Buscar

Avaliação Psicológica - A Inteligência e sua mensuração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO: Inteligência e sua mensuração
	Desde muito tempo a inteligência é um tema bastante abordado e que gera diversas controvérsias, pois ela não pode ser determinada apenas por exemplo, como o domínio matemático ou realização de tarefas difíceis, mas uma capacidade de múltiplos aspectos.
	Nesse contexto, muitos autores trouxeram suas contribuições. Galton falava da hereditariedade da inteligência e que as pessoas mais inteligentes eram aquelas dotadas de melhores capacidades sensoriais. Alfred Binet teve grande relevância nos testes de inteligência, trazia alguns componentes para a mesma que eram: raciocínio, julgamento, memória e abstração. Já Jean Piaget trazia a concepção de uma inteligência no sentido de desenvolvimento e adaptação, principalmente o desenvolvimento cognitivo infantil.
	As teorias fatoriais visam determinar a existência das dimensões subjacentes aos dados observados. Spearman criou uma teoria baseada nessas observações, a teoria bifatorial da inteligência, em que era enfatizado um fator de intelectualidade geral representado por g e quanto maior esse g melhor o teste mediria a inteligência. Thurtone concebeu que a inteligência era composta por sete capacidades primárias. Ademais, Gardner postulou uma teoria de inteligências múltiplas: lógico-matemático, corporal, linguística, musical, espacial, interpessoal e intrapessoal.
	A mensuração da inteligência é feita a partir de testes. Pode ser realizada desde a primeira infância, porém o que está a ser analisado são as questões relativas ao desenvolvimento sensoriomotor, posteriormente quando passa-se a idade outros aspectos podem ser analisados.
	Muitas são as questões pautadas sobre a inteligência como: se é algo adquirido ou herdado, pesquisas sobre a diferença com os gêneros, estabilidade ao longo da vida assim como se o ambiente e a cultura têm relação com o desenvolvimento. Sabe-se que a inteligência pode ser estimulada e que ela parece ser estável ao longo da vida apesar de uma diminuição no que diz respeito a habilidades aritméticas e analogias. É importante levar em conta que pode haver questões relativas a erro ao longo da história, pois a maioria dos testes eram produzidos por homens brancos, ou seja, há uma certa discriminação a respeito do gênero, cultura e etnias.
Referência 
COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e Avaliação Psicológica-: Introdução a Testes e Medidas. AMGH Editora, 2014.

Outros materiais