Buscar

A FUNÇÃO SOCIAL DOS COSTUMES RADCLIFFE-BROWN E OS ILHÉUS ANDAMANESES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@feersimoes3
A FUNÇÃO SOCIAL DOS COSTUMES: RADCLIFFE-BROWN E OS ILHÉUS ANDAMANESES
Com base no texto, é descrito inicialmente que cada costume e crença de uma sociedade compara-se com o órgão do corpo humano, com seu determinado papel para o funcionamento do organismo. Isto é, a estrutura de uma sociedade está organizada para funcionar visando o equilíbrio social, assim como o corpo humano necessita do funcionamento de seus órgãos para a sobrevivência de um corpo. Diante essa perspectiva, Radclife-Brown buscou compreender porque os andamaneses pensam e agem de certa maneira. 
Assim, vale ressaltar que distingue dos estudos das origens e mudanças de costumes, pois, na corrente funcionalista descarta o estudo do processo histórico de como surgiu determinado costume, e sim, busca-se compreender como a sociedade está desenvolvida, utilizando o método em que analisa a estrutura social. Isto é, como ela produz, distribui, se organiza, quais as suas crenças, e como se dá a estrutura social da sociedade. 
No entanto, a teoria funcionalista busca embasar nas hipóteses de que a sociedade depende dos indivíduos, e cada característica do sistema social contribui para a situação do bem-estar do determinado grupo. Destaca-se que os sentimentos não são inatos, na qual são relacionados nas atitudes da sociedade sobre eles. Além disso, considera-se os eventos como uma maneira de manifestar o sentimento coletivo, e cada evento ou cerimônia são para transmitir de uma geração para outra, ou seja, seguir uma certa tradição. Assim, Radclife-Brown afirmou que a função social dos costumes dos ilhéus andamaneses é passar de uma geração para outra como a sua sociedade está constituída e como ela existe, seguindo suas tradições, costumes e crenças. Dessa forma, essa teoria não busca compreender o processo histórico de como surgiu esse costume e sim como ele age sobre a sociedade e seu funcionamento.
Contudo, explica-se que as cerimônias são realizadas para o indivíduo expressar os sentimentos. Além disso, o significado da dança é visto como um momento para reduzir a inimizades das pessoas, contribuindo ao sentimento de solidariedade e amizade. Destaca-se também o luto das pessoas, momento de expressar a tristeza e as despedidas de seus entes e amigos. O choro nem sempre é de tristeza, na qual também pode ser de alegria, em que o homem e a mulher abraçam e choram mutuamente, mesmo com a concepção de que homem não chora. Dessa forma, entende que as cerimônias possuem a função de estabelecer a paz por meio de rito e costumes sendo o momento de união entre dois grupos e fazer com que sintam ligados pelo laço da amizade.
REFERÊNCIAS
CASTRO, C. Textos Básicos de Antropologia: Cem anos de tradição: Boas, Malinowski, Lévi-Strauss e outros. Editora Zahar. 2016.

Continue navegando