Buscar

estágio 7 semestre

Prévia do material em texto

eliane santos da silva costa
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular iii-Pedagogia 
GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
universidade anhanguera 
pedagogia
Cidade
2021
ELIANE SANTOS DA SILVA COSTA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatório pedagogia 
GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia lll de Gestão Educacional e Espaços não Escolares.
Cidade
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................6
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS..............................................................................7
2 REGIMENTO ESCOLAR...................................................................................9
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA...................................................................10
4 PLANO DE AÇÃO............................................................................................11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................13
6 REFERÊNCIAS................................................................................................14
7 ANEXOS...........................................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa apresentar o trabalho referente ao Estágio Curricular Obrigatório no nível de Gestão Educacional e Espaços não Escolares, com o modelo, sugestões e propostas apresentados no Plano de Estágio adaptado devido a pandemia do COVID-19.
Através de pesquisas e leitura das matérias e materiais disponibilizados, tive a oportunidade de compreender como funciona o trabalho da gestão escolar, a importância do uso dos documentos norteadores no processo educacional, como: o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico(PPP); também como é a interação e atuação da Equipe Pedagógica na escola.
Estes estudos ampliaram nossos conhecimentos, fundamentando e orientando nossas práxis na Educação.
 
1 
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O papel do pedagogo e suas diversas atuações
Na contemporaneidade há mudanças e transformações constantes na sociedade, assim também o trabalho do pedagogo que vai além da sala de aula, em espaços considerados não escolares, nos mais variados ambientes sociais, onde o pedagogo pode atuar e transmitir seus conhecimentos.
São exemplos de espaços não escolares: Organizações–não-governamentais(ONGs), sindicatos, associações de bairro, dentre outras. O pedagogo também pode atuar em: hospitais, museus, sistema prisional com o foco em disseminar conhecimento e saber científico.
É na escola que o aluno adquiri o conhecimento científico, mas o campo educativo é amplo, ou seja, nos mais diversos meios como em família, na rua, nos meios de comunicação, tudo envolve educação.
Há três tipos de educação: formal, informal e não formal, que contribuem nos diversos espaços educativos.
· Educação Formal: são transmitidos nos espaços escolares ou extraescolares, onde são ensinados conteúdo científico.
· Educação Informal: quando não há ligação com a instituição de ensino-aprendizagem e socialização, pode ser através da mídia, na família, até mesmo nas reflexões de ações vivenciadas no dia a dia com valores e culturas próprias.
· Educação não Formal: é transmitido de forma sistematizada, mas menos intencional como exemplo culturais, recreação.
No ambiente escolar o pedagogo poderá atuar em escolas públicas e privadas, sempre agregando o seu conhecimento com experiências de outros profissionais para melhor desempenhar seu trabalho.
Também poderá ir além como: supervisores pedagógicos, gestores, coordenadores, educadores educacionais, e até mesmo como criadores de programas da TV, vídeos educativos, jogos e brinquedos.
A atuação do pedagogo no ambiente escolar é como educador nos diversos níveis de ensino. A pedagogia hospitalar atende o aluno que está impossibilitado de frequentar a escola, neste caso é necessário conhecimentos sobre as patologias mais comuns, os cuidados e como lidar com a recuperação e socialização do paciente. Há leis que amparam também dependentes químicos, gestantes em período escolar e portadores de patologias que estejam hospitalizados para que estes possam ser inseridos na sociedade.
Já o pedagogo empresarial tem como objetivo o incentivo, motivação do funcionário em prol ao crescimento e desenvolvimento deste e da empresa. No turismo, é raro no Brasil o pedagogo atuar nessa área, mas há lugares turísticos com palestras, uso de materiais para aprendizagem formal. Sendo assim em tudo o pedagogo, é mediador do conhecimento, atuando com objetivo de desenvolvimento integral, intelectual e emocional do educando.
 
 
 
2 REGIMENTO ESCOLAR
No espaço escolar há documentos que norteiam e orientam o trabalho a ser realizado pela equipe, como exemplo temos o Projeto Político Pedagógico(PPP), que é elaborado e organizado no mesmo formato das outras escolas, porém diferente nos aspecto da cultura e público que envolve a comunidade local. Este documento tem força de lei, é democrático e flexível, envolvendo todas as pessoas da comunidade escolar: funcionários, pais, alunos, professores, pois norteiam as ações que serão realizadas neste ambiente tanto na área pedagógica como administrativa, onde são desenvolvidas estratégias para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Outro documento obrigatório em todas escolas brasileiras é o Regimento escolar, elaborado e descrito de forma clara o que cada pessoa de cada setor compete desempenhar e seu papel na escola, este documento orienta, coordena ações para que a escola funcione da melhor maneira possível no seu dia a dia.
O Regimento escolar segue o padrão que a Secretaria da Educação estabelecer, o que acrescenta são detalhes que dão característica a escola; nele contém as atribuições, competências e ações que devem articular no cotidiano, todos integrados para que a escola funcione da melhor forma possível, com um ambiente favorável, tranquilo e organizado com objetivo da melhoria na qualidade da aprendizagem do aluno. 
 
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
É um grande desafio para Equipe Diretiva conduzir a escola a um processo de evolução constante mas muito importante e de grande responsabilidade pois é a escola que forma os futuros cidadãos.
As atribuições do diretor(a) de uma escola são muitos como:
· Coordenar a elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico,
· É necessário ter bom vínculo com a equipe, para que haja participação de forma democrática,
· Unir a comunidade, a família em prol desenvolvimento do educando.
O diretor também administra recursos financeiros (gestão de contas) e humanos(relacionamentos), e deve acompanhar de perto o PPP e se os alunos estão evoluindo integralmente, pois este é o objetivo central da escola.
4 PLANO DE AÇÃO
Descrição da situação problema:
A dificuldade da leitura e da escrita no ensino fundamental.
Proposta de solução:
· Propor uma parceria entre escola e pais, com reuniões produtivas onde possam ser ouvidos os discentes e comunidade e com objetivo de melhorias e interesse dos alunos.
· Utilizar a tecnologia para deixar as aulas mais dinâmicas e atraentes, reduzindo assim a evasão escolar.
· Capacitar o corpo docente e incentivar a formação continuada
· Desenvolver projetos interdisciplinares com debates e participação dos alunos.
Objetivo do plano de ação:
· Aumentar o repertório cultural,
· Compreensão de leitura e escrita,
· Melhorar a interpretação de textos e rendimento do aluno,
· Maior participação dos pais e alunos na escola.
Abordagem teórico-metodológico:
PAULO FREIRE 1988; KELMAN 2002; ROJO 2004; ALVES 2011. Através de pesquisas destes autores, entendemos que os alunos estão saindo da educação básica sem adquiriremcapacidade básica de leitura e escrita para atuarem como sujeitos ativos em sociedade.
Recursos:
· Jogos pedagógicos de alfabetização;
· Diferentes estratégias de leitura:
· Diferentes gêneros textuais;
· Produção e interpretação de diversos tipos de textos.
Considerações finais:
· Emancipação do indivíduo;
· Ampliação da visão de mundo;
· Sujeito ativo, crítico e reflexivo.
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante dos estudos e observações realizadas através desta produção textual, foi possível a compreensão e entendimento acerca doo trabalho do pedagogo e sua atuação em diversos campos na sociedade, não apenas no ambiente escolar, mas também hospitalar, empresarial, prisional, todos com o objetivo de mediar conhecimento científico e para que o sujeito seja autônomo e participativo e haja uma sociedade mais justa e democrática.
Também refletimos acerca da gestão escolar, os documentos que norteiam e guiam o trabalho a ser desenvolvido, para que este seja aplicado da melhor forma possível pois o aluno é o foco. Desejamos formar cidadãos críticos e reflexivos.
Termino com a frase de Paulo Freire que diz:
A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar sujeitos capazes de fazer a transformação da sociedade, do mundo, de si mesmos... 
REFERÊNCIAS
PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Normas para a Organização Escolar, o Projeto Político-pedagógico, o Regimento Escolar e o Período Letivo das instituições de educação básica que integram o Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Deliberação nº 02/2018 de 12 de setembro de 2018. Disponível em: <http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2018/deliberacao_02_18.pdf> Acesso em 13 nov. 2018PADILHA, P. R.
Planejamento dialógico como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
PADILHA P. R.
Planejamento dialógico como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. 
Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
https://gestaoescolar.org.br>conteudo>regimento-escolar/
https://educador.brasilescola.uol.com.br
 ANEXOS:
ATIVIDADE B –Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico)
1.Qual a função do regimento no ambiente escolar?
2.Quais aspectos são contemplado sem um regimento escolar?
ATIVIDADE C –Conhecer a Atuação da Equipe Diretiva
1.Descreva quais são as principais atribuições do(a) diretor(a) da escola.
2.Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. 
ATIVIDADE D –Elaborar Plano de Ação
 Você deverá elaborar um plano de ação para uma escola fictícia. 
O plano de ação precisa considerar a função de gestor educacional, por isso você deverá, nesse plano, elaborar práticas que possam auxiliar o trabalho do Diretor ou Diretor Auxiliar (Vice), como, por exemplo, um projeto que promova mais participação da comunidade na escola; estratégias para incentivar e apoiar a implantação de projetos e ações inovadoras; estratégias para diminuição da evasão escolar.
 Esse projeto deve estar relacionado ao respectivo campo de atuação de sua licenciatura. Para os cursos cuja habilitação é voltada exclusivamente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e ao Ensino Médio, não serão aceitos planos com propostas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Você deverá preparar o plano de ação conforme o modelo a seguir.
 Descrição da situação-problema 
Descrever uma situação-problema de sua escolha. 
Proposta de solução. Neste tópico, apresentar uma proposta, de forma detalhada, para resolver a situação-problema. Neste item, você deve apresentar as ações a serem realizadas. 
Objetivos do plano de ação.
 Nos objetivos, você irá expor a sua intenção ao propor este projeto de intervenção, ou seja, o que se pretende alcançar para resolver/superar a situação-problema. 
Abordagem teórico-metodológica Fundamentar a abordagem teórico-metodológica utilizada, referenciando os autores ou teorias que subsidiaram seu Plano de Ação. 
Recursos. 
Citar os recursos necessários para colocar em prática o plano apresentado. Considerações finais Descrever as contribuições do seu plano de ação para a comunidade escolar.

Continue navegando