Buscar

GESTÃO POR COMPETÊNCIA - tema 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Remuneração 
· Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito de remuneração?
É a soma de tudo o que é pago aos empregados pelos serviços prestados e todos os benefícios financeiros atribuídos aos funcionários. 
Remuneração é a soma de tudo o que é pago aos empregados pelos serviços prestados. É mais que o salário, pois inclui gratificações, adicionais (por periculosidade, insalubridade, tempo de serviço, trabalho noturno e horas extras) e todos os benefícios financeiros.
· Assinale a alternativa que engloba apenas os fatores externos da composição salarial.
Mercado de trabalho, custo de vida, negociação sindical e legislação.
A composição salarial é influenciada por fatores internos e externos à empresa. Os fatores externos são: mercado de trabalho, custo de vida, negociação sindical e legislação.
· Assinale a alternativa que contempla as etapas para a implementação do processo remuneratório.
Análise de cargos, descrição de cargos, avaliação de cargos, pesquisa salarial e política salarial.
Para que as empresas atraiam e retenham colaboradores, é importante que sejam realizados investimentos em sistemas de remuneração. As etapas que norteiam a implantação desse sistema são: análise de cargos, descrição de cargos, avaliação de cargos, pesquisa salarial e política salarial.
· Piso salarial. 
O piso salarial é o menor salário atribuído a um colaborador dentro de uma determinada categoria de trabalhadores, e a empresa não pode pagar para nenhum funcionário um salário menor do que o que foi sancionado no documento. O piso salarial para os funcionários da área de limpeza é R$ 1.130,00.
· Qual o nome da etapa do plano de cargos e salários que tem como objetivo analisar e confrontar as práticas salariais do mercado, buscando estabelecer o equilíbrio externo e a competitividade com o mercado concorrente?
Pesquisa salarial.
A pesquisa salarial é o mecanismo que indica para as empresas se elas estão próximas ou distantes da realidade dos salários praticados no mercado de trabalho, buscando estabelecer o equilíbrio externo e a competitividade com o mercado concorrente.
2. Plano de Incentivo: Participação nos Lucros 
· A Lei 10.101, de 19/12/2000, no Artigo 2.º, relata que a participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados. Releia a lei, e assinale a alternativa que melhor define os procedimentos.
Comissão escolhida pelas partes de comum acordo, sendo integrada também por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria, tem como objetivo a convenção ou acordo coletivo.
As negociações referentes à vigência do plano de incentivo "participação nos lucros" apenas poderão acontecer se existirem uma comissão com integrantes escolhidos e um representante do sindicato. Além disso, também é necessário existir uma cláusula sancionada no acordo ou na convenção coletiva.
· A empresa pode se beneficiar de alguns pontos oferecidos às entidades que implementam o PLR. Mas, para que isso ocorra, deverá seguir a lei à risca. Para tanto, destacam-se alguns itens: O pagamento de PLR não substitui nem complementa a remuneração devida. Ou seja, não possui como objetivo a substituição na forma atual de remuneração e não está sujeito ao princípio da habitualidade (vantagens concedidas aos colaboradores não podem ser suprimidas). Isso significa que o valor a ser pago a título de PLR não se incorpora no salário para efeitos legais. É possível perceber que existem muitos benefícios, porém existe apenas um encargo trabalhista que incide na base do PLR. Qual é este encargo?
Imposto de Renda.
A participação nos lucros representa uma parcela variável do salário-base, que é compartilhada pela organização com os seus funcionários, não complementando remunerações devidas para os trabalhadores. Os valores que são pagos a título de PLR não incorporam o salário mensal, por este motivo apenas ocorre incidência do Importo de Renda.
· Estimular o comprometimento com o resultado, transformar custo fixo em variável, vincular o desempenho da empresa à recompensa dos colaboradores e alinhar os esforços para melhorar o desempenho da empresa são objetivos que podem ser alcançados através da implantação de um sistema de remuneração. Qual é o nome atribuído para este sistema de remuneração?
Plano de Incentivo: Participação nos Lucros.
A implantação de um plano de participação nos lucros traz inúmeras vantagens para as organizações, pois os funcionários gostam muito desta política que traz benefícios financeiros para eles, e para as empresas garantem que as metas serão atingidas, porém, para implantar esta política é necessário um estudo financeiro, pois ela não é autossustentável. 
· Você sabe no que consiste o plano de incentivo?
Em incentivos e benefícios agregados ao salário dos funcionários para que eles se sintam motivados e satisfeitos.
Atualmente, muitas empresas proporcionam para os seus funcionários o pagamento de incentivos, e eles não recebem apenas um salário ou determinada remuneração por hora. O plano de incentivo proporciona rendimentos adicionais além do salário-base do funcionário, sendo pago quando são atingidas as metas individuais específicas para o seu desempenho.
3. Administração da Remuneração 
· Para o profissional da área de recursos humanos, é necessário conhecer sobre a área de administração da remuneração, pois são oportunizadas diversas ferramentas que o auxiliam na criação e manutenção de políticas salariais. Quais são os principais objetivos da utilização dessas ferramentas em uma organização?
Atração e manutenção dos colaboradores nas organizações.
Este é o principal objetivo que reflete a utilização das ferramentas disponíveis na administração da remuneração. Há formas diferentes de remunerar os funcionários de uma empresa, porém, com a utilização dos sistemas de remuneração é possível atrair e manter os colaboradores nas organizações.
· A administração da remuneração possui um conjunto de processos que proporciona, através de normas, uma remuneração compatível e justa com as práticas do mercado. As organizações devem utilizar sistemas de remunerações adequados ao seu processo de trabalho e cultura da empresa. Quais são os principais sistemas de remuneração utilizados nas organizações?
Plano de cargos e salários, remuneração por competências e remuneração variável.
Estes são os principais sistemas de remuneração. No sistema de remuneração de plano de cargos e salários, o foco central é o próprio cargo. O sistema de remuneração por competências reconhece os profissionais pelo seu desempenho. No sistema de remuneração variável, a recompensa ocorre pela produtividade. 
· A remuneração por competências favorece a justiça salarial e proporciona a redução de riscos de reclamatórias trabalhistas e isonomia salarial. Você sabe o que é isonomia salarial?
Igualdade de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
4. Remuneração, Desempenho e Competências 
· Remuneração é a recompensa oferecida aos colaboradores pelos serviços prestados em determinada organização. Esta área é fundamental para atrair e manter as pessoas nas empresas. Na remuneração por competências, o foco está no ____________________ dos colaboradores em relação às funções que desempenham na empresa. A remuneração por desempenho tem como objetivo o ___________, possuindo relação direta com o atingimento de metas preestabelecidas. Escolha a alternativa que completa as lacunas.
Desenvolvimento profissional, resultado.
Estas são as duas palavras que preenchem corretamente as lacunas. A remuneração por competências tem o foco no desempenho profissional do colaborador, sendo utilizado com frequência o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). A remuneração por desempenho tem como objetivo o resultado que o colaborador pode trazer para a organização.
· A remuneração por desempenho também é conhecidapor outras nomenclaturas. Escolha a opção que traz o maior número de nomenclaturas utilizadas para este sistema.
Remuneração variável e remuneração flexível.
Remuneração variável, remuneração flexível e remuneração por desempenho são o mesmo sistema. Têm como objetivo o resultado, possuindo relação direta com o atingimento de metas preestabelecidas.
· É o sistema que avalia conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores apresentam. Portanto, é necessário que cada funcionário alcance os seus indicadores para executar com plenitude determinada função. Os padrões preestabelecidos nesta remuneração podem ser medidos e melhorados com a realização de treinamento junto aos colaboradores que precisam desenvolver-se. Qual é o nome deste sistema de remuneração?
Remuneração por competências.
A remuneração por competências avalia conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores têm, portanto, é necessário que cada funcionário alcance os seus indicadores para executar com plenitude determinada função.
· O que é remuneração?
É a recompensa oferecida aos colaboradores pelos serviços prestados em determinada organização.
Remuneração é a recompensa oferecida aos colaboradores em prol dos serviços prestados, sendo uma gratificação paga aos funcionários.
· A __________________ tem como objetivo o resultado, apresentando relação direta com o atingimento de metas preestabelecidas. Escolha a opção que complete corretamente a lacuna.
Remuneração por desempenho.
A remuneração por desempenho tem como objetivo o resultado, possuindo relação direta com o atingimento de metas preestabelecidas. Neste sistema está previsto o pagamento de comissões, prêmios e outras formas de recompensas.

Outros materiais