Buscar

Histologia e embriologia veterinária

Prévia do material em texto

Atividade de Histologia e Embriologia
PROF. JAIRO PEREIRA
1) Durante a reprodução dos cães, os espermatozóides são depositados no interior do útero e rapidamente percorrem todo o oviduto. Eles podem sobreviver no trato genital da fêmea por 6 a 7 dias e necessitam de um período de 7 horas para passarem pelo processo de capacitação e estarem aptos a penetrarem a zona pelúcida.
Com relação a capacitação do espermatozoide, ele consiste na:
a) Adição de uma camada de glicoproteínas presentes no endométrio uterino, deixando o espermatozoide mais ativo.
b) Fase final da maturação do espermatozoide (espermatogênese) onde a espermátide sofre modificações originando o espermatozoide.
c) Remoção do glicocálice da membrana celular do espermatozoide e expõe às proteínas de ligação da membrana do espermatozoide a membrana do ovócito.
d) Remoção da camada do glicocálice que altera a permeabilidade da membrana do espermatozoide e facilita a reação acrossômica.
e) Adição de uma camada de glicoproteínas que facilita a fusão das membranas do espermatozoide com o ovócito.
2) Quais hormônios atuam sobre as células ovarianas? Qual a resposta esperada pela ação destes hormônios?
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno (ou estrogênio) e a progesterona. O estrógeno é produzido pelos folículos do ovário, ou seja, pelos óvulos em formação. É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. A progesterona é produzida pelo corpo lúteo e, juntamente como estrógeno, atua nas diversas fases do ciclo menstrual. Dois hormônios produzidos pela hipófise também atuam na regulação dos processos reprodutivos: o hormônio folículo estimulante, que é responsável por estimular a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. e o hormônio luteinizante, que é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona.
3) Uma pergunta que se sempre se repete é a dúvida de quem surgiu primeiro o ovo ou a galinha?
O ovo amniótico, com casca coriácea, flexível surgiu nos répteis, assim como o ovo cleidóico, com casca rígida e impermeável, presente em alguns lagartos, quelônios e em todas as aves, inclusive nas galinhas. Baseado nos conhecimentos adquiridos e nas informações acima analise os itens abaixo:
I - O ovo amniótico e o cleidóico possuem casca e os anexos embrionários, cório, âmnio, alantoide e vesícula vitelínica, estruturas que foram essenciais para a conquista do ambiente terrestre. VERDADEIRO
II - Como os anfíbios são ancestrais das aves, podemos concluir que o ovo surgiu primeiro, nos anfíbios e se manteve nas aves e em alguns mamíferos. VERDADEIRO
III - Os anexos embrionários âmnio e alantoide tem como principais funções a proteção do embrião contra a dessecação e o armazenamento de excretas, respectivamente. VERDADEIRO
IV - O ovo dos répteis e aves podem ser classificados como mediolécitos, com relação à quantidade de vitelo, e possuem clivagem total (holoblástica) e desigual. FALSO: os ovos mediolécitos ocorrem nos platielmintes, moluscos, anelídeos e anfíbios. 
Avalie os itens e indique os verdadeiros e falsos. Justifique os falsos.
4) Durante a gametogênese, as Células de Sertoli e as Células Intersticiais (Leidwig) não participam da formação dos espermatozoides porém, exercem importantes funções para o processo como um todo.
Descreva as fases da espermatogênese e a função destas células.
A espermatogênese é dividida em 4 fases, são elas:
Fase de proliferação ou de multiplicação: inicia-se na puberdade e ocorre de modo contínuo, durante toda a vida do animal. As células primordiais dos testículos, diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.
Fase de crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos de primeira ordem, também chamados espermatócitos primários ou espermatócitos I, também diploides.
Fase de maturação: Também é rápida, nos machos, e corresponde ao período de ocorrência da meiose. Depois da primeira divisão meiótica, cada espermatócito de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem (espermatócitos secundários ou espermatócitos II). Como resultam da primeira divisão da meiose, já são haploides, embora possuam cromossomos duplicados. Com a ocorrência da segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos de segunda ordem originam quatro espermátides haploides.
Espermiogênese: É o processo que converte as espermátides em espermatozoides, perdendo quase todo o citoplasma. As vesículas do complexo de Golgi fundem-se, formando o acrossomo, localizado na extremidade anterior dos espermatozoides. O acrossomo contém enzimas que perfuram as membranas do óvulo, na fecundação.
Os centríolos migram para a região imediatamente posterior ao núcleo da espermátide e participam da formação do flagelo, estrutura responsável pela movimentação dos espermatozoides. grande quantidade de mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular e pela produção de ATP, concentram-se na região entre a cabeça e o flagelo, conhecida como peça intermediária.
Quanto à função das células supracitadas, temos as células de Sertoli que têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular. 
E também as  células de Leydig ou células intersticiais, que são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem o hormônio testosterona, quando estimuladas pelo hormônio luteinizante (LH).
Responder e entregar em até 16/09/2020

Continue navegando