Buscar

texto crítico e reflexivo sobre a lei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
2° semestre 
	
Nome: Leiliane silva de Souza Data:13/09/2021
Texto Crítico e Reflexivo: Sobre a lei n.11.645/2008
Trabalho apresentado para a 
Obtenção de nota parcial 
na Disciplina de História Indígena ,
Ministrado pelo docente 
Acir Fonseca Montecchi.
O presente texto faz uma análise crítica e reflexiva sobre a lei n. 11.645/08. A lei foi uma das grandes conquistas para o reconhecimento social do negro e do indígena. Ela torna obrigatório o ensino de história e cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras , públicas e privadas ,do ensino fundamental e médio .Mas mesmo tendo a lei âmbito e currículo escolar desde a sanção da lei em 10 de março do ano de 2008 como essa lei funciona na prática ?
Bom por mais que a lei esteja em vigor desde 2008 , não vejo essa implantação na prática . Trabalho em uma escola municipal desde de 2013 e não vejo essa inclusão da cultura Afro-Brasileira e da indígena ,o máximo que vejo são profissionais pintando rostos de criança nos dias dos índios e no dia da consciência negra fazem um desfile com trajes “típicos” segundo eles .Mais o que mais me chama atenção é a falta de incentivo das autoridades competentes sobre a inclusão da lei no currículo das escolas, constatando a falta de materiais pedagógicos e formação “deficiente” sobre essa temática .As escolas até tem livros didáticos que retrata os indígenas e a cultura Afro-Brasileira ,mais é sempre voltada a imagem dos índios no processo da colonização do Brasil ,dos negros escravizados e sabemos que não é só isso que deveriam ser retratado e que a causa é bem maior , então cabe as autoridades a investigação e reivindicar modificações tangíveis nas práticas educacionais ,cobrar e reivindicar reflexão em torno dessa temática nos livros didáticos. Mesmo depois dessa temática estarem nos livros não é garantia que a temática seja abordada de forma adequada ,por tanto é necessário frisar a importância e a necessidade de cursos de capacitação para os docentes ,com o envolvimento dos alunos e familiares , mostrando novas formas de aprendizagem nessa modalidade. 
Não se trata de apenas cumprir uma normativa se trata de uma luta bem maior ,por mais que a lei existe e apesar dos esforços , milhares de ser humanos são vítimas do racismo ,da discriminação racial ,da xenofobia e de várias formas de intolerância e isso é preciso acabar ,por isso a importância dessa temática nas salas de aulas ,pois os professores exercem um importante papel nesse processo de luta .
 CÁCERES MT 2021

Continue navegando