Buscar

EXERCICIOS---

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIOS
1- O processo de desenvolvimento da habilidade de leitura inicia-se pela habilidade de reconhecimento da palavra e culmina com a possibilidade de compreender textos. Sobre essa afirmação, marque a opção correta:
a) O peso do reconhecimento da palavra na proficiência da leitura vai aumentando na medida em que esse reconhecimento vai ficando menos fluente e preciso.
b) Espera-se que a criança esteja apta a mover-se para o domínio do texto como um todo, a partir do uso de suas capacidades auditivas. 
c) A relação entre reconhecimento da palavra e compreensão do texto vai se modificando ao longo da aprendizagem dessa habilidade.
2- No nível de palavras, os modelos de dupla rota postulam dois mecanismos para a leitura. Assinale quais são esses mecanismos:
a) Uma rota fonológica, e outra lexical.
b) Uma rota lexical e outro visual. 
c) Uma rota fonológica e outra auditiva.
3- Nos modelos de processamento paralelo distribuído, as palavras são representadas por padrões de ativações de unidades agrupadas entre três níveis. São esses:
a) Auditivo, fonológico e motor.
b) Ortográfico, sintético e fonológico. 
c) Ortográfico, semântico e fonológico.
4- Qual a importância de se saber os preditores neuropsicológicos da leitura:
a) Por ser processos importantes para o desenvolvimento da capacidade matemática em uma criança. 
b) Por tornar mais consistente o entendimento de como se dá o processo de leitura inicial, o que aumenta a assertividade em uma intervenção. 
c) Para embasar melhor a observação comportamental da criança com dificuldades na leitura. 
5- Os mecanismos cognitivos subjacentes aos TEAs podem ser categorizados em gerais e específicos e podem si diferenciar de uma estrutura para a outra. Marque os principais mecanismos cognitivos relacionados aos TEAs
a) A dislexia é operacionalizada como um déficit no reconhecimento visual de palavras isoladas, distinguindo-se das dificuldades de compreensão de leitura. Já a discalculia decorre de um comprometimento do senso numérico.
b) A dislexia é operacionalizada como um déficit motor, distinguindo-se das dificuldades de compreensão de leitura. Já a discalculia decorre de um comprometimento do senso da leitura.
c) A dislexia é operacionalizada como um déficit no reconhecimento visual de palavras isoladas, distinguindo-se das dificuldades de compreensão da fala. Já a discalculia decorre de um comprometimento da cognição social.

Outros materiais