A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Plano de Negócios Kiku Sushi Bar

Pré-visualização | Página 2 de 4

no local, consumindo mais. 
Ambiente Interno
Música: Ambiente como bossa nova e jazz, devem ser leves e relaxantes fazendo com que o cliente sinta-se confortável dentro do estabelecimento, consumindo mais e permanecendo mais tempo. Além disso, é proporcionada uma mastigação e digestão lenta, fazendo com que o produto seja mais bem aproveitado e o cliente não saia cansado e sim renovado.
Decoração e aromas: Intimista, com móveis de madeira escura, mesas com tampas de vidro que permitem uma limpeza mais fácil e eficaz. Cadeiras confortáveis em parte do ambiente e mais adentro do salão tatames de material impermeável com mesas adequadas que além de levar o cliente para um ambiente totalmente novo auxilia na acústica do local. Em todas as mesas vasos rasos com o crisântemo no centro, proporcionando um aroma suave, trazendo cor, frescor e alegria à mesa. Os aromas que devem ser evitados no salão são os de canela, limão, lavanda, tangerina e sândalo, além disso os aromas da cozinha não devem estar presentes no salão.
Iluminação: sutil e intimista assim como a decoração, cores amareladas com difusores sob a mesa que permitem a leitura do menu, levam identidade ao estabelecimento e também estimulam a fome. No bar as luzes de led lembram a fachada e não provocam o aquecimento das bebidas e pequenos pratos servidos além de serem econômicas. O local opta por não ter janelas panorâmicas por conta do horário de funcionamento, que não seria proveitoso. 
QUADRO FUNCIONAL
Brigada da cozinha
	CARGO
	 FUNÇÕES
	QUANTIDADE 
	 Sushiman/sushiwoman
	Preparação das peças / montagem
	2
	 Auxiliar de cozinha
	Cocção, montagem e limpeza
	2
Brigada do salão
	CARGO
	 FUNÇÕES
	QUANTIDADE 
	 Barman/barwoman
	Preparação de bebidas / serviço
	2
	 Sushiman/sushiwoman
	Preparação das peças / serviço
	1
	 Atendente
	Atender e prezar pela inocuidade do local
	1
	Garçom / Garçonete
	Servir e manter a inocuidade do local
	3
Demais setores (administrativo, segurança, etc)
	CARGO
	 FUNÇÕES
	QUANTIDADE 
	 Segurança
	Garantir a segurança do local (terceirizado)
	1
	 Administrador
	Administrar a cozinha, seus funcionários e o estoque; Administrar o salão, seus funcionários e marketing
	2
	 Gestor
	Gestão do restaurante e finanças
	1
Estilo(s) de liderança 
Modelo liberal e participativo, a autoridade é delegada porém os funcionários possuem certa liberdade para a tomada de decisões e solucionar problemas que condizem com a sua função além de promover a circulação das informações para os setores que conversam com eles. Ex: Funcionários do bar tem responsabilidade sobre as baixas de equipamentos e controle do estoque presente nele conversando com o almoxarifado. 
Porém, o gerente sempre deve fazer a tomada de decisão final, além de checar as informações passadas e garantir que as metas e regras estejam sendo alcançadas e respeitadas.
Perfil dos funcionários, suas funções e atribuições da equipe
	Todas as funções e atribuições devem ser ensinadas e demonstradas pelo gerente responsável e reforçadas mensalmente. Desde a sua contratação e treinamento o estabelecimento deve estimular e prezar por funcionários didáticos, e com vontade de aprender. Além disso, a empresa possui uma política de tolerância zero contra ações preconceituosas, seja por parte dos funcionários como por parte dos clientes. Caso venha acontecer algum caso produzido por um dos funcionários, o mesmo será desligado da equipe. A seguir serão descritas as funções e atribuições de alguns dos funcionários da equipe Kiku Sushi-bar.
Garçom 
Este profissional do Kiku Sushi-Bar possui três atividades principais, sendo elas o mise en place, o atendimento ao cliente e a limpeza.
O mise en place é o momento em que o garçom fará a observação e arrumação de todos os equipamentos responsáveis pelo funcionamento do salão, como móveis e utensílios. Esta checagem e organização / limpeza / substituição não apenas fará com que o ambiente permaneça aconchegante e agradável para o cliente, mas também facilitará o trabalho do garçom uma vez que tudo estará pronto para ser utilizado e em seu devido lugar. 
Atendimento: É primordial para que o cliente sinta-se bem e que possíveis conflitos sejam mitigados. Sempre cordial, o garçom deve ser paciente e compreensivo, guiando o cliente uma vez que muitos deles podem estar passando por esta experiência pela primeira vez. É imprescindível que ele conheça o cardápio tanto das comidas como do bar, entenda-o e consiga recomendá-lo não apenas com as orientações da Gerente-Sócia Técnica mas também por conhecer o perfil do seu cliente e o que determinada faixa etária, gênero, estilo e entre outros costuma pedir.
Limpeza: Por se tratar de um sushi (comida que vai quase que totalmente crua ao prato) a higiene é imprescindível em todos os processos dentro do estabelecimento. Além disso, o bar é um local propício a bebidas e drinks derramados. Outro ponto vital que intensifica a necessidade por uma boa higiene é o atual panorama de pandemia que estamos vivenciando, onde a disseminação do Vírus Covid-19 abriu os olhos de muitos consumidores para a limpeza e higienização. É preciso que o local seja higienizado antes da sua abertura, após a saída dos clientes da sua mesa( além de verificar o possível esquecimento de algum bem material do mesmo para que possa ser feita a devolução o quanto antes) e ao seu fechamento. A higienização das mesas e cadeiras devem ser feitas no próprio salão de forma discreta, com panos descartáveis e material químico próprio para a superfície, além de ser necessário a secagem após a limpeza para que os clientes não sejam afetados e nem o alimento seja contaminado.
Barman / Barwoman
 Este profissional produz a bebida e a serve diretamente ao cliente no bar, Pacheco (1996, p. 19) caracteriza o bar como um local onde se servem bebidas, e cuja ambientação é composta de um balcão e de assentos individuais. As funções do barman são as mesmas do garçom, porém delimitada ao próprio bar, verificando o funcionamento dos equipamentos utilizados na preparação das bebidas e de refrigeração, realizar o levantamento dos insumos utilizados, preparar os ingredientes que entram na composição dos coquetéis, como sucos, frutas, cascas de frutas e gelos, etc além de receber, conferir e guardar as mercadoria da sua área.
Sushiman / Sushiwoman
Responsável pelo preparo ágil dos pratos do restaurante, deve estar sempre evoluindo as suas habilidades manuais pois é necessário que elabore os pratos em um curto espaço de tempo, não apenas para acelerar o atendimento ao cliente mas também pela necessidade de não deixar os alimentos crus parados por muito tempo, preservando a qualidade e inocuidade do mesmo. Assim como os citados anteriormente, junto com o auxiliar de cozinha é responsável pelo estado do seu local de trabalho além da boa relação e comunicação com os demais funcionários.
Auxiliar de cozinha
	Responsável por manter o local de trabalho e seus equipamentos organizados e limpos, responde ao sushiman e o auxilia na preparação dos pratos. Também deve estar atento à data de validade dos produtos, conferir o estado de conservação e qualidade dos mesmos e o estoque. Além destes, é responsável pelo mise en place das preparações, deixando tudo em ordem para a preparação dos pratos.
Tipo de serviço
Serviço empratado, assim o garçom limita-se a anotar os pedidos e levar os pratos até o cliente já empratados. Além dessa vantagem, a preparação sempre estará o mais fresca possível pois será preparada assim que for solicitado, e o empratamento será um dos pontos fortes e atrativos do lugar.
Disposição e número de mesas 
Por se tratar de uma cozinha de origem oriental, o Kiku Sushi-bar busca promover novas experiências aos seus clientes. Há dois tipos de salão, o tradicional e o Clássico Japonês, onde as mesas e cadeiras foram convertidas em tatames acolchoados e confortáveis e centros de mesa. 
Devido aos novos critérios estabelecidos após a pandemia de 2020 Covid-19 e para aumentar o conforto e mobilidade entre os nichos, eles possuem pelo menos 1,5 m

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.