A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Saúde Coletiva e Políticas Públicas em Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 1

Saúde Coletiva e Políticas Públicas em Saúde
Autoatividade 1
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo regido por princípios como a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular, aliado a uma forma de operacionalização, representado por princípios organizativos. Com relação aos princípios organizativos, assinale a alternativa CORRETA:
· Hierarquização é a centralização dos níveis de governo: municipal, estadual e federal.  
· Participação da saúde compreende a utilização de apenas uma tecnologia para cada especialidade médica.
· Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade tecnológica, circunscritos a uma determinada área geográfica.  
· Regionalização compreende a união dos espaços geográficos, sem critérios pré-estabelecidos.
Um grande marco na narrativa da democracia brasileira foi a Constituição Federal/1988, que diz respeito aos direitos sociais, em que ocorreram várias experiências de reformulação na assistência de saúde à população. Grandes avanços ocorreram no sistema público de saúde, garantindo princípios da Constituição no que diz respeito à saúde dos brasileiros. Com relação à Reforma Sanitária, assinale a alternativa CORRETA:
· Sérgio Arouca é considerado o precursor do movimento da Reforma Sanitária na Europa.
· Sérgio Arouca é considerado o precursor do movimento da Reforma Sanitária no Chile.
· Sérgio Arouca é considerado o precursor do movimento da Reforma Sanitária no Brasil.  
· Sérgio Arouca é considerado o precursor do movimento da Reforma Sanitária nos Estados Unidos.
Estudar a história natural das doenças, significa abranger as inter-relações do agente, do hospedeiro e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Sobre a história natural das doenças, assinale a alternativa CORRETA:
· Estabelece apenas um período o histórico-patogênico.
· A prevenção da doença pode ser realizada no período pré histórico-patogênico.
· Estabelece dois períodos, o pré-patogênico e o patogênico.  
· Nesse período ainda não havia sido identificado o modelo das medidas preventivas das doenças.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, a fim de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O SUS também é regido por princípios doutrinários e constitucionais. Sbre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
· A saúde é um direito legal, sendo apenas dever da esfera federal.
· Universalização aduz que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito.  
· O princípio da equidade considera as pessoas como um todo, garantindo atendimento a todas as suas necessidades.  
· O objetivo do princípio da integralidade é diminuir as desigualdades.
A evolução presente nos mais variados setores, pode ocorrer de maneira rápida e intensa, como também de maneira lenta e cheia de entraves. Notamos, na evolução do crescimento histórico para a criação do SUS, que várias etapas foram conquistadas. Desde o início do Ministério da Saúde, em 1953 até os dias de hoje, os acontecimentos históricos foram importantes na conjuntura deste processo, principalmente com a participação popular sendo decisiva para efetivar o SUS, como o sistema mais importante na geração de atendimento na saúde. Com relação à VIII Conferência Nacional de Saúde e Reforma Sanitária, assinale a alternativa CORRETA:
· O movimento sanitário não propôs a sociedade brasileira novas políticas voltadas à saúde.
· A Reforma Sanitária é o movimento de construção do novo Sistema Nacional de Saúde, a partir das recomendações e conclusões da 8ª Conferência Nacional de Saúde.  
· Quando o SUS foi criado, não houve repasse de recursos por parte do Governo Federal, para estados e municípios ampliarem a rede de serviços.
· O SUS não é produto da Reforma Sanitária.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.