Buscar

WL-P & R-02-Direito Civil-08-Direito Agrário-002

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas de Direito Civil – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 08 - DIREITO AGRÁRIO
	
	01) Citar 3 tipos de áreas prioritárias para a desapropriação rural.
R.: Minifúndios e latifúndios improdutivos e áreas cujos proprietários desenvolverem atividades predatórias, recusando‑se a pôr em prática normas de conservação dos recursos naturais.
02) Quais as terras especificamente excluídas da desapropriação por interesse social para efeitos de reforma agrária?
R.: As terras consideradas produtivas.
03) O imóvel rural desapropriado por sentença definitiva, proferida em processo fundado em enriquecimento ilícito, em prejuízo do patrimônio federal, uma vez incorporado ao patrimônio público da União, pode ser objeto de reivindicação fundada em nulidade do processo de desapropriação?
R.: O imóvel rural, objeto de ação fundada em enriquecimento ilícito de seu proprietário em prejuízo da Fazenda Nacional, e desapropriado por sentença definitiva, não mais poderá ser reivindicado, a qualquer título, mesmo que o processo seja anulado. Qualquer ação julgada procedente será resolvida em perdas e danos.
04) Como será feita a desapropriação de terras nas quais se cultivam, sem autorização legal, plantas que dão origem a substâncias tóxicas proibidas?
R.: A desapropriação (vide art. 223 da CF de 1988) será feita imediatamente após a descoberta da cultura ilegal, não cabendo ao proprietário qualquer indenização. A área será especificamente destinada ao assentamento de colonos para o aproveitamento produtivo da terra.
05) Qual a área máxima, determinada pela CF, sobre a qual pode incidir o usucapião agrário?
R.: 50 hectares (art. 191 da CF).
06) Qual o prazo mínimo para que o possuidor de imóvel rural, não sendo proprietário de imóvel urbano ou rural, adquira a propriedade rural por usucapião agrário?
R.: 5 anos.
07) Que outros requisitos deverá comprovar aquele que deseja adquirir a propriedade rural por usucapião agrário?
R.: Deverá comprovar que exerce a posse sem oposição, que tem por moradia o imóvel, e que o tornou produtivo por seu trabalho e/ou de sua família (mas não por trabalho de preposto).
08) Como podem ser regularmente exercidos os direitos de posse ou uso temporário da terra?
R.: A posse ou uso regulares da terra poderão ser exercidos mediante contrato expresso entre o proprietário e os que nela exercem atividade agrícola ou pecuária.
09) Quais as formas contratuais adequadas para regulamentar a posse e o uso legais da terra?
R.: Arrendamento rural e parceria agrícola. Pode haver, também, formas contratuais que não se encaixem em nenhum dos tipos anteriores, constituindo os chamados contratos agrários inominados.
10) Quais os tipos de parceria agrícola?
R.: A parceria agrícola pode ser rural, pecuária, agroindustrial e extrativa nos termos do Estatuto da Terra.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais