Buscar

avaliação de técnicas grupais - Dinâmica de Teoria e Técnicas de Intervenção Grupal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dinâmica de Teoria e Técnicas de Intervenção Grupal
Caixinha dos Sentimentos 
Materiais: Uma caixa de papel com vários sentimentos escritos em papéis, dobrados e um pacote de bombom.
Objetivo: Propiciar a melhora do diálogo dos participantes em relação a expressão de seus sentimentos com outras pessoas e com o terapeuta.
Descrição geral da estrutura da dinâmica 
· Introdução e explicação da dinâmica. Nesta etapa inicial, os discentes irão expor para os demais alunos presentes em sala de aula, a forma como a respectiva dinâmica será desenvolvida e quais são as suas regras básicas. Será feita, a introdução propriamente dita da dinâmica, juntamente com a realização da escolha dos voluntários participantes.
· Retirada do sentimento de dentro da caixinha. A etapa de retirada dos sentimentos, está incluída dentro da proposta da própria dinâmica, entretanto vale destacar a importante deste tópico. Pois será a partir desta atividade que todas as demais ações serão desencadeadas e possíveis de serem desenvolvidas.
· Desenvolvimento da dinâmica em si. Este será o momento destinado para a realização da dinâmica proposta pelos discentes. Para a realização da dinâmica, serão necessárias apenas duas ferramentas de aplicação, sendo uma caixinha de papelão e os papéis com sentimentos, a caixinha servirá como recipiente para os diversos papéis (escritos sentimentos considerados “positivos” e “negativos”). Posto isso, antes de iniciarmos a dinâmica iremos selecionar 5 voluntários da sala de aula, para desenvolverem o papel de participantes da dinâmica, daríamos uma bala de chocolate (exemplo hipotético podendo ser mudado), para cada um dos 5, e então diríamos as regras, que seriam, se tirarem um sentimento bom da caixa ganham outra bala e ficam mais próximos de ganhar o bombom, mas se tirarem um sentimento “negativo” eles perdem todas suas chances e a bala que já tinham ganhado. Mas existe um adendo, se todos ao mesmo tempo tirarem um sentimento “positivo”, todos ganham um bombom ouro branco, mas se todos tirarem um sentimento “negativo” todos perdem as balas e os bombons, e se um deles desistir de arriscar ganhar o bombom, todos perdem o bombom mas ficam com as balas. 
· Relatar o que cada sentimento retirado significa para o participante. O respectivo período será destinado para o relato de cada sentimento, expresso pelos cinco participantes. Será este diálogo entre indivíduo e sentimento que construirá o momento terapêutico proposto pela dinâmica, onde a fala de cada participante será importante para propiciar uma melhora na expressão sentimental e uma melhora no diálogo de cada indivíduo.
· Modalidade presencial: “Boa noite, hoje iremos apresentar uma dinâmica a vocês. Essa dinâmica vai acontecer da seguinte forma, eu vou passar com uma caixinha próximo a vocês e cada um pega um papel, e nesses papéis terão sentimentos, tanto "positivos" como "negativos" escritos. Eu irei dar uma bala para cada um, e se por acaso o sentimento que a pessoa retirou for um sentimento positivo o participante ganha uma outra bala, no entanto se for um sentimento ruim vocês perdem todas as balas que tem. Com tudo existem um adendo, se por acaso todos tirarem um sentimento positivo todos ganham um bombo, mas se todos tirarem um sentimento negativo todos perdem as balas e bombons, e se por acaso alguém desistir, todos perdem, porém ficam com as balas.” Em seguida seria aberto um momento de diálogo entre o apresentador (es) e participantes com o intuito de sanar dúvidas e responder perguntas realizadas por outros observadores. 
· Modalidade online: De modo online, o aplicador mostra a caixa para os participantes e o que contém dentro dela, assim o aplicador tira três sentimentos e mostra o que foi tirado, pergunta para o participante o que cada sentimento significa para ele em sua vida, em seu cotidiano. Após relatar o significado, abrir uma roda de discussão onde todos os participantes possam trocar ideias de vivências de cada um. 
· Conclusão e discussão da dinâmica. Nesta etapa, após a realização da dinâmica, os discentes irão finalizar a apresentação proposta, reservando assim certo período para que os demais alunos possam realizar perguntas, apresentar dúvidas e outros comentários pertinentes. Será o momento destinado para a discussão dos tópicos abordados, a fim de proporcionar uma conversa entre todos os discentes.
Vinculação da dinâmica com as teorias de Pichón e Yalom:
Assim entramos na teoria de Pichón, dos grupos operativos onde todos se reúnem com um objetivo em comum (ganhar bombom) e então veremos como eles resolvem entre si a questão de se arriscarem por uma conquista melhor, e seus medos de se arriscarem a perder o que já possuem.
1-Tarefa objetiva; O motivo pelo qual o grupo se reúne, os objetivos a serem atingidos pelo trabalho (encontros) ou a atividade que vai ser desenvolvida em um determinado encontro.
2-Tarefa subjetiva- Conflitos vivenciados no grupo e a maneira de lidar com eles, os julgamentos e formas de pensar, a forma de lidar com a diversidade, os preconceitos e os medos que naturalmente aparecem na realização da tarefa objetiva.
Tendo então o medo da perda, perder o que já se tem, e o medo do ataque, Medo do desconhecido, que pode ser perigoso, e diante do qual sentimos que não estamos prontos.
Como quando você está em um emprego há alguns anos e surge a oportunidade de ser promovido, mas você sabe que com ela vem mais responsabilidades, e então teme se arriscar e não se adaptar e ficar desempregado, nem seu trabalho anterior nem este ao qual foi promovido.
Podemos vincular a dinâmica proposta também com a teoria de Yalom sobre terapia de grupos e fatores terapêuticos.  Sabemos que a terapia em grupo é uma forma muito efetiva de psicoterapia trazendo benefícios significativos na sua aplicação. 
Os fatores terapêuticos de Yalom tem como finalidade trazer para o grupo mudanças terapêuticas para todos os integrantes pertencentes. Assim, todos são essenciais, tanto os que começaram quanto aos pacientes que já pertenciam e obtiveram uma melhora com o grupo, sendo, para que todos os pacientes intervêm entre si, para que ocorra uma troca de experiências humanas sobre o assunto. Mediante isso, observa-se alguns fatores predominantes de sua teoria que foram vinculados à dinâmica, como o que diz respeito a instilação da esperança, que se caracteriza por ser um fator muito importante nos tratamentos, pois, fé/esperança para alguns pacientes é um fator de grande contribuição para sua cura, sendo assim, é um fator chave para muitos dos pacientes permanecerem em tratamento. 
Em relação a dinâmica podemos destacar que o participante pode perceber que determinado sentimento pode ter vários significados e compreender diferentes pontos de vista daquela questão podendo assimilar que outras pessoas compartilham da mesma experiência ou ponto de vista. 
Outro fator que podemos apontar é o Altruísmo, muito característico dos grupos e que se encaixa na dinâmica devido ao fato dos pacientes se tornarem muito úteis uns aos outros, compartilhando pontos de vistas, experiências e vivências e esta experiência de ser útil traz ao indivíduo algo extremamente gratificante.

Continue navegando