Buscar

Lesões e Doenças Musculoesqueléticas

Prévia do material em texto

1.Uma jovem de 17 anos fraturou a vértebra C7 em acidente de mergulho em águas rasas, há 2 meses. Apresenta sensibilidade intacta na cabeça, pescoço e parte lateral dos MMSS, e insensibilidade na parte medial dos MMSS, tronco, abaixo do ângulo esternal e nos MMII. Todos os movimentos da cabeça e ombros têm força normal, exceto os de extensão de ombro. Os flexores do cotovelo e os extensores radiais do punho têm força normal, e o restante dos músculos dos MMSS, do tronco e dos MMII não apresentam qualquer vestígio de movimentos voluntários. Sem equipamento de adaptação, a jovem é incapaz de cuidar de si mesma. Com o uso do equipamento de adaptação, é capaz de comer, se vestir e atender a sua higiene, de forma independente. Usa cadeira de rodas. O objetivo dos exercícios físicos para essa paciente, além de evitar complicações secundárias à lesão, é. Opção única.
(1 Ponto)
a) Fortalecer a musculatura íntegra de MMSS para auxiliá-la a locomover-se na cadeira de rodas em locais planos, a alimentar-se e a cuidar de sua higiene independentemente, além de manter sua integridade articular de MMII.
b) Fortalecer a musculatura íntegra de MMSS e tronco superior, visando o ganho de controle de tronco, e manter a integridade articular nos MMII.
c) Fortalecer a musculatura de tronco superior e treinar a deambulação com equipamento inadequado.
d) Manter a integridade articular.
e) Adaptar o equipamento para possível marcha.
2.É uma Artrofibrose de causa não muito bem definida que acomete a raiz dos MMSS, apresentando diminuição do movimento glenoumeral e perda do ritmo escapuloumeral, promovendo elevação restrita e inferior a 135º, com possibilidade de formação de pontos-gatilho subescapulares, inflamação e tensão inelástica dos músculos do manguito rotador:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Síndrome do desfiladeiro torácico
b) Síndrome do impacto
c) Capsulite adesiva
d) Tendinite da cabeça longa do bíceps braquial
e) Epicondilite lateral
3.Ocorre geralmente como resultado de microtrauma repetitivo no músculo pronador redondo e no músculo flexor radial do carpo. Em geral o paciente queixa-se de dor na região medial do cotovelo, a qual é exacerbada durante o arremesso de uma bola, durante o saque do vôlei, durante a braçada para trás na natação e durante forehand no frescobol. Pode apresentar neuropatia ulnar associada:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Epicondilite lateral
b) Síndrome do túnel do carpo
c) Tendinite do supra-espinhoso
d) Epicondilite medial
e) Síndrome de Quervain
4.Nesta doença há compressão do nervo mediano, o que pode causar parestesia no polegar e na metade radial do 4º quirodáctilo, dor, dificuldades para dormir, imprecisão de movimentos e fraqueza da mão. Os sintomas podem aumentar ao dirigir ou andar de bicicleta:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Fratura do pisiforme
b) Síndrome do túnel do carpo
c) Cisto ganglionar
d) Entorse do ligamento colateral ulnar
e) Luxação da articulação metacarpofalângica do polegar
5.Apresenta-se com dor na nádega que irradia para a face posterior da coxa, possivelmente para a face lateral da panturrilha e para o pé do MI homolateral. O paciente pode relatar uma sensação de queimação associada no mesmo precurso, além de limitação da flexão de quadril com extensão de total de joelho:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Bursite trocantérica
b) Hérnia discal em L2-L3
c) Bursite isquiática
d) Síndrome do estalido do quadril
e) Síndrome do piriforme
6.Lesão que ocorre por pé fixo no solo quando o indivíduo tenta mudar de direção, gerando desaceleração, estresse em valgo e rotação lateral do joelho, embora possa ocorrer também com rotação interna. Sabe-se que se houver uma hiperextensão do joelho associada à rotação, a lesão também pode ocorrer:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Síndrome da pressão femoropatelar
b) Entorse do ligamento colateral lateral
c) Entorse do ligamento colateral medial
d) Entorse do ligamento cruzado anterior
e) Entorse do ligamento cruzado posterior
7.Pacientes com dor femoropatelar possuem sintomas característicos relativamente comuns, os quais podem ter como uma das causas:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Ângulo “Q” aumentado
b) Ângulo “Q” diminuído
c) Ângulo “A” abaixo de 35º
d) Dorsiflexão maior que 10º
e) Dorsiflexão igual a 10º
8.Esta lesão pode ocorrer por flexão do tronco associada à rotação do tronco. O paciente refere dor ao teste de compressão axial e alívio ao teste de tração. Uma das consequências do agravamento é a compressão de raízes nervosas, ocasionando, por exemplo, hemiparesia de MMII:. Opção única.
(1 Ponto)
a) Espondilólise
b) Espondilolistese
c) Hérnia discal torácica
d) Hérnia discal lombar
e) Hérnia discal cervical
9.Discorra sobre a importância dos conhecimentos da disciplina Recuperação Musculoesquelética para o profissional de Educação Física.. Texto Multilinha.
(1 Ponto)
 As pessoas apresentam um número crescente de lesões decorrente do envelhecimento, posturas inadequadas diante de aparelhos eletrônicos e alterações nas estruturas corporais causadas pelo excesso de prática de exercício. É necessário especializar o profissional de educação física, para que ele possa saber sobre os tipos de lesões e junto com seu público alvo, atuem em clubes desportivos e escolas ou como professores na área de condicionamento físico em academias, associações e clubes. 
10.Qual o papel do profissional de Educação Física em uma equipe multidisciplinar?. Texto Multilinha.
O profissional de Educação Física tem um papel fundamental em uma equipe multidisciplinar da saúde, uma vez que pode atuar de forma preventiva no combate a diversas enfermidades. Muito disso se dá pela atuação única e exclusiva em academias e nas escolas.

Continue navegando