Buscar

Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O prazo para envio das respostas está encerrado.
Fernanda é aluna do 3º ano do ensino fundamental. No início do ano letivo, conversava e brincava com os colegas de aula, mas, com o passar dos meses, foi se tornando cada vez mais tímida, ao mesmo tempo em que seu desempenho nas atividades escolares decaía de modo significativo.
Recentemente, a mãe de Fernanda teve um bebê, e a menina passou a assumir responsabilidades domésticas que antes não eram suas. Vem apresentando falta de apetite e se recusa a alimentar-se de forma adequada. Quando interrogada, Fernanda nada responde sobre os motivos da sua mudança de atitude, e a professora está preocupada com a possibilidade de a menina precisar repetir de ano. Então, resolve pedir uma opinião à psicopedagoga da escola sobre o que poderia estar acontecendo com a aluna.
A psicopedagoga conversa com Fernanda e, após a entrevista, agenda uma conversa com seus pais. De acordo com as informações apresentadas e com os conhecimentos que você detém acerca das dificuldades de aprendizagem, elabore uma hipótese sobre o que pode estar acontecendo com Fernanda.
Sua resposta
 A aluna Fernanda está apresentando dificuldades de aprendizagem, pode ser, devido a chegada do irmãozinho, pois pode estar acarretando algum desequilíbrio emocional. O fato da aluna estar assumindo as responsabilidades domésticas pode trazer prejuízos orgânicos, pois ela não está se alimentando adequadamente, conforme suas necessidades biológicas. Assim sendo, Fernanda pode ter reações orgânicas que afetam a normalidade do seu funcionamento biológico e neurológico. 
Enviado em: 15/06/2021 20:38
90Nota
Comentários do professor
Tarefa realizada com sucesso, parabéns!
Padrão de resposta esperado
A conclusão, neste caso, é que a aluna está apresentando dificuldades de aprendizagem. Na hipótese, podem ser incluídos como causadores deste comportamento fatores psicoemocionais – em função da chegada do irmão e do aumento das responsabilidades domésticas – e orgânicos, pois ela pode estar apresentando desinteresse em fazer as atividades porque não está se alimentando de modo adequado. Isso pode acarretar fraqueza e anemia, entre outros distúrbios que afetam o funcionamento biológico e neurológico do indivíduo.

Outros materiais