadas pela escola e professores para a conclusão da alfabetização de crianças na Educação Infantil? ”
3. JUSTIFICATIVA
A alfabetização vem sendo tratada há algum tempo com diligência, desde o início da vida escolar vem sendo tratada como complemento da formação estudantil. Sempre foi um questionamento entender quando a criança deve começar a “ler e escrever”, estes questionamentos cada vez mais assíduos pontuam que este processo deve começar ainda na Educação Infantil.
Exatamente por acreditar que a alfabetização é indispensável na vida de qualquer ser humano e que o letramento é fundamental para a vida não apenas no âmbito educacional, realizo esta pesquisa, pautada na necessidade que o município tem de avaliar essa questão e o quanto este trabalho pode beneficiar a escola, pois a partir da definição de seus problemas e dificuldades pode-se trabalhar mais centrado e consequentemente produzir efeitos positivos e benéficos para toda a comunidade escolar, pois quando a aprendizagem se torna limitada quer seja no nível individual ou conjunto é porque existem necessidades no desenvolvimento do processo pedagógico, fazendo-se necessário descobrir e solucionar essas carências (BRENELLI, 1996).
4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
Analisar no final da Educação infantil, a forma como acontece a prática de alfabetização e letramento, identificando as dificuldades enfrentadas pela escola, professores e alunos.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Analisar a forma como o professor atua na alfabetização e letramento de seus alunos;
· Identificar como a aplicação da prática de leitura contribui com a oralidade e escrita dos alunos;
· Identificar o suporte dado pela escola e família para a alfabetização e letramento da criança.
5. METODOLOGIA
A pesquisa deverá ter caráter descritivo de cunho qualitativo, envolverá a aquisição de dados descritivos e o contato direto do pesquisador com a situação a ser analisada. (ANDRÉ, 2005).
O método a ser executado será a coleta de dados que constitui a estruturação de informações encontradas sobre o tema.
Este método é utilizado quando o projeto de pesquisa procura saber causas e “porquês”, não deduzindo, mas refletindo e criticando a situação analisada.
A pesquisa será feita a partir de visitas na escola localizada na área urbana do município, tal escola atende alunos de 4 a 5 anos, é uma das duas escolas de Educação Infantil do Município de Bagre, atende crianças do centro da cidade, mas também de bairros mais afastados.
Os participantes serão professores e o apoio pedagógico da escola, que engloba diretor (a), vice-diretor (a) e coordenação pedagógica.
A coleta de dados será feita através de observações, aplicação de questionário e entrevistas.
A análise dos dados se dará com base nas considerações obtidas através das coletas de observações tanto do professor, quanto do aproveitamento do educando em sala de aula, como através de questionário e entrevistas.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. (Série Pesquisa: Vol 13)
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar. São Paulo: Papirus, 1996
HERMIDA, J. F. (Org.). Educação Infantil: Políticas e Fundamentos. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

Continue navegando