Buscar

psicologia comportamental nas organizações OAL 1

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Atualmente, o conceito de qualidade de vida no trabalho está sendo adotado pelas organizações que buscam ser altamente competitivas em mercados cada vez mais globalizados. Hoje há uma unanimidade na certeza de que o fator humano é o principal elemento diferenciador e o agente responsável pelo sucesso de todo e qualquer negócio.”
Fonte: Anuário de produções Acadêmico-Científicas dos discentes da Faculdade Araguaia. volume 2, n. 2: p. 61-77, 2013. Disponível em: <http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/issue/view/20/showToc>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O texto apresentado correlaciona a qualidade de vida com a importância do fator humano no sucesso da organização. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as relações entre dois fatores, isto é, QVT e humano, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
produtividade e QVT estão estreitamente conectadas.
Resposta correta
2. 
Qualidade de Vida no Trabalho é uma área ligada á globalização do mercado
3. 
pessoas diferenciadas fazem parte da área de Qualidade de Vida no Trabalho.
4. 
pessoas competitivas são importantes para o sucesso das empresas.
5. 
fator humano e QVT compõem a área de negócios da organização.
2. Pergunta 2
/0,1
Leia o excerto a seguir:
“128 000 funcionários no mundo; na Johnson & Johnson, todos os fornecedores e empresas terceirizadas têm de provar seus investimentos na promoção da diversidade – o que inclui fornecedores de empresas de propriedade de veteranos ou membros da comunidade LGBT. Dos 13 executivos em cargos diretivos, há três mulheres, três negros e um latino”.
Fonte: Exame. As 15 melhores empresas em diversidade e inclusão. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/as-15-melhores-empresas-em-diversidade-e-inclusao/>. Acesso em: 30 jan. 2019.
Gerenciar a diversidade é um dos grandes desafios organizacionais. As diferenças podem fortalecer a empresa e ajudar na consolidação da marca no mercado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a diversidade, pode-se afirmar que, apesar de conter algumas atribulações, a diversidade traz pontos positivos às organizações, dos quais podemos destacar:  
Ocultar opções de resposta 
1. 
a inclusão de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.
2. 
a contratação de número maior de colaboradores com deficiência.
3. 
a facilidade em atrair pessoas de várias culturas para a empresa.
4. 
a grande variedade de opiniões e de soluções na execução das tarefas.
Resposta correta
5. 
profissionais mais bem preparados.
3. Pergunta 3
/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos anos, o mercado de treinamento corporativo tornou-se ainda mais dinâmico e vem passando por uma grande transformação digital. De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano em todo o mundo em treinamento. No Brasil, de acordo com a pesquisa ‘Panorama do Treinamento no Brasil’, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. À medida que a demanda por novas habilidades aumenta, elas investem pesadamente em novas ferramentas de aprendizado.”
Fonte: Exame. Empresas investem mais de 200 bilhões por ano em treinamento e dados impulsionam inovação em projetos de treinamento corporativo. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/empresas-investem-mais-de-us-200-bilhoes-por-ano-em-treinamento-e-dados-impulsionam-inovacao-em-projetos-de-treinamento-corporativo/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O impacto da capacitação no desempenho de um colaborador pode ser mensurado através de indicadores de produtividade e no alcance de suas metas. O montante financeiro investido em treinamento, que o texto menciona, demonstra a importância da qualificação para as organizações. Utilizando o conteúdo da disciplina e as informações do texto, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos técnicos é o foco do treinamento.
2. 
o desenvolvimento de habilidades visa a melhoria no relacionamento interpessoal do colaborador.
3. 
treinar pessoas é desenvolver competências para que o trabalho seja executado com mais eficácia e qualidade.
Resposta correta
4. 
o aprendizado é fundamental para a motivação do colaborador no trabalho.
5. 
a qualificação de equipes está diretamente relacionada com o investimento financeiro aplicado.
4. Pergunta 4
/0,1
“Foi-se o tempo em que trabalho e qualidade de vida não coexistiam. A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional entrou de vez na pauta das empresas e o sucesso de uma organização passou a ser diretamente ligado à felicidade das pessoas que nela trabalham. Tudo para garantir qualidade de vida no trabalho.
Jornadas flexíveis, vestimenta informal, ambiente descontraído, área de lazer dentro da empresa e até cerveja liberada em horário de expediente. Práticas antigamente reprováveis hoje são aceitas e até incentivadas para que os colaboradores se sintam cada vez mais confortáveis no ambiente de trabalho.”
Fonte: SEBRAE. Qualidade de vida como fator decisivo para o desempenho no trabalho. Disponível em: <https://sebrae.ms/gestao-de-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho/#>. Acesso em: 20 abril 2020.
Ações em QVT são feitas para incentivar a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho. Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito de ações em QVT, é correto afirmar que, além de promover a motivação, essas práticas visam também:
Ocultar opções de resposta 
1. 
promover o trabalho em equipe na empresa.
2. 
controle de custos com ações de recompensa.
3. 
melhorar a produtividade e a permanência do colaborador na corporação.
Resposta correta
4. 
proporcionar e encorajar o lazer junto ao colaborador.
5. 
fazer parte de uma estratégia de marketing.
5. Pergunta 5
/0,1
Observe as imagens a seguir:
BQ01_PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO NAS ORGANIZACOES_20_v1.PNG
Essas imagens representam dois momentos no processo de seleção. A imagem 1 corresponde à fase de busca dos potenciais candidatos para a vaga em aberto. Já a imagem 2 simboliza o momento da escolha final do candidato e futuro colaborador da empresa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos de seleção, é correto afirmar que, entre o 1º e o 2º momento representados, existem outras 4 fases, a saber:
Ocultar opções de resposta 
1. 
abrir a vaga no sistema, colocar anuncio no site da empresa, receber candidatos, aplicar prova técnica.
2. 
divulgar vaga internamente, solicitar indicações, aplicar testes psicológicos e entrevista final.
3. 
falar com o requisitante da vaga, agendar entrevistas, solicitar documentos pessoais, entrevista final.
4. 
chamar o candidato, solicitar documentos pessoais, encaminhar para exame médico e integração.
5. 
triar/analisar CVs; entrevista de seleção, avaliação técnica/comportamental, dinâmica de grupo.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/0,1
Leia o excerto a seguir:
“No Itaú Unibanco, os clientes já estão imersos no mundo digital. A empresa também desenvolveu agências digitais e aplicativos, para resolver grande parte das pendências sem ir fisicamente ao banco. No entanto, o treinamento ainda era feito de modo tradicional, com treinamentos presenciais em sala de aula. Para melhorar a agilidade dos treinamentos, bem como seu custo, o banco apostou em óculos de realidade virtual... Em vez de um treinamento presencial, os funcionários assistem a um vídeo interativo em realidade virtual. O tempo diminui de uma hora para apenas 15 minutos. Não há necessidade de deslocar toda a equipe de treinamento. Quem vai de um lugar ao outro, e leva consigo os óculos de realidade virtual, é um gerente modelo. São 15 gerentes escolhidos para vir uma vez por mês a São Paulo e passar a todos os outros as novidades e diretrizes do banco”.
Fonte: SALOMÃO, Karin. Como o ITAÚ cortou tempo e custo do treinamento de seus gerentes. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/como-o-itau-cortou-tempo-e-custo-do-treinamento-de-seus-gerentes/.julho.2018>.Acesso em: 28 jan. 2019.
Ao planejar um programa de qualificação de gerentes, a instituição apresentada fez uma adequação na metodologia de treinamento, visando a otimização tanto de recursos quanto do investimento. Com base no texto e no conteúdo estudado sobre metodologias de treinamento, analise as afirmativas a seguir: 
I. A palavra ROI se refere aos resultados do treinamento.
II. A realidade virtual proporcionou economia de tempo na capacitação.
III. A troca de presencial para virtual foi feita para resolver pendências dos gerentes.
IV. A escolha pelo uso dos óculos foi feita para preparar futuros gerentes.
V. Além de custos, foram otimizados também o local, tempo e instrutores.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e V.
Resposta correta
2. 
II, III e V.
3. 
II, IV e V.
4. 
I, II e III.
5. 
I, IV e V.
7. Pergunta 7
/0,1
Leia o trecho a seguir:
“[...] As organizações hoje buscam sistemas de remuneração que enfatizem a qualidade, os serviços aos clientes, o trabalho em equipe e a produtividade. Dessa forma, sugere-se a adoção de sistemas de remuneração que privilegiem conhecimentos e habilidades, competências, desempenho, o trabalho em equipe, a carreira técnica e a maior participação dos empregados na formulação da política salarial.”
Fonte: LIMA, Luiz Claudio de. Remuneração Estratégica: uma análise de sua eficácia na perspectiva de seus executivos. Tese de doutorado. Programa Doutorado e Mestrado em Administração. Universidade FUMEC. Belo Horizonte, v.9, n.1, 2014. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pdma/article/view/4973/2504>. Acesso em 23 jan. 2020.
Quando falamos de remuneração, entendemos muito mais do que o salário recebido pelo colaborador. A partir do texto apresentado e do conteúdo estudado sobre remuneração, analise as afirmativas a seguir:
I. O reconhecimento por um trabalho bem feito influencia a satisfação com o sistema de remuneração.
II. A política salarial define os critérios de promoção na organização.
III. Seguros, bônus, viagens, participação financeira sobre resultados compõem a remuneração, além do salário.
IV. Remunerar é recompensar pelo serviço prestado ao longo de um período de tempo
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV.
2. 
I e III.
Resposta correta
3. 
II e IV.
4. 
III e IV.
5. 
I, II e III.
8. Pergunta 8
/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Mas, se olharmos pela perspectiva do tempo rarefeito, desejar que o fim de
semana venha logo é até compreensível. Eu sempre brinco quando me
perguntam qual o dia da semana de que mais gosto. Eu digo que é segunda-feira. E a pessoa se espanta: “Mas por quê?”. Eu respondo: “Porque é o dia mais longe da outra segunda-feira.”
Fonte: CORTELLA, Mario S. Por que fazemos o que fazemos? aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização.1ª ed. São Paulo: Planeta, 2016.
A sensação de surpresa vivenciada pela pessoa com quem Mario Cortella conversava revela um julgamento sobre o início da semana de trabalho. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a percepção, é correto afirmar que essa visão generalizada sobre a segunda-feira expressa uma distorção no processo de percepção, que é conhecida como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Efeito de Contraste.
2. 
Alvo da Percepção.
3. 
Processo de Interpretação.
4. 
Mecanismo de Simplificação.
5. 
Efeito Halo.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A inteligência artificial evolui, robôs desempenham o papel de pessoas, fábricas se automatizam, mas nada substitui o verdadeiro motor que dá vida às empresas: gente! É necessário ter em cada posição, de liderança ou de chão de fábrica, indivíduos com o perfil adequado a cada uma delas; é preciso capacitá-los e motivá-los para exercer suas atividades com empenho e alto desempenho, individualmente ou em equipes. Funções diferentes requerem perfis específicos. Indivíduos de diferentes gerações podem necessitar de motivações igualmente diversas; integrar baby boomers, Xs e Ys é um dos desafios a serem vencidos pelos gestores”.
Fonte: BICHUETTI, José Luiz. Gestão de Pessoas não é com o RH. Harvard Business Review Brasil, maio. 2015. Disponível em: <https://hbrbr.uol.com.br/gestao-de-pessoas-nao-e-com-o-rh/>. Acesso em: 21 jan. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de pessoas, é correto afirmar que, para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, a estratégia do departamento de gestão de pessoas, através do processo de seleção, é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
escolher os melhores candidatos disponíveis no mercado.
2. 
agregar talentos capazes de incrementar o capital humano da empresa.
Resposta correta
3. 
preencher os cargos disponíveis o mais breve possível.
4. 
utilizar técnicas modernas de recrutamento.
5. 
buscar pessoas interessadas em atuar na organização.
10. Pergunta 10
/0,1
Leia o excerto a seguir:
“Quando nos tornamos melhores em alguma coisa, passamos a gostar mais... Nada mais inspira tanto quanto o sucesso.... Isso é uma fonte de paixão.... Aprender a dar liberdade e deixar que as pessoas aprendam com os próprios erros e melhorem as próprias habilidades de tomada de decisões transmitirá entusiasmo para elas.”
Fonte: LEE, Fred. Se a Disney administrasse seu hospital: 9 ½ coisas que você mudaria. Porto Alegre: Bookman, 2009.
O autor cita que a busca pelo desempenho superior é fonte de contentamento e de alegria pelo próprio fato de ter “se tornado melhor”. A avaliação de desempenho tem por meta auxiliar o indivíduo a conseguir esse sucesso mencionado no texto. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desempenho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A avaliação do desempenho se baseia na critica das ações do indivíduo.
II. ( ) A análise do desempenho está focada no futuro e não no passado.
III. ( ) O desempenho é avaliado segundo padrões estabelecidos por cada gestor.
IV. ( ) O colaborador pode ser analisado pelos atributos do cargo ou por suas habilidades, conhecimento e atitudes.
V. ( ) Desempenho é como o colaborador atinge os resultados esperados
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V.
2. 
V, V, F, F, F.
3. 
F, V, V, F, V.
4. 
F, F, V, V, F.
5. 
F, V, F, V, V.

Continue navegando