Buscar

AV2 Nutrição e Atenção Á Saúde

Prévia do material em texto

1. 
1. 
2. Pergunta 1
/0,6
Sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC), marque a alternativa que não condiz com a política.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pode ser utilizada como primeira opção terapêutica ou de forma complementar ao tratamento segundo projeto terapêutico individual.
2. 
Busca estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora.
3. 
Busca a promoção e recuperação da saúde, com foco na atenção hospitalar. 
Resposta correta
4. 
Contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa.
5. 
Estão inseridas a homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social/ crenoterapia.
3. Pergunta 2
/0,6
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A participação da comunidade não é um princípio do SUS.
Resposta correta
2. 
Garantir ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, integrando ações assistenciais e atividades preventivas é um dos objetivos do SUS.
3. 
Vigilância nutricional e orientação alimentar estão inseridas no campo de atuação do SUS.
4. 
A iniciativa privada poderá participar do SUS em caráter complementar.
5. 
É o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais.
4. Pergunta 3
/0,6
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. São pressupostos dessa política, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Saúde mental.
2. 
Assistência farmacêutica.
3. 
Saúde do homem.
4. 
Alimentação e Nutrição.
5. 
Exclusão da pessoa com deficiência.
Resposta correta
5. Pergunta 4
/0,6
Sobre os principais conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e suas partes integrantes: o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), marque a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O CONSEA tem caráter consultivo e assessora o Presidente da República na formulação de políticas públicas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação.
2. 
A participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas públicas e dos planos de segurança alimentar e nutricional não é necessária para o SISAN.
Resposta correta
3. 
A SAN abrange a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se os grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade nutricional.
4. 
A SAN compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. 
5. 
Um dos Princípios do SISAN é a preservação da autonomia e o respeito à dignidade das pessoas.
6. Pergunta 5
/0,6
Sobre o Programa de Saúde da Família, marque a alternativa que relaciona corretamente sua atuação.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A área geográfica de atuação dos profissionais muda de ano a ano, facilitando a comunicação entre a população e o serviço de saúde. 
2. 
As equipes de saúde atuam na promoção da saúde, mas não são responsáveis pela recuperação, reabilitação e manutenção da saúde
3. 
Estratégia de reorientação do modelo de saúde, deixando o tratamento hospitalar mais perto da população.
4. 
Sua atuação acontece por meio da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.
Resposta correta
5. 
A equipe é formada por médicos, nutricionista, fonoaudiólogos e psicólogos.
7. Pergunta 6
/0,6
Qual é o papel do nutricionista na saúde coletiva?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A avaliação do padrão alimentar e prescrever dietas, caso seja necessário.
2. 
Compreende os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados apenas à promoção e proteção da saúde do indivíduo.
3. 
Prevenir doenças relacionadas à alimentação e nutrição, assim como promover hábitos alimentares adequados e saudáveis, tendo como um dos principais subsídios a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
Resposta correta
4. 
Apesar de sua intensa atuação na saúde coletiva, o nutricionista não precisa incluir as ações de vigilância alimentar e nutricional, como avaliação antropométrica (peso, estatura) nas suas ações.
5. 
Elaborar dietas para indivíduos e/ou comunidades que estejam com sobrepeso/obesidade.Orientar a população na seleção dos melhores alimentos para o dia-a-dia da família, porém sempre permitindo consumir preparações mais gordurosas apenas nos fins de semana.
8. Pergunta 7
/0,6
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Assinale a alternativa que contém apenas princípios doutrinários do SUS.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Integralidade e descentralização.
2. 
Equidade e descentralização.
3. 
Integralidade e participação da comunidade.
4. 
Universalidade e equidade.
Resposta correta
5. 
Hierarquização e regionalização.
9. Pergunta 8
/0,6
As alternativas abaixo são princípios e/ou diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A PNAN tem como propósito a garantia de qualidade dos alimentos colocados para consumo no país, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais. 
2. 
Essa Política atesta o compromisso do Ministério da Saúde com os males relacionados com a escassez alimentar e com a pobreza, sobretudo com a desnutrição infantil e materna.
3. 
A PNAN também está relacionada com o complexo quadro dos excessos já configurados no Brasil pelas altas taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade na população adulta.
4. 
A PNAN integra a Política Nacional de Saúde mas não está inserida no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional.
Resposta correta
5. 
A PNAN tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do SUS.
10. Pergunta 9
/0,6
São características do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estimulo à compra e utilização nas escolas de gêneros alimentícios industrializados para movimentar a economia nacional.
2. 
Inserção obrigatória da matéria de educação física nas escolas. 
3. 
Distribuição de cestas básicas para alunos carentes da escola pública.
4. 
Contribuição para promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola com ações na área de educação nutricional.
Resposta correta
5. 
Atendimento aos alunos de todas as faixas etárias, matriculados em escolhas públicas e privadas.
11. Pergunta 10
/0,6
O Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pelo Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltado às famílias que viviam com uma renda familiar inferior a R$ 70 mensais por pessoa. Sobre esse assunto, assinale V para verdadeiro e F para Falso.
(  ) Identificar e inscrever pessoas que não estejam inscritas no BolsaFamília.
(  ) Garantia de renda para alívio imediato da situação de extrema pobreza; 
(  ) Acesso aos serviços públicos, visando melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias.
(  ) Inclusão produtiva, com o objetivo de aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres do campo e das cidades.
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F-V-V-F
2. 
V-V-F-F.
3. 
V-F-V-V.
4. 
F-F-F-V.
5. 
V-V-V-V.

Continue navegando