Buscar

Didática

Prévia do material em texto

Formulário para Atividade Online – AO 01 
 
	Didática 
	Obrigatória 
	
	
	
	
Nome da Disciplina: 
Natureza: 
Cursista: 
Polo: 
Tutor: Turma: 
 
	Atividade: Fichamento-Resumo 
	Síntese das tendências Pedagógicas: 
 
Antes de Comenius (1592-1670), a natureza e o conhecimento eram considerados dons de Deus. No século XVII, com base na compreensão das contradições e necessidades dos novos seres humanos que se adaptam às profundas transformações da nova sociedade capitalista, apresentou uma proposta de ensino que previa a reforma das escolas e dos métodos de ensino. No Brasil, a tendência de ensino se divide em duas categorias: Liberalismo: método tradicional de ensino, que acredita que ensinar é a transmissão de conteúdos, e a capacidade de aprendizagem das crianças é a mesma dos adultos, sem considerar as características de cada faixa etária. Os professores têm poder de decisão em métodos, conteúdo e avaliação. Tente reter informações e conceitos repetindo exercícios (tarefas) sistemáticos. A característica do conceito educacional é o produto, pois o modelo a ser realizado é pré-estabelecido. As atividades intelectuais são privilegiadas. O ensino é centrado no professor, e os professores usam palestras como a única maneira de transmitir o que aprenderam. Após a repetição dos exercícios, os alunos irão reproduzi-los através de provas orais e escritas. O modelo de pessoa ideal é algo que sustenta os objetivos do ensino, configura-se como um modelo fora da realidade dos alunos. O conteúdo ministrado é tratado de forma isolada, desvinculada dos problemas reais da sociedade e dos interesses dos alunos. A Pedagogia Renovada acredita que o ensino é a motivação para o aluno buscar o conhecimento e a experiência por conta própria de acordo com seus interesses e necessidades. 
O foco do processo de ensino é o aluno como eixo, e todas as atividades que promovem a aprendizagem estão aqui reunidas. Os professores promovem situações de aprendizagem que podem satisfazer a personalidade dos alunos. Prevalecem o trabalho em grupo, a motivação do grupo, a pesquisa e os jogos criativos. A avaliação começa a focar no aspecto emocional (atitude) e enfatiza a auto avaliação. A pedagogia técnica considera o ensino um processo de ajustamento. O comportamento aprendido é a resposta a estímulos externos. Quando um aluno muda seu comportamento, ele aprende. Alunos e professores ficam em segundo plano, pois o principal elemento é o sistema técnico de organização de cursos e cursos. O uso extensivo de tecnologia e recursos audiovisuais faz parte desse método de ensino, indicando a "modernização" do ensino. 
Portanto, o ensino é realizado em uma ordem lógica e psicológica, e seu conteúdo é reduzido a conhecimentos observáveis e mensuráveis. A ênfase está nos materiais didáticos utilizados em sala de aula: os livros didáticos vêm com exercícios, e o ensino do módulo serve como uma forma de garantir a objetividade da prática escolar. Progressivo: O método de ensino da emancipação acredita que o ensino inclui uma atividade em que os professores aprendem com a experiência dos alunos, e o conteúdo da aprendizagem ajuda a questionar a realidade das relações interpessoais a fim de reformá-las. Ele usa a realidade como seu meio e objeto de aprendizagem. Esta pedagogia abre as portas para uma sociedade democrática, ao mesmo tempo que se concentra na busca da libertação humana fora das escolas. 
Esta é uma perspectiva transformadora da educação, com o foco mudando do conteúdo para o relacionamento, e os alunos mudando de papéis passivos para papéis ativos. A pedagogia do conteúdo crítico-social acredita que o ensino está no intermediário do método do conteúdo-alvo para garantir o encontro formativo entre os alunos e os conteúdos de ensino. O foco da pedagogia é o trabalho docente, que conecta a prática dos alunos com o que eles apresentam de forma crítica. Portanto, o curso realiza inicialmente a verificação prática dos conteúdos propostos para a compreensão da realidade social. 
Por meio da aquisição dos conhecimentos sistematizados os alunos poderão ter condições efetivas de participação nas lutas sociais. O ensino é direcionado para dar condições ao desenvolvimento de capacidades cognitivas mediante a transmissão e assimilação ativa dos conteúdos, articulando a aprendizagem dos mesmos e as qualidades individuais dos alunos, pois serão estimulados à independência na busca do saber para irem formando a consciência crítica da realidade social e capacitando-se para assumir as lutas sociais na transformação e melhoria da sociedade. 
Conceitos de Didática: Conceito de Didática por Masetto (1997): Didática é uma reflexão sistemática, pois estuda as teorias de ensino e aprendizagem e seus resultados do processo educativo na escola. A Didática não só reflete sobre as teorias, mas também procura aplicar os conhecimentos que tem na busca da resolução de problemas que surgem na escola. Conceito de Didática por Ribeiro (2010): É uma disciplina que ordena e estrutura teorias e práticas em função do ensino. A Didática é fundamentada por contribuições da Psicologia, da Filosofia e da Sociologia. 
 
Referência Bibliográfica Básica: 
MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. 4. ed. São Paulo: F.T.D. 
1997. Disponível na biblioteca digital. 
“Didática: Uma Retrospectiva Histórica” em: 
VEIGA, I. P. A. (Org.). Disponível na biblioteca digital. 
“A didática e um pouco de história” – Unidade 1 p. 211 a 218 e “A didática e as Tendências Pedagógicas” – Unidade 2 p. 219 a 224 em: 
Ribeiro ... [et al.]. - João Pessoa: Ed. Universitária, 2010. 427p.: II. 
Disponível na biblioteca digital. 
“Quadro Síntese das Tendências Pedagógicas”, disponível na biblioteca digital. 
 
Vídeos: 
“O que é Didática? Para que serve a didática?”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j_0L4qxpfFg. Acesso em: 28/12/2020. 
“Tendências Pedagógicas”. Disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=HLZtZILFAps. Acesso em: 28/12/2020.

Continue navegando