Buscar

EXERCICIO 1 HELTON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Wendel Mantovani 						RA 19328
BP (Balanço Patrimonial) - Trata-se de um relatório financeiro que tem por objetivo apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa em determinado período. Tido como o demonstrativo financeiro mais importante de um negócio, saber o que é Balanço Patrimonial é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa em dia.
DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) - é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Pela lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente (após o encerramento do ano-calendário, que é o período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano).
DFC D/I (Demonstração do Fluxo de Caixa) - É um relatório de contabilidade que mostra as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo. Esse relatório usa como base as informações do Balanço Patrimonial da empresa e do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Ele mostra as entradas e saídas de dinheiro do Caixa da empresa (caixa + contas bancárias) e equivalentes de Caixa (investimento de baixo risco e liquidez imediata) em determinado período.
DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido) - documento contábil que as companhias fazem para evidenciar alterações em seu patrimônio líquido. Tal demonstração não é obrigatória por lei, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as empresas de capital aberto a elaborem e publiquem. A demonstração registra a movimentação dos recursos da empresa — expondo de forma clara de onde eles vêm e para onde eles vão durante o exercício. Os dados da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido servem como complemento ao Balanço Patrimonial da organização, a exemplo do relatório DFC. Este demonstra as condições em que se encontra o patrimônio em certo período.
DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos) - é um relatório contábil que indica as movimentações financeiras de uma empresa, principalmente no que tange os financiamentos (representados pelas origens dos recursos) e investimentos, que são as aplicações desses recursos.
DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados) - é um relatório contábil que mostra todas as mudanças que ocorreram no patrimônio líquido de uma organização durante um período e onde ele foi aplicado. É um documento que aponta as mudanças patrimoniais, apresentando os detalhes e as variáveis que influenciaram na alteração entre o saldo inicial e o final da empresa. Essas mudanças podem ser tanto o aumento do lucro ou do prejuízo acumulado do período analisado.
DVA (Demonstração do Valor Adicionado) - A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o demonstrativo contábil que evidencia, de forma sucinta, o valor gerado por uma empresa em determinado período, bem como a sua distribuição entre todos aqueles que participaram de sua produção. Como o próprio nome sugere, a DVA mostra quanta “riqueza” foi adicionada no balanço da empresa entre uma data e outra. Essa riqueza, chamada de valor adicionado, é igual a diferença entre o custo que a empresa teve para produzir e tudo que ela efetivamente produziu de bens e serviços no final do processo. Dessa forma, o DVA detalha especificamente quem contribuiu para gerar esse valor e como ele foi distribuído entre todos os setores envolvidos diretamente ou indiretamente na produção – como fornecedores, funcionários, financiadores, sócios e até o governo.
CONTRATOS - é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros. A principal conseqüência jurídica da função social dos contratos é a ineficácia de relações que acaba por ofender interesses sociais, a dignidade da pessoa.
LIVROS DE REGISTROS - é o documento que contém todas as informações sobre os funcionários de uma empresa que sejam relevantes para a relação empregatícia. Trata-se de uma obrigação acessória para todos os empregadores, que está prevista na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
GUIAS DE RECOLHIMENTO TRIBUTÁRIOS - A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve ser emitida para o recolhimento de tributos devidos à unidade federativa diversa da do domicilio do sujeito passivo.
DIÁRIO - faz parte das rotinas contábeis e, além de obrigatório, é essencial para a gestão eficaz de um negócio. Nele, são registradas as movimentações diárias relacionadas ao capital de uma empresa.
BALANCETE - verificar se o Método das Partidas Dobradas está sendo verificado pela empresa. O Método das Partidas Dobradas, também conhecido como Método Veneziano, determina que para cada débito haja um crédito correspondente no mesmo valor.
RAZONETE - ferramenta e uma representação gráfica em forma de "T" bastante utilizados por contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil. Através do razonete são feitos os registros individuais por conta, dispensando-se o método por balanços sucessivos.
NFE - A Nota Fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe algum pagamento, é preciso que você emita uma NF para o seu cliente. Pode acontecer dele não querer fornecer suas informações pessoais para a emissão. Nesse caso, a sua empresa ainda não fica isenta de registrar a venda, mas a NF deverá ser emitida sem essas as informações. Infelizmente essa opção ainda não está disponível em todo o território brasileiro. Se o seu município for um desses que ainda não aceitam, verifique outra opção diretamente com a prefeitura.
INVENTÁRIOS - O inventário de estoque é a atividade pela qual se realiza uma contagem do estoque físico disponível na empresa e se compara com o chamado estoque contábil (a informação que está registrada no sistema). O objetivo é alcançar a máxima acurácia possível, ou seja, fazer com que as informações sejam compatíveis.
FORMAÇÃO DE PREÇO - A formação de preço é uma das tarefas mais importantes para a gestão financeira. Ela garante que seu empreendimento seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes. 
GESTÃO DE GASTOS - Gestão de Custos compõe todos os gastos e investimentos necessários para que a organização realize suas atividades e produza. Em especial, a gestão de custos serve para direcionar o planejamento estratégico de um negócio. A gestão de custos feita de maneira eficiente contribui para a saúde financeira da empresa.

Continue navegando