Buscar

Atividade de Antropologia

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão/UFMA 
Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia/CCSST 
Curso: Enfermagem 
Disciplina: Antropologia 
Estudo Dirigido 1
DAMATTA, Roberto. A Antropologia no Quadro das Ciências. In: Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
1. Quais são os dois tipos de ciência que Roberto DaMatta está comparando ao longo do texto? Discuta esta comparação em termos de Objeto e Método.
 
As semelhanças e diferenças entre as ciências da natureza ou ciências naturais e as disciplinas voltadas para o estudo da realidade humana e social, ciências sociais, ou, ainda, as ciências humanas. As ciências naturais observariam e estudariam os eventos e acontecimentos que são facilmente isolados, não precisando de um contexto amplo e/ou complexo. Já as ciências sociais, ou humanas, estudam e têm de analisar e explicar ações e reações de casos complexos com inúmeros e incontáveis contextos e realidades diferentes dependendo do tipo de situação, não isolando causas e motivações exclusivas de determinados níveis de complexidade do sujeito em questão.
2. Qual é a diferença crucial entre estas ciências no que diz respeito à relação Sujeito/Objeto. 
“Nas ciências sociais trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente’’. Ele quis demonstrar que os fatos que acontecem ao nosso redor, na nossa vivencia diária, são situações que também nos afetam de uma certa forma, porque somos seres humanos compartilhando de possíveis sentimentos ou de coisas mais complexas que sejam semelhantes entre si. 
3. Qual é o exemplo de que Roberto DaMatta se utiliza para demonstrar a importância da relativização e de conhecer os costumes da cultura do “Outro”? 
O exemplo utilizado é do povo Apinayé. Segundo Roberto DaMatta “Quando apresento minha teoria ao meu objeto, eu não somente estou me abrindo para uma relativização dos meus parâmetros epistemológicos, como também fazendo nascer um plano de debate inovador. É essa possibilidade de dialogar com o nativo (informante) que permite ultrapassar o plano das conveniências preconceituosas interessadas em desmoralizar o «outro». Podemos então dizer que é nesta avenida aberta pela possibilidade do diálogo com o informante que jaz a diferença crítica entre um saber voltado para as coisas inanimadas ou passíveis de serem submetidas a uma objetividade total (os objetos do mundo da «natureza») e um saber, como o da Antropologia Social, constituído sobre os homens em sociedade”.
4. Quais os três ramos da Antropologia apresentados por DaMatta? Explique-os. 
Antropologia Biológica: estudo do homem enquanto ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido e relações específicas com outras ordens e espécies de seres vivos.
Arqueologia: estudo do homem no tempo, através dos monumentos, restos de moradas, documentos, armas, obras de arte e realizações técnicas que foi deixando no seu caminho enquanto civilizações davam lugar a outras no curso da História.
Antropologia Cultural: “A esfera da Antropologia Cultural é, assim, o plano complexo segundo o qual a cultura não é somente uma resposta específica a certos desafios; resposta que somente o Homem foi capaz de articular. Não. Essa visão instrumentalista da cultura como um tipo de reação de um certo animal a um dado ambiente físico deve ser substituída por uma noção muito mais complexa e generosa, por uma visão realmente muito mais dialética e humana. ”
5. Qual o outro nível ou ramo que ele acrescentaria? 
O outro nível ou ramo que ele acrescentaria seria o plano da linguística, do estudo de língua, pois é a esfera de consciência absolutamente básica na transmissão, invenção e produção de todo o conhecimento e cultura. É o elemento ou meio sem o qual todos os outros não poderiam existir, já que sem um a linguagem articulada seria impossível apreender o mundo, torna-lo conhecido e manipulável por meio de um esquema de categorias ordenadas.

Continue navegando