Buscar

LIDERANCA A02 2021 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

53526 . 5 - Hbd40 - Liderança e Desenvolvimento de Equipes - 20212.AB
Avaliação On-Line 2 (AOL 2)
Pergunta 1
0,1
/0,1
Lana et al. (2012) descrevem que é preciso considerar a existência de fatores influenciadores de poder, isto é, o poder que uma pessoa detém sobre outra. Esses fatores estão relacionados às características dos indivíduos e às condições da própria organização, por meio das relações entre líderes e liderados. Ainda que as discussões sobre as bases de poder sejam analisadas como características dos líderes, o poder, na verdade, acontece na interação entre os envolvidos (líderes e liderados). Sendo assim, o líder pode tentar influenciar seu liderado, mas é o comportamento do influenciado que define se essa influência ocorreu de fato ou não.
LANA, R. D. et al. As Organizações como Fonte de Conflitos de Poder.
Conforme os autores e de acordo com o texto-base da disciplina, as bases de poder de uma organização estão alicerçadas nas relações que existem entre as ações e as interações dos indivíduos, provenientes das conexões e dos interesses dos influenciadores. Nesse sentido, associe as bases listadas a seguir às respectivas formas como elas se manifestam dentro do contexto organizacional.
1. Controle de recursos
2. Competência e habilidade técnica
3. Corpo de conhecimento
4. Prerrogativas legais
5. Acesso
( ) Possui uma relação pessoal com poderosos grupos da organização que têm o controle de outras bases de poder.
( ) Quanto maior e mais singular for a especialidade, maior será o domínio por parte dos especialistas.
( ) É favorecido aquele que possui o acesso e o controle das informações e as utiliza no desenvolvimento das tarefas e na tomada de decisão.
( ) Valoriza as relações formais de poder por meio dos cargos de chefia determinados pela organização.
( ) Está relacionado aos insumos básicos, sendo que a organização é mais autônoma quanto menor for a dependência de um influenciador nesse processo.
A seguir, marque a alternativa que possui a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
4, 1, 2, 5, 3.
3, 5, 1, 2, 4.
2, 3, 4, 1, 5.
5, 2, 3, 4, 1.
Resposta correta
1, 4, 5, 3, 2.
Pergunta 2
0,1
/0,1
Leia com atenção o fragmento a seguir.
“As temáticas de poder e cultura nas organizações fundamentaram-se em dimensões simbólicas, de significados, representações sociais e ritos [...] a diversidade cultural encontra-se presente nos padrões culturais e sociais, expressado, essencialmente, nos valores e relações de poder”.
COELHO JUNIOR, F. A.; ANDRADE, J. E. B. Percepção de Cultura Organizacional: uma análise empírica da produção científica brasileira. Psico-USF, Itatiba, v. 9, n. 2, p. 191-199, jul./dez. 2004. Disponível em: <scielo.br/pdf/pusf/v9n2/v9n2a10.pdf>. Acesso em: 01/12/2019.
As relações culturais e de poder dentro de uma organização precisam de atenção especial para efetivo andamento do trabalho. Por isso, o papel do líder é tão importante e necessário nesse contexto. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Valores, ritos e mitos são elementos da cultura que afetam os indivíduos, influenciando comportamentos, definindo os limites de espaço e fortalecendo as estruturas dentro da organização.
Porque:
II. São mecanismos de poder que têm a capacidade de induzir mudanças de comportamento e, por serem invisíveis, interferem na subjetividade (sentimento) das pessoas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3
0
/0,1
Os indivíduos são reconhecidos como líderes por suas características pessoais, pela forma como influenciam outras pessoas e pelo modo como seu poder é percebido pelos demais. De acordo com o texto-base, o tipo ou estilo de caráter é um elemento da característica individual de uma pessoa que deve receber atenção especial por parte da organização, pois o caráter de um colaborador influencia o comportamento dos demais. Para que a empresa saiba como agir com esse indivíduo, deve entender as diferenças de cada tipo.
Com base nessas informações e no que estudamos, associe os principais estilos de caráter listados a seguir com suas respectivas características.
1. Narcisista
2. Obsessiva
3. Coletivista
4. Individualista heroico
5. Individualista cívico
( ) Almeja o reconhecimento assumindo e realizando novos desafios.
( ) Sente-se onipotente e busca bem-estar pessoal.
( ) É perfeccionista e prioriza atenção às normas organizacionais.
( ) Prioriza o bem comum e a distinção dos limites entre os indivíduos.
( ) Trabalha muito bem em equipe, mas gera uma sensação de dependência.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
2, 3, 4, 1, 5.
Incorreta: 
5, 2, 3, 4, 1.
1, 4, 5, 3, 2.
3, 5, 1, 2, 4.
4, 1, 2, 5, 3.
Resposta correta
Pergunta 4
0,1
/0,1
Analise o trecho a seguir.
“[...] ele (Mintzberg) define a importância do gerente trabalhar em todos os planos, exercendo todos os papéis, ainda que haja a predominância de um ou outro papel em diferentes momentos do trabalho da gestão. Faz-se importante ressaltar que o autor compreende a impossibilidade de um gerente dominar todos os papéis descritos, mas afirma que é necessário que se busque um ponto de maior equilíbrio”.
CUSTÓDIO, J. C. D. et al. O Trabalho, os Papéis e as Competências do Gerente: reflexões à luz do modelo de gestão de Henry Mintzberg.
O autor destaca alguns aspectos importantes em relação ao entendimento do conceito de poder organizacional e dos papéis de um líder. Conforme a teoria de Henry Mintzberg, abordada no texto-base da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O comportamento dos indivíduos dentro da organização pode ser identificado como um jogo de poder, no qual se destaca os indivíduos influenciadores, que possuem como foco principal, o controle das ações e dos indivíduos que se permitem influenciar.
Porque:
II. O poder permite que os líderes atuem fortemente na mobilização dos colaboradores e, estando o líder alinhado com as metas institucionais, este consegue atingir diretamente os resultados da organização, por meio de sua influência perante os indivíduos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Pergunta 5
0,1
/0,1
Analise o excerto a seguir.
“Um dos pressupostos fundamentais da sociologia de Weber é o de que a permanência de relações e práticas sociais mais diversas é garantida por relações de dominação. Dominador e dominado são personagens sempre presentes na sociologia compreensiva. Sem o consentimento dos governados, o domínio dos governantes através do Estado seria impossível, assim como a própria existência do Estado”.
LIMA, R. R. A.; SILVA, A. C. S. R. Introdução à Sociologia de Max Weber. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 101.
Conforme Lima e Silva (2012) e de acordo com o texto-base, Weber classifica três características principais que legitimam um líder e sua autoridade. Sendo assim, associe as características a seguir às suas respectivas descrições.
1. Tradição
2. Racional-legal
3. Carisma
( ) Sua premissa é a devoção, e sua legitimação é alcançada por meio da admiração e segurança frente às suas qualidades.
( ) Fundamenta-se na confiabilidade, e sua legitimação acontece com base nos costumes e crenças já definidos.
( ) Está embasada na formalidade, e sua legitimação ocorre por meio de leis
e regras organizacionais.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1, 3, 2.
3, 2, 1.
3, 1, 2.
Resposta correta
2, 1, 3.
2, 3, 1.
Pergunta 6
0,1
/0,1
Analise o excerto a seguir.
“O uso do poder para fazer política nas organizações é muito comum; além de ter a capacidade de agregar, se usado para fins comuns e de acordo com objetivos da empresa, ou pode também ser utilizado para fins pessoais, de promoção e até para a legitimação de poder por meio da imposição de posição hierárquica”.
SANTOS, G. A. F.; CLARO, J. A. C. S. Poder e Política nas Organizações, à Luz das Teorias Organizacionais: um estudo bibliométrico nos anais do EnANPAD.
De acordo com o texto apresentado e analisando as definições em torno do poder e sua utilização nas organizações, é imprescindível considerar as relações entre os influenciadores e os influenciados. Para tanto, consideram-se dois elementos principais: a autoridade e a legitimidade. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A autoridade também pode ser definida como exercício de poder.
II. A legitimidade do poder acontece quando os liderados aceitam as decisões do líder e as cumprem.
III. A legitimidade possui relação com a figura de autoridade tradicional, pois a sua aceitação está vinculada a confiança dos influenciados no influenciador.
IV. A legalidade está relacionada com a figura de autoridade carismática, a qual os influenciados possuem veneração pelo influenciador.
São definições que explicam corretamente os conceitos de autoridade e legitimidade apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
I, II e III.
Resposta correta
I, II e IV.
II e III.
I, III e IV.
I e II.
Pergunta 7
0,1
/0,1
Leia com atenção o fragmento a seguir.
“O Japão é mundialmente conhecido por sua alta tecnologia e sua capacidade de recuperar-se de crises econômicas, guerras e catástrofes ambientais. Um dos grandes feitos dos japoneses foi conseguir estabelecer um equilíbrio na economia do país logo após a Segunda Guerra Mundial, para isso utilizaram o Modelo Japonês de Administração ou até mais conhecido o Sistema Toyota de Produção, que objetivava a qualidade dos produtos reduzindo os estoques e custos. O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas”.
SOARES, A. Sistema Toyota de Produção. Administradores, João Pessoa, 3 set. 2013.
O autor traz um histórico do sistema de produção enxuta (japonês) e a criação do Sistema Toyota de Produção, que alia qualidade, ciência e tradição. Considerando os conteúdos estudados no texto-base, analise as alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Pergunta 8
0,1
/0,1
Algumas formas de relacionamentos entre líderes e liderados. Existem líderes que agem como parte de um grupo, igualando-se a sua equipe; outros se mostram à frente de seus liderados, mas focando em um objetivo comum; e também existem aqueles que deixam clara sua posição de autoridade e destaque perante seus subordinados.
Essas relações entre líderes e liderados ocorrem em razão da utilização do poder e da forma como ele é operacionalizado dentro do contexto organizacional, ou seja, quais são as bases de poder priorizadas pela organização. Observando as figuras e considerando o texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O poder, oriundo das relações de trabalho, pode ser definido como um ato simples, mas pontual, pois todos os envolvidos possuem os mesmos interesses.
II. ( ) Para uma base sólida de poder nas organizações, é importante manter o foco no atendimento das necessidades dos indivíduos por meio de ações coletivas.
III. ( ) Um dos sistemas operacionais de poder nas organizações está embasado nas relações de influências, incluindo aqui os líderes, discursos e o próprio plano político.
IV. ( ) Além do sistema operacional sobre as relações de influências, existe o sistema baseado em objetivos, que prioriza os contatos de trabalho e as atividades finalizadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
F, V, V, F.
Resposta correta
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
Pergunta 9
0,1
/0,1
Leia o excerto a seguir.
“Talvez pareça óbvio, mas muitos profissionais estão despertando apenas agora para o fato de que seres humanos não são máquinas destituídas de emoções e que desapaixonadamente deixam de fora o seu próprio interesse. Ao contrário, agem de acordo com valores, atitudes e motivos que têm sua própria lógica – e força – em todos os aspectos da vida econômica, desde o trabalho até o comportamento do consumidor”.
BUENO, M. As Teorias de Motivação Humana e sua Contribuição para a Empresa Humanizada: um tributo a Abraham Maslow.
Conforme Bueno (2002), os indivíduos manifestam comportamentos que possam, de alguma forma, levá-los a alcançar seus objetivos pessoais. No texto-base da disciplina, foram descritas algumas teorias motivacionais que vão ao encontro do exposto no trecho apresentado e que são referência no campo da motivação pessoal.
A partir dessas informações, relacione as teorias a seguir a suas respectivas características.
1. Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
2. Teoria ERC de Clayton Alderfer.
3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
4. Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas de McLelland.
( ) A motivação é baseada em três necessidades específicas: de realização, de poder e de associação (aceitação, socialização).
( ) A motivação é oriunda do alcance das necessidades, e estas podem ser ativadas simultaneamente, suprindo as carências de um momento específico.
( ) A motivação é trabalhada por meio de necessidades ainda não satisfeitas pelo indivíduo, organizadas por uma hierarquia de prioridades.
( ) A motivação se divide em dois fatores distintos, que são os higiênicos ou externos e os motivacionais ou internos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
2, 1, 4, 3.
4, 2, 1, 3.
Resposta correta
1, 4, 3, 2.
4, 3, 2, 1.
3, 2, 1, 4.
Pergunta 10
0,1
/0,1
Leia atentamente o texto a seguir.
“Você já refletiu sobre o termo cultura? Muitas vezes nos deparamos com expressões do gênero ‘Ele(a) é uma pessoa culta’. Quem ouve isso interpreta que essa pessoa tem cultura, bom gosto, boa educação e conhece várias culturas.
Contudo, estamos enganados quanto a essa colocação: cultura vai muito além de características educacionais e do conhecimento acerca de vários países. Você sabia que uma pessoa que nunca frequentou a escola tem cultura? É isso mesmo!”.
SOUZA, C. P. S. Cultura e Clima Organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 19.
Partindo dessa premissa, entendemos que não podemos conceituar cultura organizacional sem antes entender o significado da palavra cultura. Seu conceito está embasado em três dimensões principais, que são a psicológica, a antropológica e a sociológica.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A cultura organizacional está embasada na forma como determinado grupo de indivíduos identifica e define uma maneira singular de se expressar e interagir socialmente dentro da organização.
Porque:
I. A construção dessa cultura se norteia pelas singularidades de hábitos, costumes e crenças compartilhadas pelos indivíduos envolvidos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando