Buscar

Apresentação - Módulo 07

Prévia do material em texto

ENTENDES O QUE LÊS?
TEOLOGIA SIMPLIFICADA EXEGESE E HERMENÊUTICA
MÓDULO 7
SÚMARIO
UMA HISTÓRIA, MUITAS DIMENSÕES, TEXTOS PARALELOS
QUESTÕES INTRODUTÓRIAS:
Como o leitor deve saber que na Bíblia existem textos paralelos?
O que é texto paralelo? Como identificá-lo?
Você já deve ter observado várias vezes que na Bíblia existem textos que levam a outro contexto; tais são chamados de paralelos. Veremos o significado de paralelo:
Paralelo:
Adjetivo
Que	se	mantém	ou	continua	numa	mesma	direção;	que	permanece no mesmo caminho: desenvolvimento.
Paralelo é sinônimo de:
Colateral, confronto, comparação, equidistante, correspondente, semelhante
.
Você já deve ter visto em alguma passagens da Bíblia citações de Jesus de textos do Antigo Testamento fazendo alusão ao Novo para argumentar fatos da Lei ou fazer atribuições no que quer tratar.
Veja o que Jesus falou sobre o rei “DAVI”:
1 Samuel 21.6: “Então o sacerdote deu a Davi o pão sagrado, porque não havia ali outro, a não ser os pães da preposição, que tinham sido tirados de diante do SENHOR, quando foram trocados, no devido dia, por pão quente.” (NAA)
Vocês não leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não eram lícito comer ...... (NAA) MT 12.3-4
Assim como o próprio Jesus usava textos da narrativa do Antigo Testamento para fazer paralelos ao Novo, os Evangelhos têm particularidades paralelas. Textos paralelos são aqueles que discorrem do mesmo assunto, só que, em um contexto diferenciado, a Bíblia está repleta de textos paralelos que são utilizados pelos seus personagens; como exemplo comparativo ou comprobatório de acontecimentos, esses textos podem e devem ser usados na exegese para autenticidade dos fatos. Exemplo:
Gênesis 22
1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão!" Ele respondeu: "Eis-me aqui". 2 Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".
Hebreus 11
17 Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, 18 embora		Deus		lhe	tivesse	dito:		“Por		meio	de		Isaque	a		sua descendência será	considerada”. 19 Abraão		levou	em	conta	que	Deus	pode ressuscitar	os	mortos	e,	figuradamente,	recebeu			Isaque		de		volta	dentre	os mortos.
TEXTOS PARALELOS SERVEM PARA:
Fazer alusão entre Antigo e Novo Testamentos;
Fazer alusão entre textos do mesmo testamento;
Fazer alusão entre os evangelhos;
Comprovar verdades e trazer luz ao que não é explícito;
Manter relação aos fatos históricos;
Autenticar o Espírito diante de narrativas que variam entre tempo e espaço.
Os textos paralelos são muito importantes, já que o Antigo Testamento se cumpre em Jesus.
Esse método deve ser usado na exegese e na hermenêutica, não sendo possível não utilizá-lo; mesmo de forma automática os paralelos estão presentes – não confunda texto paralelo com mensagens temáticas –.
Os textos paralelos não são complementos, são na realidade uma forma de provar sistematicamente que o texto tem contextos histórico e bíblico.
Vamos observar os paralelos nos evangelhos. Vou mudar a forma da expressão para melhor compreensão. Tenhamos uma visão horizontal de outro ângulo. Os paralelos fazem ver e valorizar os aspectos distintivos dos evangelhos, ajudando-nos a ter consciência dos tipos diferentes de contextos em que os mesmos materiais, ou matérias semelhantes, sobrevivem na vida da Igreja.
Exemplo: MATEUS, MARCOS e LUCAS têm semelhanças verbais.
Se realmente deseja fazer um estudo de qualidade, sugiro que não atente apenas para um evangelho, mas nos paralelos, para ter clareza do texto estudado, veja:
	Mateus	24.15-16	Marcos	13.14	Lucas	21.20-21		
	Quando pois virdes	Quando, pois, virdes	Quando	 porém virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que
	O abominável da desolação	Abominável da desolação	Está próxima a sua devastação
	De que falou o profeta Daniel, no lugar santo	Situando onde não deve estar	
	Então	Então	Então
	Os que estiverem na Judeia fujam para os montes	Os que estiverem na Judeia fujam para os montes	Os que estiverem na Judeia fujam para os montes
	
Dessa forma podemos ver como a atitude de	pensar horizontalmente e o	conhecimento de que MATEUS e LUCAS
usaram como base MARCOS podem ajudar você a entender a interpretar qualquer um dos evangelhos enquanto os lê. Do mesmo modo a consciência da existência dos paralelos nos ajuda a compreender melhor.
Pense verticalmente
Pensar verticalmente significa que devemos procurar ter consciência dos dois contextos históricos – o de Jesus e o do evangelista_, quando lemos ou estudamos uma narrativa ou um ensino dos evangelhos.
Observações hermenêuticas
Na sua maior parte, os principais hermenêuticos dos evangelhos são uma combinação daquilo que foi dito em capítulos anteriores acerca das epístolas e das narrativas históricas. Depois de fazermos a exegese com cuidado, devemos aplicar os ensinos de Jesus, trazidos dos evangelhos para o século XXI.
No próximo módulo vamos conhecer as figuras de linguagem e qual a sua importância em textos como as parábolas.
Até logo!!!

Continue navegando