Buscar

Analise da obra a luta pelo direito através de questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASA NOVA - BA
DISCIPLINA: PORTUGÊS
PROF.ª: MARIA DO SOCORRO DA SILVA CARVALHO
ALUNO (A): _NAIARA ARAUJO CASTRO__CURSO: DIREITO.
A LUTA PELO DIREITO
Leia atentamente a obra de Rudolf Von Ihering e responda as seguintes questões:
 1º Em síntese, fale sobre o que é luta e o que é direito? E se em algum momento da leitura você se identificou com algum fragmento do texto que faça relação com acontecimentos contemporâneos, na luta pelo direito, aponte uma passagem do texto que justifique sua resposta.
A luta é uma parte que integra o direito; ela é o meio de se obter o direito, por sua vez é uma ideia prática, onde contém em si uma antitese, meio e fim. Para se chegar ao fim deve-se saber o caminho que a ele conduz. Segundo Rudolf Von Ihering o termo do direito é a paz que se dar ao fim e a luta o meio para atingir este fim.
2º Explique em linhas gerais sobre os direitos que as pessoas do século XIX lutavam e, o que aconteceu no Brasil que faz relação a essa “luta pelo direito” em 1888 (Século XIX).
Não lutavam por valor material, para evitar sua perca, lutavam pelo direito de cada um, sua honra e sua própria pessoa. Os indivíduos que se sacrificaram por suas convicções conquistando a abolição da escravidão, a eliminação dos servos, a livre disposição da propriedade territorial, a liberdade da indústria e a liberdade da consciência. Contudo o Brasil conquistou a Constituição Federal de 1988.
 
3º Explique a visão do autor em relação à paz e a guerra. Justifique sua resposta com uma citação do texto. 
O autor indaga sobre o que a pessoa deve fazer, lutar por seu direito ou abondar o seu direito, se lutar pelo direito começara uma guerra pela paz e o direito se abandonar ele jogara seu direito no lixo para preservar a paz.
A paz é a vida de umas, a guerra a de outras, e os povos como os indivíduos estão, em conseqüência desse modo de ser subjetivo, expostos ao mesmo erro; e, embalados em um belo sonho de uma longa paz, cremos na paz perpétua, até o dia em que troe o primeiro tiro de canhão, vindo dissipar nossas esperanças, ocasionando com tal mudança o aparecimento duma geração, posterior à que vivera em deliciosa paz, que se agitará em constantes guerras, não desfrutando um só dia sem tremendas lutas e rudes trabalhos.
No direito como na propriedade, assim se partilham o trabalho e o gozo sem que sofra entretanto a sua correlação o menor prejuízo.
4° Explique porque o autor compara o nascimento do direito ao nascimento do homem.
 
Como um parto doloroso e difícil. Nasceu em meio a dificuldade com acontecimentos dolorosos. 
5° Analise o argumento do autor.
“Também a linguagem tem indicado, e bem, a origem primitiva e psicológica de todo o direito, apelidando-o de sentimento legal”.
A partir da análise do argumento do autor, é correto afirmar que:
a) Todas as alternativas estão erradas.
b) Consciência do direito, persuasão legal, são outras tantas abstrações da ciência que o povo não compreende devido a sua linguagem.
c) A linguagem é considerada primitiva porque não tem sentido o discurso do direito.
d) A persuasão poder convencer, mesmo quem não compreende o direito.
e) Linguagem primitiva faz relação aos povos primitivos.
f) Todas as alternativas estão erradas.
 Todas as alternativas estão erradas.
6º Ihering compara o homem que não luta pelo seu direito ou sem direitos a um:
 I - O homem sem direito desce ao nível dos brutos;
II – Apaziguador de conflitos.
III - desistir completamente da defesa, o que atualmente não é muito prático, porém que poderia ter lugar, equivaleria a um suicídio moral.
IV – O direito do homem nasce no dia de seu nascimento.
V – Ou um verme
a) Somente a V está correta
b) Somente a I
c) I, III, V
d) II, IV.
Resposta B, somente a I está correta.
7° Porque para o autor, o homem que não sente a dor de ser lesado não conhece o direito?
Por não termos conhecimento muitas vezes somos injustiçados e nem se quer percebemos. O autor ainda cita situações como o governo passa facilmente sem protesto pelo povo em situações jurídicas e econômicas que prejudicam o povo.
8º ...é uma questão de gosto e de temperamento; este ama a paz, aquele o combate, e, sob o ponto de vista do direito, ambos são respeitáveis, porque todo o interessado pode escolher ou abandonar o seu direito ou fazê-lo valer.
De acordo com o texto, fale com suas palavras qual dos temperamentos você se identificou? Justifique sua resposta.
Eu não aplicaria apenas um destes a vida. Haveria situações em que eu optaria em abandonar o direito se isso me poupasse de uma guerra sem vitória. Mas em um contexto geral de minha vida escolherei sempre o combate ate por casos em que o próprio autor destaca em um litigio onde a única satisfação é o mal do outro ou o ego sem razão. Por fim eu sempre buscarei os meus direitos desde que não fira a integridade de ninguém. 
9º Diante da pandemia do COVID-19, a família de um idoso pode lutar pelo direito do mesmo, para que o SUS o atenda como prioridade no uso de respiradores? Dê a sua opinião pessoal sobre o assunto.
É necessário se avaliar todo o contexto da situação que se encontre o idoso infectado. Tais como disponibilidade de respiradores, quantidade de pessoas infectadas junto ao idoso. Não adiantaria nada exigir um direito em um momento onde muitos se encontram na mesma situação veja o exemplo hipotético: em Casa Nova existe 3 respiradores digamos que chegue 5 infectados necessitando o uso de respirador, dentre eles um idoso. Como resolver a situação se não pelo grau de gravidade ou ate de expectativa de vida. Nesse caso teria que abandonar o direito.
10º A linguagem da obra em estudo, precisa de algumas correções devido o novo acordo ortográfico que ainda não estava em vigor na época da tradução da obra, cite algumas frases e palavras e faça a correção das mesmas. 
A paz é a vida de umas, a guerra a de outras, e os povos como os indivíduos estão, em conseqüência desse
 Consequência perdeu a trema. (muitas palavras no livro usam trema)
A demonstração deste fato serviria para estabelecer claramente uma verdade de ordem superior, isto é — que todo o indivíduo atacado
Nesse caso não se usa mais o travessão.

Continue navegando